Início > História > FEB – Todos os Detalhes – A Série

FEB – Todos os Detalhes – A Série


Com o intuito de preservar a memória histórica dos mais de 25 mil homens que embarcaram a partir do dia 02 de julho de 1944 para lutarem na Segunda Guerra Mundial contra as potências do Eixo, estaremos realizando uma profunda reflexão histórica sobre a vida desses brasileiros e os desdobramentos políticos que levaram a criação dessa força de combate impar na America latina. Teremos duas publicações semanais que compreenderá o período do envolvimento político brasileiro com a Alemanha, sua decisão em lutar ao lado dos Aliados e a consequente formação de uma Divisão de Exército Expedicionário; seu retorno como tropa vencedora, os movimentos políticos para desmobilizar a FEB; o reconhecimento com a Constituição de 1988. Nosso objetivo é produzir um material de qualidade que possa ser utilizado como apoio para pesquisas. Não temos um intuito de escrever uma obra literária, contudo prezaremos pelo que há de mais importante para a pesquisa histórica, os fatos! Para tanto nos apoiaremos em obras importantes para deliberar sobre todos os acontecimentos que culminaram com a entrada do Brasil na Segunda Guerra e o resultado para o governo brasileiro a partir da década de 40.

 Esperamos sinceramente que os artigos publicados nessa série possam estar a altura de todos aqueles que acompanham o BLOG, pois sabemos que o nível de nossos internautas é elevado! Portanto, Acompanhem! Comentem e divulguem, pois devemos lutar contra a ignorância histórica desse país e valorizar os homens que lutaram pelo Brasil e honrando aqueles que perderam sua vida longe de sua pátria.

Deixo aqui uma frase clássica da FEB: “Conspira contra a sua própria grandeza, o povo que não cultiva seus
feitos heróicos”
 
Iniciaremos as Publicações AMANHÃ – 27/09
Anúncios
  1. Moriarty
    27/09/2011 às 8:15 AM

    Maravilhosa iniciativa caro Francisco, eu possuo um bom acervo a respeito da II Guerra mundial, inclusive muitos videos, mas a respeito da participação Brasileira na II Guerra mundial eu até hoje consegui muito pouco apenas algum material avulso que imprimi, sem dúvida os artigos do seu blog em muito tem contribuído afim de que eu diminua essa lacuna em minha cultura sobre a nossa participação na II Guerra mundial (minha dificuldade de aquisição é regional sou Amazonense).Aos poucos vou remediando.

  2. washington jadum de campos
    27/09/2011 às 8:51 AM

    Brasil, país de heróis esquecidos…

  3. Moriarty
    29/09/2011 às 12:04 AM

    Infelizmente a invasão de culturas estrangeiras (notadamente a Anglo-saxônica) levadas em frente e disseminadas pelo rádio, e agora reforçada pelo poderoso instrumento representado pelas TV´s a cabo, além de outros, minimizam em muito a influência e os efeitos da nossa própria cultura.

    Nos indignamos mais com os eventos de 11 de setembro nos EUA, do que com qualquer caso de corrupção ocorrido por aqui, por mais escabroso que ocorra no nosso pais.

    Mas tenho certeza que o colega pode deduzir que este efeito tem como causa justamente a vitória deles na II Guerra mundial que lhes garantiu a liderança e o predomínio deles na civilização Ocidental, foi tudo muito bem pensado, planejado e executado, efeito de cálculos e não do acaso.

    Por isso o espaço aqui é tão importante, a oportunidade que temos de opinar,discutir e debater, elucidar as verdadeiras relações de causa e efeito, nos permite constatar a luz da razão não pertencermos a nenhuma raça inferior em relação a eles, eles só tiveram mais tempo e oportunidades que nos de se firmarem e predominarem no cenário mundial.

    Mas a roda da fortuna histórica é cíclica amigo, e não para de girar, e um dia por mais distante que ele possa estar chegará para nossos pósteros a nossa vez e nos nossos futuros livros de historia eles escreveram que existiram no nosso tempo pessoas que se indignaram contra esse estado de coisas e conscientizando-se mutuamente resolveram trabalhar para modifica-las e plantaram os frutos que eles colheram em beneficio próprio e de nossa nação.

    Eu acredito nisso e acredito também que um dia a unica coisa esquecida em relação a nossos heróis é o esquecimento que em outros tempos devotamos a eles, quando finalmente eles ocuparem o lugar de destaque que merecem nos livros didáticos do nosso ensino escolar.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: