Início > Guerras, História > Os Capacetes da Wehrmacht na Segunda Guerra

Os Capacetes da Wehrmacht na Segunda Guerra


 O capacete dos Alemães na Segunda Guerra talvez seja o mais característico símbolo desse período, tanto que seu modelo foi totalmente abolido no pós-guerra, mas que atualmente, os modelos atuais guarda algumas características dos capacetes mais famosos de todos os tempos.

Modelo de Transição

Modelos de Transição

Modelos utilizados pelas tropas SS ainda na primeira metade da década de 30. É conhecido como modelo transacional e são oriundos dos modelos da guerra M1916, M1917 e M1918, recebendo nova pintura e decalque do escudo Partido Nacional Socialista. Esses modelos foram usados largamente ainda no período da Guerra, e substituídos totalmente até 1941.

M1935

M1935

Capacete que recebeu um decalque especial com pintura interna e externa fosca na cor verde, tendo um nível médio de textura para evita o brilho. Capacete apresenta marcas de fabricação que indicam que sua produção aconteceu entre 1939 a 1939.

M1940 Duplo Decalque

Capacete muito raro foi produzindo por um período muito curto, já que a regulamentação dos decalques forçou que ele fosse retirado para alterações. Observa-se fotos de soldados na linha de frente utilizado esse capacete, mesmo depois que o mandado de recolhimento ter sido expedido, estima-se que apenas uns milhares de capacetes com essa formação tenham sido produzidos e hoje é desejado por colecionadores.

M1940 Único Decalque

Capacete com decalque único fabricado pela empresa Quist, indicado pelo “Q66” na borda interior.

M1942

Capacete padronizado com padrão único. Fabricado na cidade de Lauter.

Todas as fotos são produtos registrados de – http://www.german-helmets.com

Anúncios
  1. 15/01/2012 às 10:14 AM

    Muito bom, esse post! É interessante observar como esses capacetes lembram muito e apresentam as mesmas funções do capacete romano. É importante salientar, esse simbolismo singular desses capacetes, que realmente marcam padrões de época. Para mim, fica impossivel falar das tropas alemãs ou das Waffen-SS, sem primeiramente lembrar dos lendarios capacetes.

  2. Fernando Frota Melzi
    16/01/2012 às 7:29 PM

    Chico, dá uma olhada nesse filminho, mostrando a fabricação deles.

  3. Mauro Moriarty
    18/01/2012 às 7:20 PM

    – Quanto aos capacetes utilizados na Guerra acho que alguns merecem sem dúvida destaques, porque se tornaram marcas registradas de seus exércitos.

    – Alguém que já viu alguma vez uma ilustração de um soldado Alemão da I guerra mundial, conseguiu não fixar os olhos naquele capacete com aquela ponta em cima, quando mais novo eu pensava que durante uma carga de baionetas se o Alemão perdesse a sua ele ainda poderia matar o inimigo a cabeçadas (Eu pensava que esses capacetes tinham sido concebidos para essa finalidade, e não entendia porque os outros não adotavam essa grande idéia).

    – Nas primeira e segunda guerra mundial, também tivemos os legendários capacetes Ingleses apelidados por alguns “Cabeças de concha”, e ninguém pode negar a originalidade de seu desenho embora para alguns de gosto duvidoso.
    – O capacete Alemão do II Guerra é sem dúvida legendário, e diante de tudo exposto pelo Chico é desnecessário qualquer acréscimo eu creio que ele seja hoje reconhecido por qualquer um no mundo, ao ser visto nas ilustrações.

    – Apenas um acréscimo, como sempre dando continuidade a propaganda anti-germânica disseminada pela indústria de influência semita de Holliwood (Os antigos ódios parecem que precisam ser lembrados sempre, como se isso fosse saudável), Spilberg (semita) imortalizou no vilão Dart Vader,um capacete Alemão um pouco exagerado e as tropas do Império (Reich em Alemão) também usavam uma cópia estilizada dos mesmos.

    – O ressentimento, nunca é algo de bom venha de onde vinher e dirigido a quem for, e sua propaganda com intuito de perpetuar nas novas gerações o ódio contraído pelas antigas, não pode ser aprovado pelos defensores de um futuro em direção a paz, que a maioria almeja para nosso mundo.

  4. a
    24/06/2012 às 7:43 PM

    como faco pra comprar um capacete desse sou louco pra ter um……

  5. joão victor bohs
    16/07/2012 às 11:31 AM

    se tiver afim de vender , estou disposto a comprar , sou um grande colecionador de capacetes da primeira e da segunda guerra mundial ! obrigado !

  6. joão
    16/07/2012 às 11:31 AM

    joão victor bohs :
    se tiver afim de vender , estou disposto a comprar , sou um grande colecionador de capacetes da primeira e da segunda guerra mundial ! obrigado !

    se tiver afim de vender , estou disposto a comprar , sou um grande colecionador de capacetes da primeira e da segunda guerra mundial ! obrigado !

  7. Anhangüera
    05/08/2014 às 11:11 PM

    Esses capacetes vieram desde os dias conturbados de 1919, passaram pela glória da ascensão de Hitler e depois venceram na Polônia, Países Baixos, Escandinávia, França, nos Balcãs, África do Norte e também na Rússia.
    Foram os mesmos capacetes que mais tarde retrocederam lutando até Berlim, onde milhares deles estão enterrados até à eternidade.
    Eternidade feita desses heróis loucos que ousaram tentar realizar um sonho impossível. Descansem em paz, capacetes de aço… mas estejam alertas, porque a Alemanha pode voltar a despertar um dia e poderá necessitar mais uma vez de todos vocês! Sieg…Heil!

  8. Farah , Macaé RJ
    27/06/2016 às 11:02 PM

    Boa noite Sro Francisco, preciso do seu contato para futuras compras , perdi os meus contatos .

  9. mauricio camargo brito
    21/07/2016 às 5:14 PM

    Tenho um para vender

  10. Henrique Perlmutter
    02/05/2017 às 12:01 PM

    Francisco, olá. Ganhei um capacete de um amigo, mas o mesmo foi restaurado perdendo assim os decalques. Onde posso encontra-los a venda ?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: