Início > Guerras, História > Afundem o Bismarck!

Afundem o Bismarck!


História

14 de fevereiro de 1939: Batizado por Dorothea von Loewenfeld, neta de Otto von Bismarck.

15 de setembro de 1940: O Bismarck partiu de Hamburgo para o Mar Báltico para os ensaios.

17 de setembro de 1940: Chegou a Kiel.

28 de setembro de 1940: Partiu de Kiel e chegou a Gotenhafen na Polônia.

Outubro-novembro 1940: Testes de mar no Mar Báltico.

05 de dezembro de 1940: Se afasta da zona do Báltico para a montagem final.

09 de dezembro de 1940: Chega ao Estaleiro Blohm & Voss, em Hamburgo.

De janeiro-março de 1941: Montagem final, fora concluída, acrescentou armas de 8 x 4,1″. O Bismarck está pronto em 24 de janeiro, mas um navio afundado no porto atrasou sua partida e ele fica retido na Blohm & Voss, até 6 de março.

8 de março de 1941: Chega em Kiel com leva suprimentos. O navio é pintado com um padrão de camuflagem.

17 de marco de 1941: Sai de Kiel e chega em Gotenhafen (Polônia) permanecendo até abril. O Bismarck continua a realizar manobras no Mar Báltico.

05 de maio de 1941: Adolf Hitler inspeciona o Bismarck em Gotenhafen.

12 de maio de 1941: Almirante Günther Lutjens e sua equipe chegam ao Bismarck. Bismarck participa de mais dois exercícios antes da implantação.

18 maio de 1941: Bismarck faz uma manobra de seis horas com o navio Tirpitz, a única vez que os dois navios operam em conjunto.

19 maio de 1941: Bismarck e Prinz Eugen partem Gotenhafen para a Operação Rhinübung.

20 maio de 1941: Bismarck é avistado pelo cruzador sueco Gotland e seu movimento é relatado.

21 de maio de 1941: Chegou a Grimstadfjord perto de Bergen, Noruega. Embora o Bismarck tivesse sido fotografado pela RAF. A noite o Bismarck e Prinz Eugen  partem para o estreito da Dinamarca.

23 de maio de 1941: Bismarck e Prinz Eugen são avistados por HMS Norfolk e Suffolk. Bismarck  inicia o ataque com cinco salvos em Norfolk que fica em chamas, ma não houve afundamento. O choque de armas de Bismarck danificou o radar e ele teve de abandonar ficando protegido pelo Prinz Eugen. O Bismarck, em seguida, fez uma tentativa de envolver a embarcação inimiga, mas Suffolk pegou-o fazendo uma curva em seu eixo e foi capaz de atingir o Bismarck.

24 de maio de 1941: Batalha do Estreito da Dinamarca, agora com HMS Prince of Wales, HMS Hood, HMS Norfolk e Suffolk. O Hood é afundado e o Prince of Wales danificado. Bismarck está danificado e o Prince of Wales  em chamas. O Bismarck é atacado durante a noite por aviões jogando torpedos. Enquanto o navio ainda opera. Um homem do Bismarck é morto por cair de uma passarela durante o ataque com torpedoa.

25 maio de 1941: Atacado por aviões Swordfish torpedos, Bismarck e Prinz Eugen se separam. Os britânicos perdem contato com o Bismarck. No entanto no final da noite o almirante Lutjens envia uma mensagem de rádio para Berlim. A mensagem é interceptada pelos britânicos e sua posição é revelada.

26 maio de 1941: O Bismarck é localizado por um barco de Catalina e depois atacado por aeronaves Swordfish, recebendo dois disparos diretos. Uma meia-nau e uma no leme,  enquanto o Bismarck tenta uma curva, fica incapaz de manobrar e só consegue realizar movimentos em círculo. No final do dia Bismarck é atacado por destroyer Piorun G-65, mas, o ataque é chaçado com sucesso. O Bismarck é atacado novamente pelo HMS Cossack F-03, HMS Maori F-24, HMS Zulu F-18, HMS Sikh F-82 e ORP Piorun G-65. Mais uma vez o ataque é rechaçado.

27 maio de 1941: Bismarck é afundado em ação com HMS King George V, HMS Rodney, HMS Norfolk  e HMS Dorsetshire.  A tripulação de Bismarck abre as válvulas para evitar a captura. HMS Dorsetshire resgatou 86 sobreviventes, mas um morreu de seus ferimentos a bordo.  HMS Maori F-24 resgatou 25 sobreviventes.  U-74 resgatou três sobreviventes e o Sachsenwald (navio alemão) resgatou dois sobreviventes.

Anúncios
  1. Luiz Claudio Pimentel
    09/10/2011 às 6:48 PM

    Impressionante a quantidade de fotos sobre o navio, pena que estão sem legenda , mais da para assimilar, principalmente a foto dos repolhos rssssssssss.

    Exelente parabéns.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: