Início > Guerras, História > Fotografia: Contando a Segunda Guerra Mundial – Parte VII

Fotografia: Contando a Segunda Guerra Mundial – Parte VII


As defesas russas não foram páreas as primeiras incursões sobre seu território. Stálin perplexo com a manobra alemã ordena, de forma desvairada, que todas as forças soviéticas resistam à investida nazista, e em vão, soldados do Exército Vermelho despreparados e sem as mínimas condições de combate, tentam enfrentar uma Wermacht exercendo sua Blitzkrieg.

 

O avanço chega a 150km em poucas horas, vila após vila, caem diante do poderio das forças invasoras. Em pouco tempo, grandes centros populacionais, como Leningrado, sofrerão cercos terríveis que abalará o moral do povo soviético.

 

De qualquer forma, todos da Alemanha, sabiam que o tempo era um dos principais inimigos do Exército, todos entendiam o rigor do frio russo, e esperavam uma derrota antes da chegada do inverno. Outro problema é a extensão dos territórios ocupados, pois as linhas de suprimentos eram cada vez maiores e perigosas. O efetivo de 4.5 milhões de soldados, empregados na Operação Barbarossa, deveriam tomar seus objetivos e ainda estarem abastecidos de toda a sorte de suprimentos necessários à operação. Hitler não queria, e não poderia, estender a guerra a ponto de dar oportunidade para que as forças soviéticas ou aos seus aliados no ocidente reestruturassem suas indústrias bélicas.

 

No final das contas a Operação Barbarossa é estudada hoje como sendo um dos grandes erros de Adolf Hitler. Com a operação, a Alemanha estava atuando em três grandes fronts (Grã-Bretanha, África e URSS), curiosamente Hitler cita em seu livro Mein Kampf, que a luta em dois fronts tinha sido um dos motivos da derrota alemã na Grande Guerra. Ele sabia da História, mas não aplicou a realidade.

Um contexto que precisa ser citado é que as manobras no território soviético incluíam várias unidades de voluntários e nações do Eixo, tais como: polonesas, francesas e italianas.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: