Início > Mais Assuntos, Mundo > O “Futuro” vistos pelos Olhos do Passado!

O “Futuro” vistos pelos Olhos do Passado!


Perdoem-me os futuristas, mas o futuro (que a Deus Pertence!) não me agrada por diversas razões, mas creio que através do estudo do passado e do presente podemos projetar o futuro…E esse é meu medo! Mas o amigo Pedro Ferreira  (um homem“batráquio”, “circunspecto”, “metódico” e além do mais piloto e acidentalmente Analista de Sistemas) me enviou há algum tempo essa imagem tirada do excelente blog http://capinaremos.com/. E retrata a disposição das pessoas do século XIX em retratar o século XX. Bem, não tenho como confirmar sobre a origem das gravuras, mas de qualquer forma é bem engraçado pensar que essas visões de futuros foram bem próximas da realidade. E para quem não acredita é só ver os desenhos de Leonardo da Vinci.

A VISÃO DOS FRANCESES COMO SERIA A ANO 2000

 

Anúncios
  1. 06/10/2011 às 6:14 PM

    De certa forma eles previam o uso de máquinas inteligentes, robôs… mas… você confiaria num robô pra fazer a sua barba com uma navalha gigante como essa da ilustração ?

  2. 06/10/2011 às 11:31 PM

    Acho que durante muito tempo (para muitos isso ainda acontece) nós como humanidade fomos bem ingênuos acreditando que uma série de problemas seriam facilmente resolvidos com ajuda da tecnologia.

    Somente agora alguns poucos começam a perceber que sem vontade. tudo tende a ficar como está, simplesmente por inércia, e em alguns casos piorar, pelo fato de que com tecnologia, poucos podem fazer o trabalho de muitos (para o bem ou para o mal), agravando uma série de resultados das ações humanas.

  3. Mauro Moriarty
    23/01/2012 às 6:28 PM

    – Meu caro existe o tempo do historiador e quando ele encontra seu limite começa o dos outros, por exemplo, dos filósofos, disse na antiguidade um filosofo: “O homem é a medida de todas as coisas do que é enquanto é, e do que não é enquanto não é”. Portanto não devemos temer aquilo que convencionalmente chamamos de “futuro”, muito mais certo é temermos as ações dos homens essas são atemporais, possuem relações de causa e efeito e não reflete em nada o conceito estático e amoral de quando evocamos a palavra futuro como um agente transformador sob o qual não temos controle algum.

    – A meu ver tememos no futuro o controle irracional que damos a alguns grupos, de irracionalmente controlarem totalmente nossas vidas, nos impondo as condições que vivemos e que aceitamos comodamente por medo de questionar.

    – Devo esclarecer que a posição privilegiada que certos grupos adquiriram de controlar nossas vidas não nasceu com eles, mas foi estudada, planejada e agressivamente adquirida por todo tipo de luta e por todo o tipo de artifícios, o que enseja a meu ver um mérito por parte deles por mais que hesitemos em admitir, porque admitir é aceitar a nossa incompetência em fazer o mesmo no sentido de preservar nossa liberdade de pensar e agir pelas coisas em que acreditamos e vivemos.

    – “O povo não deveria temer seus governos” (Frase do filme V de vingança), os governos deveriam temer o povo”. Ao meu ver se conseguirmos pensar assim não temos porque temer o futuro.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: