Início > Dieppe, Guerras, História > Cronologia de um Massacre – Dieppe – O Dia D que fracassou!

Cronologia de um Massacre – Dieppe – O Dia D que fracassou!


1942 – 20 maio:

Tropas Canadenses da 2º Divisão de Infantaria começam a treinar na Ilha de Wight para Operação Rutter, um ataque anfíbio contra o porto francês de Dieppe, ocupada pela Alemanha. A Rutter fica marcada para 7 de julho.

7 de julho – O ataque é adiado por causa das más condições de tempo e mar. Debates seguiram sobre a operação, se deveria ou não ser cancelada completamente. Ao invés disso, o Vice-Almirante Mountbatten manteve o plano, sob o nome de Operação Jubilee.

19 agosto – A Operação Jubilee é lançada usando uma força de 4.962 soldados canadenses, mil soldados britânicos e 50 soldados americanos da tropa de choque transportada por 237 embarcações.

3H48 – Parte da força de desembarque tem contato com um comboio alemão horas antes do desembarque, perdendo o elemento surpresa em setores-chave ao longo de 10 milhas de front.

4H30 – Unidades canadenses promovem ataques pelos francos contra baterias e posições alemães costeiras, em Varengeville, Pourville, Puys e Berneval. Os desembarques em Varengeville e Pourville são feitos sem oposições, e em Berneval, um pequena seção do Comando Nº 3 consegue manter em silêncio as baterias, por cerca de 90 minutos. Em Puys, unidades da Royal Regiment do Canadá e da Black Watch têm sérias perdas na praia.

5H20 – O principal ataque tem início no setor central. Unidades alemãs estão agora em alerta máximo, sabedoras dos ataques pelos francos. As unidades do 14º Regimento de Tanques do Exército, do Regimento Escocês Essex, e do Royal Hamilton Light Infantary ao desembarcar são recebidos por forte fogo de metralhadoras. Os blindados desembarcam na praia 15 minutos depois, porém, 15 dos 27 veículos são abatidos ou não conseguem atravessar os bancos de cascalho e as barreiras colocadas junto ao mar.

11H00 – 14H00 – Tendo sofrido enormes perdas e feito pouco progresso, as forças Aliadas se retiram de Dieppe. Por volta das 14h00, os soldados sobreviventes são evacuados em uma operação desesperada, deixando para trás 3.367 mortos, feridos ou prisioneiros.

O QUE ACONTECIA NO MUNDO:

15 AGOSTO 1942 – Churchill e Stalin se encontram em Moscou para discutirem opções estratégicas para operação no norte da África e para abertura de um segundo Front no continente europeu.

17 AGOSTO – 12 bombardeiros americanos AF Flying Fortress destroem a ferrovia de Rouen, na França. Foi o primeiro ataque conduzido por bombardeiros americanos na guerra. Todos os aviões e tripulação retornaram ilesos para as bases na Inglaterra.

19 AGOSTO – Tropas australianas da 7 ª Divisão entram na campanha em Nova Guiné, com desembarques anfíbios em Porto Moresby.

21 AGOSTO – O líder do governo colaboracionista francês Marechal Pétain, cumprimenta as forças alemãs por derrotar as forças Aliadas no ataque a Dieppe.

22 AGOSTO – O Brasil declara guerra contra a Alemanha e Itália. A declaração se deu em consequência do afundamento de vários navios brasileiros, provocados por submarinos alemães. O Japão foi excluído dessa declaração.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: