Início > História > O Brasil foi Descoberto?

O Brasil foi Descoberto?


Segundo o relato, uma expedição destinada às Índias – a segunda – aportou no litoral baiano em 1500, antes de seguir viajem para o Oriente. Houve uma “descoberta” nesse episódio? Não como revelação de algo desconhecido, visto que – e o próprio Tratado de Tordesilhas o comprova – já existia uma razoável certeza quanto à existência de terra a ocidente. Entretanto, como tomada de posse, pode-se dizer que houve “descoberta” do Brasil, visto que os portugueses oficializaram o ato, o que ninguém fizera antes.

Uma questão acadêmica, mas interessante, acerca da “descoberta” do Brasil é a seguinte: ela resultou de acidente, de um acaso da sorte? Ao que tudo indica, não. Os defensores da casualidade são hoje uma corrente minoritária. A célebre carta de Caminha não refere a ocorrência de calmarias. Além disso, é difícil aceitar que uma frota com treze caravelas, bússola e marinheiros experientes se perdesse em pleno oceano atlântico e viesse bater nas costas da Bahia por acidente.

E o que dizer do nome “Brasil”? Atribui-se a origem à famosa madeira pau-brasil aqui encontrada. Todavia, sabe-se de mapas dos séculos XIV e XV que se referem à existência, a ocidente, de uma ilha chamada Brasil, termo que, ligado a uma lenda céltica-irlandesa, significa, nessa língua, “terra prometida”.

Rejeitado o acaso como fonte de explicação no que tange aos objetivos da “descoberta”, permanece a seguinte pergunta: qual a finalidade, a intenção da expedição de Cabral? A melhor resposta parece ser aquela que evoca a posição estratégica do Brasil, na época, como indispensável para o controle da rota do atlântico que levava às ambicionadas Índias. Enfim, o Brasil não foi “descoberto” por acaso, mas também não o foi com vistas a ser colonizado. Foi “descoberto” em função de interesse externos à nova terra. Como diz Caio Prado Júnior, a colonização ocorreu como conseqüência do descobrimento, não tendo sido essa sua finalidade.

Lopez, Luiz Roberto. História do Brasil colonial –  8. ed. Porto Alegre, Novo Século, 2001

Anúncios
Categorias:História
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: