Início > Mais Assuntos, Pernambuco, Recife > Recife Era Assim…

Recife Era Assim…


Recife era assim…

José Armando nasceu em Recife em 1889…

Nasceu a república….

O Brasil não possui mais escravidão…Nem é mais uma nação imperial.

Armando passou sua infância na Rua Imperial casa 75, e só depois do ensino médio entendeu a relação do nome de sua rua com o regime que definiu o Brasil durante grande parte do século XIX. As coisas são assim mesmo, o ensino público no país é igual aos bondes que transitavam pela cidade no início do século XX, lento e sem pressa. Por falar nisso, Recife era recortada por Bondes de tração animal, que tinham destinos diversos; dos quais a baia do Pina e Olinda dos quatro cantos….

Gostava de ouvir o apito dos navios quando era moleque, corria para ver a Ponte Giratória se mover e os grandes vapores entrarem no porto do Recife, e foi em uma dessas pontes, que já rapazote, pulava nos dias de maré alta para tomar banho no Rio Beberibe, se jogando da ponte Maurício de Nassau. Ficar olhando para Os Portais do Recife, estruturas imponentes que eram o cartão de visita da cidade. Não entendeu quando em 1917 foi demolido, sendo justificada a população que isso era exigência do trânsito! Ele não entendia de onde era o tal trânsito.

No final das contas ele andava por toda cidade, como todo jovem; viu vários carnavais e cada marchinha da Rua da Concórdia. Viu sua cidade se transformar e perder a luz provincial de outrora. Em 1966 lutou contra a construção do que ele chamou de destruição da memória de Pernambuco: a construção da Av. Dantas Barreto. Em nome do avanço urbanístico o senhor prefeito Augusto Lucena conseguiu destruir em 1973 a Igreja dos Martírios construída em 1775. Com e igreja sucumbiu centenas de casas e dezenas de ruas. Mutilou a cidade para abrir espaço para uma rua que liga coisa nenhum a lugar algum.

Armando morreu sem ver a barbárie destruição das lembranças de sua velha Recife…As imagens da bela cidade foi levada com suas memórias e nunca mais habitará nos olhos das próximas gerações.

…Recife Não é Mais Assim!

Ponte da Boa Vista

Restaurante - OFlutuante - Rio Capibaribe

Praça Maciel Pinheiros

Arsenal da Marinha início século XX

Diário de Pernambuco em 1930

Torre Malakoff

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: