Início > Guerras, História > Leningrado Antes e Depois do Cerco!

Leningrado Antes e Depois do Cerco!


  Uma impressionante visão de uma das populações mais sofridas de toda a Segunda Guerra Mundial. Uma cidade cercada por anos e que resistiu bravamente a invasão inimiga, sofrendo uma das maiores baixas entre a popução civil da História das Guerras. Leningrado não é apenas um marco de resistência, é também um prova de sacrifício incomensurável.

 Aqui temos uma série de fotos para que possamos entender o que acontenceu a essa cidade, sendo que as primeiras 20 fotos foram restauradas da Leningrado dos anos 20 e 30 e as outras 20 durante o cerco ou logo depois de sua liberação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
  1. Francisco Bendl
    14/12/2011 às 1:59 AM

    No comentário que eu fizera “Teatro de Operações no Pacífico – O pior da guerra?”, omiti, sem querer, a cidade de Leningrado como um dos episódios mais trágicos, que deveria constar na minha relação: Dresden, Hiroshima e Nagasáqui e os Campos de Concentração nazistas.
    E afirmei que o pior na Segunda Guerra, em termos de condições adversas, teria sido a frente oriental, onde russos e alemães se enfrentaram.
    Leningrado padeceu e sofreu com o cerco alemão durante quase três anos!
    A interrupção no fornecimento de comida para Leningrado sujeitou inúmeras pessoas a se virem forçadas ao canibalismo, tamanha fome que os milhares de habitantes daquela cidade viveram.
    Há um clássico sobre esta batalha, denominado “Os 900 dias – O cerco de Leningrado”, de Harrison E. Salisbury, como um dos livros indispensáveis sobre a Segunda Guerra, e que narra o horror que soldados e civis padeceram naquele período.
    Minhas desculpas por este imperdoável esquecimento de minha parte, Chico.
    Este tema me colocou as idéias em ordem.
    Mais uma vez meus parabéns pelo assunto postado. Aliás, tudo que se refira à Segunda Guerra é importante, e este blog merece os elogios que lhe são concedidos.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: