Início > Mais Assuntos > Avião Russo da Segunda Guerra Encontrado!

Avião Russo da Segunda Guerra Encontrado!


Resgatado outro avião da Segunda Guerra em um Lago próximo à cidade de Severomorsk na região de Murmansk, na Rússia. Trata-se de um IL-2 Sturmovik. O resgate aconteceu em 21 de junho de 2012 por uma equipe conhecida como ‘Ícaro’ da cidade de Zaozersk.

O IL-2 fez parte do 46º Regimento de Assalto Aéreo Esquadrão do Norte e fez um pouso de emergência no Lago coberto por gelo em 25 de novembro de 1943. Era parte de um grupo de 16 IL-2s que faziam um ataque a um campo de aviação alemã em Luostari. 25 Me-109 contra-atacaram e 11 aviões russos foram abatidos e contra 23 alemães destruídos em terra e no ar.

Era apenas a terceira missão do piloto Valentine Skopintsev, e a segunda para o seu artilheiro, Vladimir Humenny. Durante a batalha Skopintsev destruíram dois aviões em terra e seu artilheiro abateu um Me-109 que estava seguindo eles.

Com a cauda praticamente destruída por tiros de metralhadora quando o motor parou, o piloto optou por abandonar a aeronave no lago coberto de gelo. Ambos feridos, com Skopintsev tendo que resgatar Vladimir Humenny da posição onde se encontrava como artilheiro na traseira do avião. Felizmente eles conseguiram se salvar a tempo, quando o gelo cedeu sob o peso de 4 toneladas e afundou para o fundo do lago, onde permaneceria por quase 70 anos.

Tanto a tripulação voou em outras missões como piloto e artilheiro até o final da guerra. Skopintsev foi condecorado com  a Ordem da Bandeira Vermelha, além da Ordem dos Nakhimov 2 ª Classe. Serviu como piloto até 1947 e morreu em 1996. Não há informações sobre  Humenny.

Acompanhe no Facebook: https://www.facebook.com/BlogChicoMiranda

About these ads
  1. Prof. Mauro Moriarty
    18/11/2012 às 7:53 PM

    O Ilyushi foi sem dúvida a arma mais legendaria do exercito Soviético, perdendo apenas para o tanque T34, era um instrumento de confiança para aqueles que o pilotavam e terror para o inimigo que era atacado por ele, foi o de maior susseço na sua classe sem duvida (Caça de destruição) ou caça de ataque ao solo.

    O ilyushi assim como o T34 foi resultado direto da filosofia de produção soviética, fazer o melhor possível com o mínimo de custo e material e o máximo possível de unidades, assim sendo os engenheiros Russos tinham lampejos de genialidades ocasionais nos seus projetos, como no caso do T34 cuja ideia da inclinação da blindagem, o tornou mais resistente, do que sua blindagem nativa poderia oferecer normalmente, o Ilyushi também tinha sua peculiaridade que o destacava de outros aviões, nesse caso enquanto os outros adicionavam sua blindagem sobre a fuselagem do avião, no ilyushi a blindagem era aplicada direto sem a fuselagem, o resultado disso era que o avião podia ser mais blindado sem que com isso pesasse mais e perdesse velocidade ou manobrabilidade em voo, essencial para o cumprimento preciso de suas missões que era basicamente a destruição de objetivos no solo.

    Como caça de ataque ao solo era extremamente resistente a artilharia antiaérea, e metralhadoras pesadas, fazendo assim jus ao seu apelido de tanque voador soviético.
    O maior susseço do ilyushi ocorreu na batalha de Kursky, ele teve participação importante na vitória contra os tanques Alemães, abatendo grande numero deles com perdas mínimas menores do que o temível e mais famoso inimigo alemão o Stuka o avião alemão que executava as mesmas funções que ele. O Ilishuishi deu importante e sempre muito bem sucedido apoio terrestre as forças Soviéticas no seu avanço até Berlim.

    Obs: Como escrevo de memoria provavelmente a grafia do nome do avião russo é diferente da que escrevi.

  2. elias
    25/11/2012 às 1:28 AM

    sucesso

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.286 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: