Início > História, Pernambuco, Recife > A Igrejinha dos Ingleses – Recife

A Igrejinha dos Ingleses – Recife


Numa época em que a Avenida Conde da Boa Vista ainda não estava sequer planejada e era apenas a Rua Formosa (essa rua começava na Rua da Aurora e ia até as imediações da Rua da Soledade, dali em diante sendo conhecida como Caminho Novo da Boa Vista; passaria depois a ser chamada como Rua Conde da Boa Vista e, depois ainda, de Avenida Conde da Boa Vista), havia, bem no local onde hoje se encontra o edifício Duarte Coelho e o Cine São Luiz, na esquina com a Rua da Aurora, olhando para o Capibaribe, em um terreno quase todo cercado de grades, uma igreja anglicana, a Holy Trinity Church, a que o povo, por conta de suas simples e pequenas instalações, que contrastavam com as igrejas católicas do Recife, chamava de igrejinha dos ingleses. Fundada em 1838, essa igreja, pela necessidade de se alargar a rua que daria lugar à nova e arrojada avenida, seria derrubada na década de 40 do século passado, passando, logo em seguida, a funcionar na Rua da Matinha (atual Rua Carneiro Vilela), em uma área vizinha ao Country Club. E, naquele seu novo endereço, embora já fosse mais tão pequena, continuaria a ser conhecida, ainda por muito tempo, pelo carinhoso diminutivo de igrejinha dos ingleses.

Vale registrar que, antes da construção do templo anglicano da Rua da Aurora, as práticas protestantes eram celebradas no prédio de nº 47, na Rua do Hospício, sob a capelania do padre G. Tuckins, que foi o primeiro ministro da igreja anglicana em Pernambuco. Pode decisão de comerciantes ingleses é que ficara acertado a construção de uma nova igreja, em edifício próprio na Rua da Aurora, solenemente instalada pelo ministro protestante padre Charles Adye Austin, que foi o seu primeiro capelão. A rua onde ele, durante algum tempo, morou, receberia, depois em sua homenagem, o nome de Rua Padre Inglês. O administrador do templo, desde 1838 até dezembro de 1905, quando faleceu aos 90 anos, foi, sem qualquer interrupção, Mr. Rubens Jane.

 

 

Ingleses em Pernambuco

Ingleses em Pernambuco

 

 

 

Ponte Maxambomba - do Lado esquerdo Igreja Anglicana - Hoje Cine São Luiz

Ponte Maxambomba - do Lado esquerdo Igreja Anglicana - Hoje Cine São Luiz

 

 

Anúncios
  1. 15/03/2012 às 1:41 PM

    adorei isso me ajudou muito a fazer meu trabalho para a aula de campo da minha escola colegio expoente obg

  2. André Sheckman
    04/12/2013 às 11:12 PM

    Muito bom saber disso governo do estado deveria reformar o cemitério dos ingleses da valor a colonia inglesa aqui no recife presente! valorizar os ingleses que nós ajudou a desenvolver nosso lindo estado

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: