Início > Aviões, Curiosidades, História > Piloto Russo abatido em 1942

Piloto Russo abatido em 1942


Pessoal,
A história foi divulgada na internet e posto aqui, contudo não foi possível validar as informações, mas existem vários casos idênticos durante todo o percurso da guerra:

A história do piloto russo Michail Gavrilov, desaparecido em 1942, encontrado intacto num pântano russo 68 anos depois


Michail Gavrilov

Abril 1942 o Tte. Michail Gavrilov já era um piloto experiente. Participara de várias missões com seu IL-2, e abatido várias aeronaves alemãs. Condecorado por bravura, tinha 26 anos de idade, casado, 1 filho.

Foto de Família

Os Ilyushin IL-2 Sturmovik e seus pilotos  tiveram participação decisiva na Segunda Guerra, para conter os avanços alemães. Durante a Guerra foram fabricados mais de 36.000 IL-2. Sua cabine não era blindada, o que ressaltava a coragem e heroísmo de seus ocupantes.

Ilyushin IL-2 Sturmovik, orgulho da aviação russa da Segunda Guerra

30 de Abril de 1942 foi um dia comum no front soviético, novamente vencido pelos Sturmovik IL-2, que abateram 36 aviões alemães, e perderam apenas 9. Porém, uma destas perdas permaneceu envolta em mistério durante décadas. O IL-2 de Gavrilov, após reportar situação de ataque na região de Demyannsk, simplesmente desapareceu. Os restos da aeronave nunca foram encontrados.

Abril de 2010, um grupo de militar de sondagem que encontrou na região um caça russo “enterrado” num pântano, e após vários dias de escavação esclareceu: O IL-2 de Gavrilov e seus restos mortais, extremamente bem conservados após 68 anos de espera.

 

Fotos da escavação e restos do avião

 

 

 

 

 

 

O Tenente Gavrilov ainda vestia sua farda, capacete e botas de batalha, mas não estava com sua identificação, arma, pára-quedas e relógio, o que significa que o avião foi encontrado e saqueado.

Os restos mortais de Gavrilov

 

Corpo mumificado de Gavrilov ainda com o capacete (a cabeça foi encoberta)

A identificação foi feita pelo código do avião, número de série do motor e pelo facto de estar ocupando a cabine do piloto da aeronave…

Motor do avião


O potente motor depois de limpo. Perfeito estado de conservação

Supõe-se que ao atacar o acampamento inimigo, o IL-2 de Gavrilov foi atingido por uma bateria anti-aérea, obrigando-o a uma aterragem forçada.

A resposta se Gavrilov morreu durante a aterragem ou se foi executado em solo pelos alemães será dada pelos peritos. Triste fim para um importante membro da mais corajosa equipe de pilotos da Segunda Guerra.

Curiosidade

Gavrilov não foi o único. Em 2008 o piloto Boris Lazarev foi encontrado no seu avião durante sondagens de uma empresa de Topografia. Os pântanos europeus possuem alta concentração de Tanino, que inibem a proliferação de bactérias. Por isto os corpos são naturalmente “mumificados”, permanecendo intactos durante centenas de anos.

Anúncios
  1. Ranielle Macedo
    25/03/2011 às 7:05 PM

    Isso é fantástico! Parabéns Chico Miranda pela excelente matéria. A SGM é apaixonante.

  2. Fabio
    16/04/2011 às 11:00 AM

    Parabens por nos disponiblizar estas Histórias fantásticas. Não pode e nem deve-se esquecer este Evento (IIWW). Continue nos brindando com suas pesquisas.

  3. washington jadum de campos
    19/05/2011 às 7:38 PM

    Miranda os herois não morrem, este está vivo.

  4. 29/06/2011 às 3:39 PM

    MEU AMIGO PARABENS! JA ACOMPANHA SUAS MATERIAS ATRAVEZ DO AMIGO PESSOAL MARCIO PINHO QUE SEMPRE POSTAVA SUAS MATERIAS NA WEBKITS ENTAO DESCOBRI SEU BLOG E NAO DEIXEI MAIS DE ACOMPANHAR O BRASIL PRECISA DE GENTE ASSIM COMO VC QUA MANTEM VIVA A MEMORIA DE NOSSOS HEROIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. BRAVO ZULO PRA VC!

    • 29/06/2011 às 3:53 PM

      Carlos,

      Agradeço demais seus elogios, sabendo que o objetivo é exatamente esse, divulgar a história sob outra perspectiva a de quem fes parte dela! E principalmente tirar esse estigma que brasileiro não se importa com o passado.

      A vc e ao Márcio Pinho meus sinceros agradecimentos.

  5. Marcos
    09/10/2011 às 7:44 AM

    Meu Amigo,seu blog é o MÁXIMO,muito obrigado pelas excelentes matérias,que nos levam a conhecer esses personagens tão importantes,que até então eram desconhecidos por nós,parabéns e continue com esse ótimo trabalho !!!!

  6. 07/11/2011 às 3:59 PM

    gostei muito dessa materia pena que ele nao viveu, para nos contar esta tremenda luta. parabems ao bloguista da materia.

  7. 26/05/2014 às 12:33 PM

    Republicou isso em Francisco Miranda – BLOGe comentado:

    Essa é uma das Histórias que mais impressionam na Segunda Guerra Mundial

  1. 20/06/2011 às 10:43 PM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: