Início > Guerras, História > Fotografia: Contando a Segunda Guerra Mundial – Parte III

Fotografia: Contando a Segunda Guerra Mundial – Parte III


Nessa publicação vislumbraremos principalmente o ano de 1940, que em termos de conquista, foi o ano mais avassalador para a Alemanha, deixando o mundo inteiro perplexos com as conquistas territoriais conseguidas em tão pouco tempo. Se valendo de uma França politicamente dividida e estrategicamente protegida pelo Tratado de Não Agressão gemano-sociético que, diga-se de passagem, tinha mais como objetivo fazer com que a Alemanha dividisse uma mesma fronteira com a URSS.

Contudo a grande Nação Nazista não estava preparada para enfrentar uma consequência previsível dessa expansão: a ocupação das nações invadidas. Nesse aspecto a Wermacht deixa de ser uma força ofensiva para atuar como força de ocupação, e isso exige uma nova conduta que não implementada pelos nazistas. Os líderes nazistas atuam com repressão e violência antes mesmo de qualquer movimento partisan ter sido formado. Agora o regime tem que se preocupar com a administração e o controle político interno dos países baixos e a França, além da continuidade posterior da guerra no atlântico e a preparação de uma possível invasão a Inglaterra. Nesse ponto a Inglaterra luta desesperadamente para manter-se firma sem qualquer acordo de paz. Contudo a moral inglesa é abatida a cada ofensiva aérea sobre Londres, já que os alemães possuem um controle de todos os campos de pouso que vai da Dinamarca até a Normandia. O único alívio é a disposição americana para enviar suprimentos para as terras da Rainha.

Anúncios
  1. 06/10/2011 às 7:11 PM

    Que loucura que foi essa invasão da França ! Hoje é algo inimaginável ! Muitas vezes eu me vejo tentando imaginar nisso, com o olhar das pessoas da época, mas sempre vejo como uma violência entre paises, entre povos, indescritível…

    E as famílias que tinham soldados na França, que foram mortos e humilhados aos milhares… e como quantificar o tanto de provações que essa nação e esse povo passou nesse período da ocupação ? Não vejo como alguém ainda hoje ainda endeusar esse exército e essa idologia que era claramente e literalmente do inferno !

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: