Início > História, Pernambuco, Recife > Recife, segundo um olhar no passado!

Recife, segundo um olhar no passado!


 Sempre me perguntam pelas minhas fontes, sejam relatos, sejam fotos, sempre recebo emails de visitantes do blog que gostariam de saber minhas fontes. Pois bem, recebo fotos de várias pessoas e de pesquisadores, contudo hoje vou agradecer uma dessas fontes: Laudeci Maria de Oliveira que em São Paulo, encontrou as fotos postadas abaixo do seu falecido sogro, e que, revelam o olhar do centro do Recife segundo um acervo pessoal, sem a preocupação com estética fotográfica ou o embelezamento dos recursos de photoshop tão famosos atualmente. Elas representam simplesmente um olhar no passado!

 Nesta fotografia em primeiro plano encontramos a Assembléia Legislativa e, logo mais a diante, o Ginásio Pernambucano, sempre uma referência em educação. Observação importante: a margem do Rio Capibaribe foi aterrada e o rio perdeu mais espaço, atualmente o chamado Cais da Aurora (a rua da foto), cresceu bastante e a construção de outros prédios, tornam as duas edificações mostradas, a única referência inalterada entre esta fotografia e a imagem atual.

Nesta imagem, tirada a partir da atual Pracinha do Diário, do lado direito a futura Av. Guararapes, observem, ao fundo,  ainda não existe o famoso prédio dos correios. Em primeiro plano o edifício Sulacap, que durante as décadas e 50 e 60, foi considerado e prédio mais luxuoso do Recife. A Av. Dantas Barreto ainda não existia, e a transformação dessa área se deu a partir de 1973 quando o então Prefeito, Augusto Lucena, realiza a chamada reurbanização do centro da cidade, abrindo a Dantas Barreto, mas sob a custo da destruição de centenas de casas, dezenas de ruas e a destruição da Igreja do Corpo Santo, do século XVII. Hoje a Av. Dantas Barreto é largamente utilizada pelo comércio ambulante e pelo comelódromo.

A Ponte Maurício de Nassau, foi a primeira e maior ponte da America do Sul, construída pelo Conde holandês Maurício de Nassau, quando Pernambuco era um província de uma nação européia. Essa ponte atualmente é um das principais vias de tráfego do Recife, e na imagem a tranquilidade ficou no passado.

   Teatro Santa Isabel. O Teatro possui uma das melhores acústicas do Brasil e foi construído no século XIX.

 Palácio do Campo das Princesas –  Sede do Governo de Pernambuco.

Antiga Estação Rodoviária – Atualmente o edifício é utilizado pela EMTU e por um Batalhão de Polícia Militar, a então estação foi desastivada na década de 80 com a construção do Terminal Integrado de Passageiros (TIP).

 Rua do Sol (“Rua do Sól”) é uma das principais ruas do centro do Recife (meu caminho para o trabalho), para quem ver essa rua nos dias e nos horários de pico, sabe que essa foto é de um surrealismo que beira o absurdo!

 Obrigado.

Anúncios
  1. Roberto Vieira
    21/05/2011 às 11:16 PM

    Belissimo resgate, Mestre Francisco! Sempre que vejo essas fotos – abstraindo a miséria do povo, claro – sinto que perdemos alguma beleza intangível. Talvez seja apenas os cabelos brancos… talvez. Meus parabéns!

    • 21/05/2011 às 11:34 PM

      Grande Mestre Roberto! Infelizmente temos pressa de chegar ao futuro, mesmo que isso nos custe o zelo pelo passado…Nossa capital já teve um ar provinciano como uma sucursal européia nos trópicos, mas nossos governantes entenderam que o melhor era ter uma cidade forçosamente moderna, transformando Recife em uma utopia capitalista descompromissada com seu passado.

      Do mais, fico feliz em compartilhar o pensamento com o nobre amigo!

  2. washington jadum de campos
    22/05/2011 às 6:58 PM

    Olhando o passado nós podemos no futuro outras pessoas, argumentando, a felicidade das amizades e omomento em podiamos caminhar pelas ruas.

  3. Letícia Sant'anna
    06/03/2013 às 2:08 AM

    Sr. Francisco, estou com um projeto na faculdade em desenvolvimento e tenho muito interesse em utilizar essas fotos. Poderia entrar em contato comigo para conversarmos a respeito?

  4. joão
    05/01/2015 às 9:11 PM

    o edifício dos Correios já existia. Não aparece na foto por conta do seu recuo, naquele ponto em que a avenida tem mais duas pistas de rolamento (uma em frente aos Correios, a outra em frente ao Edifício Trianon).

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: