Início > Guerras, História > A Memória dos Heróis Mortos Largado ao Esquecimento!

A Memória dos Heróis Mortos Largado ao Esquecimento!


No ano passado, realizamos uma pesquisa para descobrir se Pernambuco teria algum monumento que fizesse referência a Força Expedicionária Brasileira, já que, tradicionalmente, Pernambuco é um Estado repleto de monumentos, esculturas, placas, marcos e edificações que referenciam seus inúmeros mártires.

Iniciamos a pesquisa com o direcionamento e a ajuda de Rigoberto Souza que identificou duas homenagens que estão bem registradas na ANVFEB-PE. A primeira, uma placa inaugurada no Monte Guararapes pelo próprio Marechal Mascarenhas de Moraes na década de 50, e que teve um grande significado, já que nesse local, na cidade de Jaboatão de Guararapes, ocorreu a Batalha dos Guararapes, considerado pelo Exército Brasileiro como um marco de criação da Força Terrestre. Infelizmente essa placa foi retirada do local e atualmente está no Rol da Associação. A Segunda é um Monumento em estilo moderno, lembrando o estilo de construção que Oscar Niemayer utilizou em Brasília, e cujo a grandiosidade destoa de outras construções no principal parque da cidade de Recife, o Parque 13 de Maio, que, por acaso, também foi o local onde se anunciou ao povo pernambucano o início da Segunda Guerra.

Para pesquisar o monumento à FEB, resolvemos seguir para o Arquivo Público de Pernambuco, onde há vários registros e jornais de época que podem explicar como ocorreu a concepção desse projeto. Encontramos registros  no principais jornais da cidade que circularam no dia 13 de março de 1971, onde se destaca a Inauguração de um Viaduto no bairro do Espinheiro, na Rua João de Barros, e um Monumento em Homenagem aos pernambucanos mortos na Itália, essa honraria foi realizada pela Prefeitura da Cidade do Recife sob a gestão do então Prefeito Geraldo Magalhães.

O Monumento inaugurado contou com a presença da Associação dos Ex-Combatentes da FEB e a presença de militares do IV Exército, além de autoridade civis e eclesiásticas. Por ocasião houve uma missão em homenagem aos mortos e o descerramento das placas alusiva seguido do desfile de tropas e dos ex-combatentes .  As placas estavam registrados o seguinte:

1 – Homenagem do Prefeito Geraldo de Magalhães Melo e do povo do Recife aos integrantes da FEB, 13/III/1971.

2 – “Aquele que morre por seu país, serve-o mais em um só dia do que os outros em toda vida” (Péricles).

3 – Homenagem aos pernambucanos que deram a vida em holocausto à pátria na Segunda Guerra Mundial:

2º Tenente Manuel Barbosa da Silva,

2º Sargento Severino Taborda de Freitas,

3º Sargento José de Souza,

Cabo Hermínio da Silva,

Cabo Otávio Araújo,

Cabo Waldemir Holder,

Soldado Joaquim Lira,

Soldado José Barro.

Atualmente esse monumento encontra-se abandonado, quando visitamos a local, as pessoas responsáveis pela manutenção não souberam dizer do que se tratava essa grandiosa obra, se limitando a dizer que: “era alguma coisa do Exército”. Procuramos a administração do Parque 13 de Maio, que também nada acrescentou. Perguntamos a algumas pessoas que estavam no local que frequentam o Parque, mas não sabiam de nada. Um das razões disso é que as placas foram retiradas do local, e ninguém sabe informar se foram retiradas pela prefeitura ou simplesmente roubadas.

Para finalizar observamos que esse acontecimento é uma prova material do descaso com que a História do nosso povo a jogado na obscuridade da ignorância. Pior que tudo, jogamos ao relento a memória e o sacrifício de 12 pernambucanos que morreram lutando pelo seu país seu país, sem qualquer cerimônia esquecemos que esses brasileiros deram sua vida, assim como Frei Caneca e outros mártires pernambucanos entregaram suas vidas por uma causa.

 Outras Fontes: Carlos Bezerra Cavalcanti, O Recife – Um Presente do Passado.

Fotos RARAS do Acervo da ANVFEB-PE.

Formatura com a presença em peso dos Ex-Combatentes

Convite para Inauguração

Informações sobre a Inauguração

Não há qualquer indicação da origem, apenas depredação!

Os Heróis MORTOS PELO SEU PAÍS E ESQUECIDO POR ELE!

Anúncios
  1. Rigoberto Júnior
    06/01/2012 às 2:18 PM

    Infelizmente, como colaborador da ANVFEB isto é um duro retrato da triste memória a que são relegados aqueles que lutaram pela liberdade do mundo e que não são reconhecidos nem pelo seu próprio povo.
    “Conspira contra seu próprio povo, o país que não cultiva os seus feitos heróicos”
    Esta inscrição está em todos os papéis emitidos pela ANVFEB PE, do qual sou Secretário Ad-hoc e que faço questão de colocá-la, pois precisamos de gente como você Francisco, para mudar os fatos.
    Saudações FEBianas

    • 06/01/2012 às 3:25 PM

      “Conspira contra seu próprio povo, o país que não cultiva os seus feitos heróicos”

      Essa foi a frase do ano de 2011 pra mim!
      Uma frase marcante que sempre levarei comigo!

  2. 06/01/2012 às 2:29 PM

    Triste o descaso das autoridades para com a memória de nossos heróis ! Um grande trabalho que vocês fizeram pesquisando e resgatando a história do monumento.

    Vocês saberiam dizer o que ele significa nesse formato ?

    • rigoberto
      07/01/2012 às 10:23 PM

      segundo informações dadas pelo Veterano Alberides de Lima Passos da ANVFEB PE é como se fosse duas mãos levando as almas dos nossos guerreiros ao céu.

      • 07/01/2012 às 10:46 PM

        Obrigado !
        Nossa ! É totalmente diferente quando você olha um monumento e sabe o significado dele !

      • 07/01/2012 às 10:54 PM

        Isso é a ALMA da História! Esse tipo de Conhecimento, sua divulgação e a sua disseminação é a RAZÃO DE EXISTIR desse espaço! O que faz com que tenhamos esperança na juventude desse país! É nossa responsabilidade! O nosso passado clama pela disseminação do conhecimento, e estamos com uma pequena VELA ACESA…

      • 08/01/2012 às 12:08 AM

        Quero me programar para esse ano tentar conseguir quem sabe um monumento aqui em Brasilia nos próximos anos ! Sonho mesmo era um Museu !

  3. Joaquim Fernandes
    09/01/2012 às 10:24 AM

    A realidade de um povo que não tem memória,nossos hérois jovens em sua época que fizeran o sacrifício maior dando a própria vida em nome da liberdade, autoridades sem nenhum compromisso histórico com o povo brasileiro nossa atual realidade uma pena que futuras gerações paguem pelas atitudes de nossos dirigentes.

    UM POVO SEM PASSADO E UM POVO SEM FUTURO.

  4. Francisco Bendl
    10/01/2012 às 9:25 AM

    Causa-me espécie e asco ver a propaganda comunista em nosso meio em detrimento da FEB, cuja lembrança temos quando espaços como este teu, Chico, extremamente importantes, se proponham a divulgar a verdade, as razões pelas quais se lutou na Europa, os movimentos ditos populares que não passavam de ditaduras inrustidas.
    Lamento profundamente este esquecimento de nossos feitos, dos nossos heróis, da falta de maior divulgação de nossa história recente.
    Em compensação, o PC do B, envia cartas de solidariedade ao povo norte-coreano pelo passamento de seu líder (!?), um escárnio ao povo brasileiro e à democracia, que esta corja de pseudos políticos se aproveita para se manifestar desta forma ofensiva à memória dos que tombaram em defesa da LIBERDADE, e não da perpetuação de regimes tirânicos e genocidas!
    Eu não conheço nenhum político pessoalmente, a ponto de pedir que façamos monumentos ou estabeleçamos dias para se recordar do passado onde lutamos no maior conflito de todos os tempos e, com honras!
    Mas deveríamos, a partir deste blog fenomenal, a nos unir em prol de se solicitar um avivamento do nosso exército na Segunda Guerra Mundial, além da participação de líderes civís em revoltas e movimentos no passado que enriquecem a nossa história.
    Fazer com que a população brasileira saiba mais a respeito dela mesma, e não de outras organizações internacionais que detém a responsabilidade de aniquilar milhões de pessoas, de impedi-las de ir e vir, de dificultar suas próprias existências!
    Há um contraste muito forte que precisa ser colocado em discussão permanente, entre a democracia e os sistemas de governo que se perpetuam no poder à força e, desgraçada e inexplicavelmente, temos representantes políticos desses facínoras e bandidos mundo afora.
    Temos os adoradores do Fidel, de Mao, Stálin, Nicolae (Romênia), os Kim Jongs da Coréia do Norte, Pol Pot (Camboja), e tantos outros déspotas sanguinários que mataram milhões de pessoas do seu próprio povo!!!
    Claro, talvez surja um comentarista me criticar o capitalismo, um sistema econômico e não político. No entanto, eu usufruo de uma liberdade de até vir a ganhar na loteria e vir a ser alguém rico; posso estudar; ler as revistas e livros que eu puder; me manter informado através de jornais, rádio e televisão; posso viajar, se tiver dinheiro ou crédito; sair do meu país e voltar; comer o que eu quiser; beber o que me dá vontade; comprar eletrodomésticos que me fazem falta e ter o carro que meu orçamento possibilitar.
    Mas não me venham com denúncias sobre a pobreza como vítima do capitalismo porque eu vou retrucar dizendo que isto é da RESPONSABILIDADE de quem os colocou no mundo!
    Dos pobres que não pensaram nos filhos, mas, apenas, em momentos rápidos de prazer.
    O filho foi consequência de um ato impensado, e não causa de amor entre um casal.
    Isto precisa ser dito!
    Temos uma especial predileção em transferir para os outros o que nos compete, o nosso dever, compromissos e comprometimento.
    Assim é fácil criticar e apontar o dedo. No entanto, a maioria se esconde atrás da alienação política e social, de uma omissão repugnante, de um desdém para com o país verdadeiramente ultrajante!
    Pois este espaço me possibilita registrar o que eu penso, o que eu devo dizer, o que eu quero alertar.
    A NOSSA HISTÓRIA ESTÁ SENDO SUBSTITUÍDA POR AQUELES QUE NÃO QUEREM QUE TENHAMOS UMA IDENTIDADE COMO POVO, PAÍS, PÁTRIA , NAÇÃO E ESTADO!!!
    A nossa obrigação é denunciar esta maneira velada e sórdida de que abandonemos a nossa trajetória em busca de democracia, paz, união, liberdade.
    Precisamos ficar atentos a isso e conclamar a quem conhecemos para que se manifestem a respeito, sobre esses movimentos de traidores do povo e do nosso país!
    Cuspo nesses ditadores citados acima e tantos outros, e menosprezo os políticos brasileiros que dizem ser admiradores desses movimentos políticos internacionais que querem para o nosso Brasil.
    Pois que vão embora daqui!
    Se é lá o regime tão bom, tão voltado às necessidades do povo, por que continuam em nosso território?
    Por que não moram na Coréia do Norte?
    Cuba?
    Na Rússia, um capitalismo capenga e governado por uma casta de políticos mantidos pela máfia russa e corrupção.
    China, onde o capitalismo foi adotado, mas democracia inexistente, um governo cuja característica é calar a boca do povo de todas as maneiras, seja massacrando-o em praça pública ou matando com tiro na nuca (os parentes devem comprar a munição gasta ainda!) os “rebeldes” ou subversivos.
    Chega de lenga-lenga, lendas, mitos, a respeito do comunismo, socialismo, marxismo, utopias tão somente.
    Conta comigo, Chico, para que o povo dê lugar na sua memória para os legítimos brasileiros, e não para uma cambada de esquerdistas ignorantes, que mentem, omitem a verdadeira história, que enganam, e que são tão ou mais corrptos que aqueles que criticam!

  5. Mauro Moriarty
    10/01/2012 às 5:45 PM

    – Uno-me aos companheiros F. Miranda e F. Bendl, assim como aos outros na indignação ao trato de nossa herança histórico – Cultural, sugiro que essa historia, pesquisada e divulgada por você caro Francisco, seja formalizada e entregue as respectivas câmaras municipais e assembleias estaduais das cidades que possuam esses monumentos históricos.

    – O objetivo é que imediatamente aqueles que elegemos se prontifiquem a procederem a manutenção desses monumentos assim como inclui-los nos guias turísticos das cidades afim de divulga-los.

    – Proponho também um projeto que os incluam nos livros didáticos, afim de que as novas gerações possam conhece-los e te-los por motivo de orgulho, como nós certamente os temos.

    – Coloco-me a disposição de qualquer iniciativa dessa natureza que inclusive inclua um abaixo assinado ao qual prontamente oferecerei meu nome.

    • 10/01/2012 às 9:20 PM

      Caro Mauro Moriarty

      Obrigado pelo seu retorno e com a certeza de estar recuperado e gozando de saúde plena. Infelizmente é uma guerra voraz e ingrata lutar pela História do nosso país na sua plenitude, pois a muitos governantes interessa mostrar os fatos históricos que eles entendem que são importantes para dar uma visão parcial da História ao povo de um modo geral. Gostaria eu de ter força política para provocar essas palavras que você coloca com tanta veemência! Mas infelizmente até para que esse humilde historiador publicar um livro sobre o assunto encontro dificuldades hercúleas.

      Abraços e Saúde Sempre!

  6. Mauro Moriarty
    11/01/2012 às 12:42 AM

    – E claro amigo entendo perfeitamente todas as suas dificuldades, são as minhas, e a da grande maioria, mas o que importa a meu ver é comparecer, você a sua maneira e nós a nossa, você nos dando a oportunidade nesse espaço, e nos comentando, nos indignando e conscientizando.

    – Afinal caro Francisco, nem você e nem eu temos a chave do futuro e não existe nada determinado impedindo que esse espaço compartilhado por nos exceda a sua importância atual e possibilite que os assuntos aqui discutidos possam um dia serem levados em consideração por uma parte considerável de pessoas conscientes e ao mesmo tempo com poder de voto para mudar as coisas.

    – Desculpe-me mas tenho a necessidade de acreditar nisso e vou sempre acreditar que as coisas poderão mudar nem que para mim seja postumamente e eu não possa ver, mas que nossos entes queridos possam.

    – Obrigado pelos votos de saúde que oscila sempre pois é um caso grave de hipertensão arterial que precisa ser controlado rigidamente por vários medicamentos, mas que representam as contingencias da vida, se nossos pracinhas foram fortes o suficientes para aceitar o seu destino, quem somos nós para fugir dele, não é mesmo.

    – Paz, saúde e prosperidade a todos. (E nos vemos no próximo post ok!)

  7. Francisco Bendl
    14/01/2012 às 4:06 PM

    Caro Moriarty, obrigado pelo apoio.
    Espero que tu te recuperes o quanto antes.
    Teus comentários fazem falta neste excelente blog, onde pessoas com a tua lucidez precisam se manifestar permanentemente.
    Gostei da tua idéia de um abaixo-assinado ou qualquer outra manifestação semelhante, mas, que os políticos se dessem conta de que existem movimentos de brasileiros em defesa do nosso patrimônio histórico, das causas verdadeiras de nossos envolvimentos em guerras e revoluções e que culminaram com registros importantes dessas participações que delinearam um país democrático, aberto aos demais e amplamente alegre.
    Aliás, neste particular, somos o povo mais alegre do mundo, conforme pesquisa internacional.
    Portanto, temos a obrigação que este humor não se modifique; que não façam do nosso povo massa de manobra para objetivos nada transparentes; que não se aproveitem dos nossos parcos conhecimentos da história e queiram modificá-la através da dúvida ou de propaganda insistente sobre regimes de governos melhores.
    Não podemos perder a nossa identidade ou o pouco que já construímos dela, sob pena de abrirmos às portas a movimentos espúrios e que alterarão de forma contundente o nosso passado, presente e futuro.

  8. 27/09/2014 às 7:38 AM

    Republicou isso em Francisco Miranda – BLOGe comentado:

    Caros! Hoje as coisas mudam! Reinauguração do Monumento aos Pernambucanos que tombaram no Teatro de Operações da Itália. 14h00 no Parque 13 de maio.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: