Início > Guerras, História > Especial – Documentos da Wermarcht

Especial – Documentos da Wermarcht


 Com uma inestimável contribuição do nobre pernambucano Fred José Ferreira que é administrador do grupo Segunda Guerra Mundial no facebook, apresentamos uma série maravilhosa de documentos da Wermarcht e do regime nazista. Esse post tem uma conotação histórica muito importante, já que trás à luz toda a burocracia da guerra, segundo a visão alemã que, convenhamos, é raro. Curtam!

Befristeter Ausweis

Quando o local de concentração de tropas ficava localizado próximo a alguma cidade, o soldado tinha acesso a um passe de visitação, no qual ficava definido a duração, de acordo com a patente, o hotel a ser utilizado, etc. Neste Ausweis específico, o Reichsbahnprasident Wilhelm Enrich visitava Paris, e se alojava no Grand Hotel.

Empfangsbestätigung

Este é um recibo atestando o recebimento de um Wehrpass (veja mais adiante)

Führungszeugnis

 Este documento era expedido quando um soldado tinha algum tipo de desvio de conduta; no caso do Obergefreiter Walter Kowalski tudo parece bem.

Gestellungsbefehl

Este é o documento de convocação dos membros da reserva. Quem recebesse esse documento estaria automaticamente mobilizado para o serviço da Wehrmacht. O Wehrpaß Notiz (veja mais adiante) era enviado antes, avisando o reservista.

Kleiner Wehrmachtfahrschein

“Pequeno passe militar de autorização de viagem”. O Kleiner Wehrmachtfahrschein era emitido para permitir ao soldado viajar pelas estradas de ferro do Reich ou das regiões ocupadas. Era dividido em duas partes, a 1ª, que se referia a ida e a 2ª, que se referia a volta, quando fosse o caso. A cor da tarja distinguia o documento: a vermelha indicava dispensa de combate, a azul, como na foto, indicava um documento livre de encargo.

Marschbefehl

A “Orgem de marcha” era o documento enviado ao soldado quando o comando decidia mudá-lo de posto ou levá-lo novamento para a instrução. Era enviado, normalmente, junto com um Kleiner Wehrmachtfahrschein (veja acima) para viagem e com o Sonderausweis D (veja mais adiante) para identificação.

Personalausweis für Hilfskrankenträger

Esse documento era emitido para autorizar o soldado a atuar como transportador de feridos, atestando sua formação específica.

Schießbuch

O “Livro de disparos” era o registro do desempenho do soldados no controle das diferentes armas.

Soldbuch

O nome “Livro dos pagamentos” não indica a verdade sobre este documento. O Soldbuch era um resumo de toda a vida do soldado em serviço, e servia de parâmetro para identificar o valor de um soldado ou oficial. No caso de morte, o Soldbuch tornava-se Wehrersatzdienststelle e era incluído no Wehrstammbuch (veja mais adiante) do soldado.

Sonderausweis D

O Sonderausweis era um documento especial de indentificação, que tinha várias séries. A série D, ou seja, o Sonderausweis D, representava Dienstreisen, serviço de viagem. Era emitido para indicar viagem oficial. A importância desse documento era a de que se o soldado era encontrado fora do front sem um documento como esse, era considerado desertor.

Sonderausweis SO

O Sonderausweis SO era muito raro. Era basicamente um Sonderausweis D (veja acima) mas destinado especificamente para viagens ao Sudoeste (Süd Ost).

O Wehrmacht Führerschein era o documento de liberação para dirigir veículos. Indicava as habilidades do soldado, adquiridas no treinamento, específicas para a função.

Wehrpaß

O Wehrpass era um documento entregue a todos os potenciais soldados. Ele ficava nas mãos do Comando, enquanto ao soldado era entregue o Soldbuch (veja mais acima). Os dois continham basicamente as mesmas informações relevantes sobre a carreira do soldado. O Wehrpass só era entregue ao soldado em caso de dispensa do serviço militar, ou no caso de morte repentina em combate, quando ele era enviado aos parentes.

Wehrpaß Notiz

Este documento era enviado ao reservista, já possuidor do Wehrpass, indicando que a qualquer momento ele seria convocado. Depois, era enviado o Gestellungsbefehl que consumava a convocação.

Wehrstammbuch

Este era o mais detalhado registro da carreira de um soldado. Ele continha as informações cruzadas entre o Soldbuch e o Wehrpass, desde a época do recrutamento até a dispensa. Todas as informações conhecidas sobre o soldado estavam neste arquivo.

Documento de membros da BDM

Mitglieds-Ausweis

(BDM Membership ID)

HJ Führerausweis (HJ Leader ID)

Documento de membros da juventude hitlerista

Ahnenpaß

AhnenpaßOs alemães era obrigados a apresentar este documento para provar que eram de origem alemã. O AHNENPAS era um historico aonde vinha detalhado todo o passado de uma família: casamentos, filhos, mortes, etc.

Anúncios
  1. Daniel (avidanofront.blogspot.com)
    11/07/2011 às 8:52 PM

    Aproveita e escreva ai que o FRED JOSÉ FERREIRA é um “revisionista”.
    hauhauhau
    Outra coisa Francisco, só como dica, coloque sempre as fontes quando tiver jeito, é mais confiavel.
    flw

    • 11/07/2011 às 10:05 PM

      Então tá a diga! Fred é Revionista!

      Obrigado pela dica. Procuro cumprir sempre que possível.

  2. Moriarty
    26/08/2011 às 5:32 PM

    Parabéns Franscico pela publicação, ela reflete os seus esforços pela apresentação de material de qualidade, sempre que possível confirme a autenticação do material mas se não for possível, publique-o assim mesmo com a ressalva da autenticação não comprovada, assim fica por conta de cada um proceder suas próprias investigações. (Mas lembre-se sempre Franscico, mesmo que suas autenticações sejam as mais válidas que se possam apresentar elas nunca seram “suficientes” para alguns quando essas lhes contradizerem as opiniões e os preconceitos formados através dos tempos) Ha,Ha,Ha, portanto, não esquente.

  3. 28/10/2016 às 10:53 PM

    Muito bom material.; Historico e esclarecedor.

  4. 28/10/2016 às 10:54 PM

    Muito bom material.; Historico e esclarecedor.Jair Miranda

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: