Início > Guerras, História > Curiosidades do Pós-Guerra – Parte II

Curiosidades do Pós-Guerra – Parte II


Continuação das Curiosidades do Pós Guerra.

As Mulheres Destroços

Esta foto de 1945 mostra mulheres alemãs limpando os detritos em Tauentzienstrasse de Berlim, com as ruínas da Igreja Kaiser Wilhelm em segundo plano. A ausência de homens capazes significava que a responsabilidade de limpar os destroços caíram, principalmente para as mulheres civis, que foram chamados de “Truemmerfrauen”, ou senhoras escombros. Os sinais do lado esquerdo demarca a fronteira entre o setor britânico e no setor dos EUA da cidade.(AP Photo).

A Reunião

A cena na Praça da República de Berlim, com Reichstag em ruínas, em 09 de setembro de 1948. Anti-comunistas, estimado em um 200 mil, gritam em oposição ao comunismo. Na época, a União Soviética queria realizar o Bloqueio de Berlim, bloqueando o acesso dos Aliados para as partes de Berlim, sob controle dos Aliados. Os soviéticos levantaram o bloqueio, em 1949, e Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental foram estabelecidas.  Quanto a manifestação retratada aqui, uma série de incidentes entre anti-vermelhos  alemães e as tropas soviéticas trouxe tensão a um passo da guerra civil com tiroteios, resultando na morte de dois alemães.(AP-Photo).

O ENIC

Esta fotografia de 1946 ENIAC (Integrador Numérico Eletrônico e de Computação), o primeiro computador eletrônico de uso geral – uma máquina de 30 toneladas, instalado na Universidade da Pensilvânia. Desenvolvida em segredo, a partir de 1943, o ENIAC foi projetado para calcular tabelas de artilharia disparadas para o Laboratório do Exército dos Estados Unidos de Pesquisas balísticas. A máquina concluída foi anunciada ao público em 14 de fevereiro de 1946. Os inventores do ENIAC promoveram a disseminação de novas tecnologias através de uma série de palestras influentes para a construção de computadores digitais eletrônicos da Universidade da Pensilvânia em 1946, conhecida como a Escola de Palestras Moore.(AP Photo).

Antes da Guerra da Córeia

Soldados do Oitavo Exército chinês comunista, no campo da broca em Yanan, capital de uma grande área no norte da China, que é governada pelo Partido Chinês Comunista, visto em 26 de março de 1946. Estes soldados são membros do batalhão “Night Tiger”. O Partido Comunista Chinês (PCC) estava em guerra contra o Kuomintang (KMT ou Partido Nacionalista Chinês) desde 1927, disputando o controle da China. Invasões japonesas durante a Segunda Guerra Mundial obrigou os dois lados a colocar as suas lutas de lado, para lutar contra um inimigo comum externo. Após a Segunda Guerra Mundial terminou a trégua, e a União Soviética retirou-se da Manchúria, escalando a completa guerra civil na China em junho de 1946. O KMT, eventualmente, foi derrotado, com milhões se retirando para Taiwan, então o líder do CPC Mao Tsé-tung estabeleceu a República Popular da China em 1949.(AP Photo).

A Origem das Coreias

Soldados soviéticos em marcha no norte da Coréia, em outubro de 1945. Japão tinha governado a península coreana há 35 anos, até o final da Segunda Guerra Mundial. Naquela época, os líderes aliados decidiram temporariamente ocupar o país até as eleições onde um governo seria estabelecido. As forças soviéticas ocuparam o norte, enquanto as forças dos EUA ocuparam o sul. As eleições previstas não aconteceram, como a União Soviética estabeleceu um estado comunista a Coreia do Norte e os EUA estabeleceram um estado pró-ocidental na Coréia do Sul – cada estado reivindicaria ser o soberano sobre toda a península. Este impasse levou à Guerra da Coréia em 1950, que terminou em 1953 com a assinatura de um armistício – mas, até hoje, os dois países ainda estão tecnicamente em guerra um com o outro(.Waralbum.ru ).

Outro Tribunal

Uma visão geral do Tribunal Militar Internacional para o front do Extremo Oriente, em Tóquio, em abril de 1947. Em 03 de maio de 1946, os Aliados começaram o julgamento de 28 líderes japoneses civis e militares por crimes de guerra. Sete foram enforcados e outros foram condenados a pena de prisão.(AP Photo).

E a vida vai voltando ao normal

Mães alemãs andam com seus filhos à escola pelas ruas de Aachen, na Alemanha, em 6 de junho de 1945, o registo, a primeira escola pública a ser aberta pelo governo militar dos EUA após a guerra. (AP Photo / Peter J. Carroll).

A vingança

Em 21 de maio, o Coronel Bird, comandante do Campo Belsen , deu a ordem para que a galpão principal fosse queimado. Uma saudação de rifle foi desferido em honra dos mortos, a bandeira britânica foi asteada durante o fogo. A bandeira alemã e o retrato de Hitler ficou dentro do cabana, em junho de 1945. (AP Photo / British Oficial Photo).

As igrejas

Na Europa, algumas igrejas foram completamente destruídas, mas outros ainda estão de pé em meio à devastação total. Munchengladbach Catedral está aqui em escombros,, visto na Alemanha, em 20 de novembro de 1945.(AP Photo).

 

O Acervo

Um soldado dos EUA examina uma estátua de ouro maciço, parte do lote privado de Hermann Goering, encontrado pelo  7º Exército dos EUA em uma caverna nas montanhas perto Schonau Konigssee, Alemanha, em 25 de maio de 1945. A caverna secreta, o segundo encontrado, também continha pinturas roubadas de valor inestimável de toda a Europa.(AP Photo / Jim Pringle).

 

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: