Início > Curiosidades, Mais Assuntos > Morre um Herói – Major Richard Winters

Morre um Herói – Major Richard Winters


Diferentemente dos estereótipos heróis que tanto ilustram a cultura cinematográfica americana, Richard “Dick” Winters foi um exemplo dos soldados que combateram nas mais importantes batalhas do teatro de operações europeu durante a Segunda Guerra Mundial. Tenente Wintens fez parte da lendária Companhia E do 506ª Regimento de Infantaria Pára-quedista da 101ª Divisão Aero-Transportada, embora tenha alcançado a fama pela Série da HBO Band of Brothers, o seu grande mérito aconteceu nos campo de batalhas da França, Holanda e Alemanha. Dono de uma liderança invejável e de uma postura disciplinar exemplar, Dick foi a representação do soldado compromissado com sua missão, e por isso, é o modelo a todos os líderes de organizações militares e civis, cujo o envolvimento em suas atribuições torna-o um homem respeitado pelo seus superiores e exaltado pelos seus comandados.

O tenente Dick desembarcou na Normandia em 06 de junho 1944, durante seu salto perdeu seu armamento e perambulou pelas cercas vivas normandas até encontrar parte do seu pelotão e seguir para seus objetivos. Na manhã do dia 07, o Comando lhe repassa a missão de silenciar canhões de 105mm que castigavam os desembarques na praia chamada Utah, ele com apenas um grupo de 12 homens atacam aproximadamente 50 alemães que defendiam as armas, a batalha ocorreu ao sul de Le Grand-Chemin na localidade conhecida como Brécourt Manor, usando táticas inovadoras de combates com pequenas unidades, o tenente Winters expulsa a guarnição e consegue uma mapa preciso das posições das defesas alemãs na região. Até hoje, a Operação Brécourt Manor (como ficou conhecida), é estuda em West Point (Academia Militar americana), como exemplo de tática de combate. Pela atuação de Winters foi indicado para receber Medalha de Honra, infelizmente pela postura do governo americano em conceder tal honraria apenas a um militar por Divisão, concedida ao Tenente Coronel Robert G. Cole. A condecoração de Winters foi rebaixada para Distinguished Service Cross.

Durante a Operação Merket Garden Winters foi o responsável pela operação que enfrentou diretamente 200 soldados alemães, já como Capitão Winters passa a comandar o Batalhão enfrenta a Batalha do Bulge, na floresta das Ardenas, na Bélgica e como Major toma o Ninho da Águia, residência de campo de Adolf Hitler.

Por todos os seus feitos, ele foi convidado a permanecer no Exército, contudo não aceita o convite e resolve viver uma vida calma, muito embora tenha retornado na década de 50 para treinar os pára-quedistas para a guerra da coréia, não aceita novamente o convite para combater na linha de frente, dizia ele estar cansado de tudo aquilo. Dick resolve viver uma vida tranqüila vendendo ração animal para fazendeiros no estado da Pennsylvania, e lá aos 92 anos no dia 02 de janeiro de 2011 faleceu com suas lembranças dos amigos que viu tombar nos campos de batalha. Foi um herói, não um de filmes, mas um homem, que sofreu terrivelmente as perdas severas de um juventude que lutou para que o mundo pudesse conhecer a democracia do mundo livre, mesmo ainda falha, mas só foi possível porque uma geração deu seu sangue por ela, e Dick, foi um desses jovens que perdeu sua inocência lutando fora de seu país pela liberdade de outros, que ele nem mesmo conhecia.

Em honra aos mais de 400 brasileiros mortos nos campos da Itália e que, como Dick, acreditavam que estavam lutando pela liberdade das próximas gerações, inclusive a nossa!

Nota Oficial:
Richard Winters passed away
02-01-2011

We regret to inform you that our former commander Major Richard ´Dick` Winters passed away at the age of 92.
During Operation Overlord he became our commanding officer and led us through the most important hours of the battle. Many of us survived because of his leadership. After D-Day he stayed our leader through Operation Market Garden and after he was promoted and did his job in regimental headquarters his heart stayed with us and led us through several battles till the end of the war.
He was an incredible leader and a wonderful person. Also thanks to him we became A Band of Brothers where he was a part of. He was respected by all of us.

We want to express our condolences to his family and wish them strength in these difficult times.
May he rest in peace.
The eagle will always scream for our brothers !

 

Anúncios
  1. edvaldo
    29/03/2011 às 9:01 PM

    É uma enorme tristeza essa noticia. Acompanhei a trajetória de Richard Winters na minisérie Band of Brothers e me emocionei profundamente com os depoimentos dele. A todos que perderam suas vidas nessa guerra deixo aqui minha mensagem de apoio e gratidão pelo sacrificio prestado. Tenho certeza que Winters está descansando em um lugar calmo e tranquilo, como sempre desejou após o retorno para sua casa!!!

  2. PAULO CESAR
    04/01/2012 às 2:47 PM

    Saudosa, easy company, em menção aos seus feitos, ao heroismos dos homens que a integraram ea vitoria que eles conseguiram de forma dolorosa, onde muitos pagaram com a própria vida. Muito embora, sabendo que talvez não viveriam para desfrutar de um mundo de paz, ou muito melhor do que o eixo propunha, naquela època.É com honra e gratidão em nome dos brasileiros, mesmo aqueles que nem pensam um pouco em como possa ser um dia em um front de combate , com artilharia pessada e homens tombado ao solo, é que deixo o meu agradecimento aos bravos herois de guerra . Não me abstenho aos irmão norte americanso mas como tambem estendo os meus comprimentos ao pracinhas Brasileiros. Meu sonho é que o governo visse esses homens com mais carinho e gratidão, Pois os herois estão morrendo e feliz é aquele que pode um dia conversar ou ouvir um depoimento deses nobres herois.Eu sou um deles, pude ouvir relatos de alguns desses homens. Ao saudoso MAJ WINTER, fica o meu humilde agradecimento e como militar , presto com honra e respito a continência aos herois de guerra. CURRARHIE .

    SD PM PAULO CESAR

  3. 11/02/2012 às 8:00 PM

    Quando vemos o individualismo e a ganancia tomar conta do dia a dia um exemplo de vida do Sr Winter é de arrepiar e como sinto não tê-lo conhecido. Claro que temos exemplos de pessoas que são verdadeiros herois, mas a história dele é linda, que Deus o abençoe.

  4. Aelson Uchôa - ex combatente de selva
    24/07/2012 às 1:04 AM

    Li muita coisa a respeito dos feitos heróicos desse cidadão do mundo chamado Richard Winters. A humanidade perdeu um dos seus grandes exemplos de dignidade, me senti órfão.

  5. 20/05/2013 às 2:43 PM

    Parabéns pelo blog…muito interessante. Já estou seguindo!

  6. alexandre cirilo
    05/06/2013 às 2:00 PM

    Acompanho a trajetória deste homem desde band of brothers, onde conheci a fundo, nao somente o soldado mas o homem que foi e que aprendi a estender suas atitudes no meu dia a dia. Fui a normandia, saint marie eclise, caretan, fui a luxemburgo e bastogne e tenho o previlégio em dizer que fui até epharata-pa e hershey na pensylvania onde viveu major Winters com sua esposa Ethel até seu recente falecimento. fui sozinho pois este homem representou muito em minha vida, com ele aprendi a olhar o proximo e nao julga-lo mas ajuda-lo a entender o sistema, a vida, que bom que Deus nos proporciona pessoas como esta, para que possamos espelhar nossas vidas e dar continuidade aos nossos filhos em tudo que é correto nesta vida, obrigado major Winters

  7. carlos Alberto ribeiro daroz
    17/04/2015 às 8:18 PM

    A alguns anos ,assisti um documentário sobre a Cia Easy, já nos dias de hoje , foram entrevistados vários membros da famosa Cia, anualmente fazem uma reunião e tds se levantam e saudam o Maj Winters, não pela patente , mas , por sua liderança que ainda se manifestava embora já idoso. Já vi exemplos semelhantes ocorrerem poucas vezes.

  8. Vinicius
    29/06/2015 às 4:07 PM

    Grande guerreiro e um grande líder e um exemplo de ser humano! descanse em paz Dick!

  9. Diogo Alex B Penha
    01/08/2016 às 4:13 PM

    O que falar…apenas reconhecer a lideranca e amizade deste grande homem. Lideranca nao e imposta ela e conquistada. Foi ao encontro de seus subordinados. Companhia!! Sentido!! Apresentar Armas.

    Diogo Penha
    Guaiba/RS

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: