Início > Guerras, História > O Médico de Infantaria do 11º RI

O Médico de Infantaria do 11º RI


Segue abaixo o relato do Coronel Adhemar Rivermar de Almeida, publicado no livro Montese – Marco glorioso de uma trajetória, BIBLIEX. Nesse relato ele fala sobre as posições do então Tenente Médico  Yvon – oficial de saúde do 11º Regimento de Infantaria – Regimento Tiradentes.

________________________________________________________________________________________________________________________________________

O I/11º Regimento de Infantaria, ainda como reserva do IV Corpo de Exército, foi deslocado para Vidiciático, desfalcada de sua 1ª Companhia de Fuzileiros, que foi posta à disposição do destacamento Olivier (Tenente-Coronel Júlio Maximiniano Olivier Filho).

O Destacamento Olivier foi constituído pela Esquadrão de Reconhecimento, pela 1ª Companhia do 11º Regimento de Infantaria e companhia anticarros dos 1º e do 11º RI, todos operando como fuzileiros. Reforçavam-no cerca de 450 “partigiani” e tinha a missão ocupar as alturas no Monte Serrasiccia, Cappel Buso e Pizzo di Capiano, bem como a região de Rocca Corneta.

Em Vidiciático, o batalhão substituiu elemento da 10ª Divisão de Montanha. Laços afetivos muito fortes estavam sendo estabelecidos entre as duas grandes Divisões e de um tempo para cá vinha sendo um tal de “rasgar seda” que parecia não ter fim.

Dias atrás, por exemplo, o “Blizzard” – um periódico idêntico ao “Cruzeiro do Sul” – trouxera um artigo sobre o valor do soldado brasileiro, cujo o título era: “Quando a cobra fuma, o soldado brasileiro se zanga”.

Os brasileiros e norte-americanos vinham se dando muito bem e já tinham estado juntos em muitos momentos difíceis, pois através de um apoio mútuo haviam levado a cabo a mais cruenta tarefa daquele setor – expulsar os alemães de suas montanhas repletas de casamata e liberar o Vale do Rio Panara, em Vidiciático. Apesar disso e por duas vezes, o Dr. Yvon teve fortes e justificados atritos com elementos do Exército americano.

Face a isto, o novo Comandante do I/11º Regimento de Infantaria que ainda não conhecia bem os seus atuais comandados, resolveu pedir a remoção daquele médico de nossa unidade, mas ao ter ciência de que tal transferência seria mal recebida por seus comandados, pelos Oficiais e Praças tinham por aquele médico uma grande admiração, oriundo de sua atenção e dedicação para com todos, de sua competência profissional e das inúmeras provas de coragem e sangue-frio demonstradas em ação, qualidades que haviam transformado em o “médico-infante”, resolveu reconsiderar a resolução tomada, chamando-o para um “puxão-orelhas”.

“- Dr. Yvon, chegou ao meu conhecimento que o senhor brigou com elementos da “Décima”?.

– É  verdade, Major. Porém não foi uma só vez, foram duas.

– E o senhor ainda tem coragem de afirma isso?

– Major, fui desacatado e desafiado nas duas oportunidades. Numa delas queriam que retirasse a minha ambulância do local em que estava sendo carregada, face à mudança do Posto de Saúde. O Major Ivens assistiu a esta última e me deu inteiro apoio.

– Doutor, vou lhe esclarecer uma coisa, pois julgo que ignora: estamos aqui para lutar contra nazi-fascismo e não contra os americanos.

– Sei disso, Major, mas ser aliado mais pobre não é razão para ser menosprezado.

– Vou fazer-lhe uma outra recomendação: quando em ação o seu lugar é no Posto de Saúde.

– Perdoe-me, Major, não sei mandar meus padioleiros à frente e ficar esperando, calmamente, o seu regresso; acho que o meu lugar é onde estamos sendo mortos ou feridos.

Nesse momento o Major faz uma pausa grande, encarando o oficial médico.

– Acresce que o Serviço conta com mais um médico e ele tem ordem de permanecer sempre no Posto de Saúde.

– Pode ir, Tenente. Vou ficar lhe observando.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: