Início > Guerras, História > Omaha – Dia D – General Cota – O Comandante no Setor DOG WHITE

Omaha – Dia D – General Cota – O Comandante no Setor DOG WHITE


Lembram-se da cena de abertura de “O Resgate do Soldado Ryan”, onde o Capitão Miller assume a fuga da praia?

Isso realmente aconteceu…só que o Comandante em questão era o General de Brigada Norm Cota.

 

Na Segunda Guerra Mundial, o então coronel Cota esteve envolvido na invasão bem-sucedida do Norte Africano, a Operação Tocha. Em seguida, ele foi fundamental para o planejamento para a Operação Husky, a invasão aliada da Sicília. Promovido a General de Brigada, serviu como conselheiro dos Estados Unidos para as operações combinadas no Reino Unido observando e supervisionando os preparativos para a invasão à França, a Operação Overlord.

 Durante a fase de planejamento, Cota era inflexivelmente contra desembarques à luz do dia, acreditando que os desembarques noturnos teriam uma chance maior de sucesso. Assumindo sub-comando da 29ª Divisão de Infantaria, programado para desembarcar em Omaha Beach, Cota defendeu um ataque noturno, mas não convenceu. Apesar de seus protestos, e com o passar do tempo, o alto comando Aliado tinha pouca escolha.

 A maioria dos comandantes do Dia D assegurava aos seus homens que os alemães seriam aniquilados pelo bombardeamento dos Aliados no pré- ataque, e que os defensores estavam em desvantagem numérica, inexperientes e desmoralizados. Todas essas avaliações foram revoltantes e imprecisas. Na tarde de 05 de junho Cota deu uma das poucas estimativas precisas para os soldados da 29ª Divisão de Infantaria:

“… As poucas discrepâncias que a gente tentou corrigir (em treino anfíbio) vão ser ampliadas e vão dar lugar a incidentes que vocês podem, à primeira vista verem como caótica. Os bombardeios aéreos, navais e com o apoio de artilharia são tranquilizadores . Mas vocês estão indo encontrar a confusão e o caos. Os desembarques não estão acontecendo na programação esperada e os homens estão desembarcado no lugar errado. O inimigo de alguma forma tentará impedir a nossa conquista. Mas temos que  improvisar, sigam em frente, não podemos perder nossas cabeças. “

 Apesar de sua previsão original, até Cota subestimou a carnificina total que aguardava o V Corpo  (Divisões de Infantaria 29 e 1) na praia de Omaha na manhã de 6 de junho de 1944.

Sangue em Omaha

 Cota desembarcou com parte do Regimento de Infantaria 116 ª da 29ª Divisão, na segunda onda, aproximadamente uma hora após a hora-H, no setor conhecido como Omaha DOG- WHITE. Seu barco se aproximou sob fogo pesado de metralhadoras e morteiros, quando a rampa desceu três soldados foram mortos imediatamente.

 Cota foi um dos mais altos oficiais na praia naquele dia. Ele é famoso por comandar pessoalmente o ataque, motivando os soldados em estado de choque e sobreviventes para fixarem na ação, e abrir uma das saídas para os primeiros veículos saírem da praia. Duas citações famosas são atribuídas a ele:

O encontro com Max Schneider, comandante do 5º Batalhão Ranger, Cota perguntou: “Que roupa é essa?” Alguém gritou “5º Rangers!” Cota respondeu: “Bem, diabos, então, Rangers, liderem o caminho!”.

– Cota morreu em 1971 e está enterrado no Cemitério em West Point.

Anúncios
  1. Alessandro Faria
    21/12/2011 às 4:32 AM

    De Acordo com a História Militar, foi a primeira vez documentada e fotografada por Frank Capra, que um Contingente se abrigou debaixo dos atiradores, pela maré, os sobreviventes levavam os feridos para a Frente. FOI O INFERNO. No setor poucos sobreviveram. A Saída para além da costa…fogo cerrado de 88’s , Morteiros e MGs nos bunkers.
    Admiro muito Quem realmente foi Militar para achar outra Saída, utilizando os Bangalores, e causando terror nas defesas da Muralha Atlântica de Rommel.
    Devemos tudo de possível aos rapazes que escalaram os morros e mostraram seu Valor.

    Grande Abraço aos Bravos!

  2. kakosmart
    28/02/2013 às 5:34 PM

    Foi o verdadeiro inferno, a metralhadora mag 42 em ação foi uma verdadeira desgraça.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: