Início > Curiosidades, Guerras, História > Fotografia de Guerra –

Fotografia de Guerra –


A Segunda Guerra Mundial foi documentada sob todos os aspectos, e um desses acervos que mais nos aproxima do conflito, mesmo que separados por mais de 75 anos, são os registros fotográficos que foram produzidas durante as ações de ambas as partes. São registros fascinantes do duro cotidiano das batalhas,   e seus poucos intervalos. Esses profissionais produziram, muitas vezes sob fogo inimigo, uma visão tenebrosa da sobrivivência nos campos de batalha na Europa e na África. Segue abaixo fotos (muitas coloridas, coisa rara), alguns desses registros e uma breve analise sob o momento de cada fotografia.
Oficiais Nazistas

Oficiais Nazistas – Essa foto foi oferecida por um familiar de um dos oficiais. A fotografia foi tirada no início da Campanha Russa, onde os êxitos de Hitler ainda ecoavam como um sino na cúpula do Wermack. Não podemos deixar de notar a boa aparência e um sentimento vitorioso revelada na foto.

Front Russo – Erro Fatal

Front Russo – Depois de expulso em Stalingrado os exércitos de Hitler se esforçam para tentar manter uma linha defensiva, evitando a todo custo, a perda de territórios conquistados. No final tudo em vão.

Bateria 88

Bateria 88 – Um Grupo de Artilharia corre desesperado para conter os desembarques na Normadia em 06 de junho de 1944. Os Estado Unidos encabeçam  a invasão com o objetivo de libertar a França, e expulsar os Nazistas . Durante o “Dia D”  foram empregados 200 mil homens, e só na praia de Omaha Beach morreram 12 mil homens. Um preço bastante alto.

O Dia D + 32

O Dia D + 32 – Apesar dos desembarques nas praias serem realizados com certo êxito, mesmo os que causaram enormes baixas, os Aliados não obtiveram muito sucesso nas incursões pelo interior da França, basta dizer que a região de Caen só foi inteiramente conquistada 32 dias após o Dia D. O Exército Nazista, mesmo com recursos escassos tentam impedir o avanço das tropas anglo-americanas.

O Desespero

O Desespero – O grosso das tropas que defendia a Normandia ocupada eram dos chamados batalhões OSTs – que são estrageiros recrutados nos territórios ocupados muitas vezes como prisioneiros de guerra, poucos preparados eles eram comandados por sargentos veteranos que ficavam atrás das metralhadoras com uma pistola, ameaçando qualquer ato de covardia com a pena capital imediata.

Stalingrado

Stalingrado – Foi o primeiro grande fracasso da Alemanha hitlelista e causou um número de baixa de quase 300 mil homens, deixando a cidade completamente devastada. Hitler não permite que seja divulgado que o Exército do Marechal Pompeu se rendeu ao Exército Vemelho, e divulga que as tropas foram massacradas por estarem isoladas sem uma linha de suprimento.

Juventude Nazista

Juventude Nazista – O sistema nazistia possuia um rede de educação que exercia domínio sob a juventude alemã. Por isso, desde cedo, os jovens eram impiricamente devotos na composição das fileiras do partido. Uma exemplo disso é a defesa de Berlim, que praticamente foi realizada por jovens dessas fileiras. Hitler aparece pela última vez na história para condecorar esses jovens nazistas.

Conflito Chega a Berlim

Conflito Chega a Berlim – A Alemanhã não consegue impedir o avanço do Exército Vermelho vindos do oeste, e nem das forças dos exércitos americanos e ingleses vindos do leste. Seria uma questão de tempo para que o mundo visse um dos maiores tiranos cair com seu regime totalitário.

Anúncios
  1. 30/12/2013 às 7:37 PM

    Francisco, excelente as fotografias.

    Mas eu faço uma pergunta: A maior batalha da Segunda Grande Guerra Mundial não foi aquela na qual os russos atravessaram o Rio Dnieper, a qual, aproximadamente, sete milhões de soldados lutaram em uma frente de, quase, mil e oitocentos quilômetros, ou seja da tundra até o Mar Negro? Dizem que a luta superou Stalingrado.

    • 30/12/2013 às 10:41 PM

      A ofensiva russa em qualquer escala tem número astronômico. Você está certo Marcelo. Também podemos citar Kusk quando falamos em número de blindados em uma batalha.

  2. Mark Prange
    06/12/2014 às 10:34 PM

    The “Stalingrado” foto is flopped. Otherwise, it is a good foto; it shows German assault guns driving from the direction of the factory entrance in the distance.

    The “Conflito Chega a Berlm” foto shows Germans in Stalingrad South, west of the main railway.

  1. 03/01/2011 às 9:44 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: