Início > Guerras, História, Pernambuco > A FEB – Lendas e a Verdade Histórica – Parte I

A FEB – Lendas e a Verdade Histórica – Parte I


Ouvi de certoProfessor de História” que a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial foi medíocre, e que o país era pau mandado dos Estados Unidos, sendo que jamais poderia dizer que lutou na Europa… Segundo ele: “É ridículo estudar isso”.

Percebi que há milhares de jovens entusiastas da Segunda Guerra, que sabem tudo sobre esse evento, menos os detalhes da FEB, sigla que muitos até desconhecem!

Ouvi de um jovem estudante do ensino médio, que o Brasil fez foi vergonha quando na Itália…

Em um comentário do Orkut alguém citou: “O Ataque a Monte Castelo foi uma festa de ‘fogo amigo’…

Outro falava que a quantidade de baixas da FEB foi absurda…mais de 1000 mortos!

O Brasil tinha os uniformes parecidos com os dos alemães…E muitos morreram por causa disso!

Um jovem catarinense me enviou um email fazendo uma série de perguntas sobre a vida de alguns generais germânicos que lutaram na Guerra e seus destinos. Aproveitei e perguntei se ele conhecia o General Olympio Falconière, recebi como resposta: Ele era italiano? …Não respondi mais seus e-mails.

Um estudante do 5º Período de História me parou para dar os parabéns por ter lido um artigo meu publicando em um jornal do Recife… “Gostei muito do seu artigo sobre a FEB, não sabia que o Brasil tinha lutado na Segunda Guerra.” 5º Período? De História? Meu Deus!!

Com relação a William Waack… Não comento, pois como historiador ele é um excelente jornalista…

Outro comentário:  faltou soldado para a FEB e ficaram convocando o povo que passava na rua na frente dos quartéis…

Então vamos lá! Chega de MITOS SOBRE A FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA…SÓ HISTÓRIA…FATOS!

É importante colocar uma coisa: devemos separar a atuação do governo brasileiro à época da Segunda Guerra da atuação da Força Expedicionária Brasileira desde a sua formação até a sua desmobilização, portanto a análise deve ser realizada sob duas ópticas distintas. A primeira delas é o ambiente em que a FEB foi criada e as ações governamentais que foram estruturadas para que o Exército Brasileiro formasse uma Divisão para lutar, sabe lá Deus aonde, e se iria lutar. A segunda visão, a militar, nos proporciona a seguinte reflexão: qual foi e como foi o papel da FEB como força empregada no Teatro de Operação e sua importância total no cenário da guerra.

Primeira resposta: sábado 18/01

Anúncios
  1. Rigoberto Júnior
    18/01/2012 às 11:04 PM

    Mestre Chico
    é por estas coisas que pessoas que se dizem “cabeças”, que nos dá nmais força para seguir mantendo a chama da memória da honrosa FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA, publicando a verdadeira história, que nos é contada por nossos verdadeiros HERÓIS, que apesar de idosos seguem lutando principalmente contra a falta de memória de nosso povo, que só valoriza os feitos dos outros exércitos. Perguntem ao povo italiano, quem os valorizavam mais brasileiros, americanos ou ingleses?

  2. 18/01/2012 às 11:36 PM

    Estou aguardando ansiosamente por sábado!
    Já li uns 20 artigos do blog, esta mais do que cadastrado na minha lista do Reader.
    Parabéns pelo Blog. Excelente conteúdo.

  3. Francisco Bendl
    19/01/2012 às 8:55 AM

    Percebo, caro Chico, que este blog que tu criaste terá também a responsabilidade de propagar os feitos de nossos soldados na Segunda Guerra Mundial.
    Precisarás bater mais vezes nesta tecla, ou seja, deverás postar mais vezes o que fizemos em solo europeu, nossas batalhas, vitórias, conquistas, perdas de homens e materiais.
    Na verdade existem intenções veladas de que não sejam divulgadas essas participações por motivos óbvios.
    Mas vemos nas ruas bandeiras do Tchê Guevara!!!
    Muitos de nossos jovens falam da revolução cubana e desconhecem a FEB!!!
    Essa cambada de políticos safados que critica o período militar que tivemos no país, só fala do nosso exército denominando os generais que presidiram o país como trogloditas, lixo da história, de modo haja uma aversão às Forças Armadas brasileiras!!!
    O verdadeiro objetivo dessa camarilha de esquerdistas e comunistas é justamente distanciar o povo dos nossos soldados, rotular o nosso exército de anti-democrata, como se o comunismo fosse exemplo de democracia!!!
    O esquecimento ou não constar nos livros de história de nossos alunos do ensino fundamental e médio os feitos do nosso exército, marinha e aeronáutica na Segunda Guerra, é um CRIME contra o Brasil e seu povo, e essa gentalha se arvora como patriotas!!!
    Menos brasileiros, lógico, talvez cubanos, russos, norte-coreanos, cambojanos…
    Isto precisa ser denunciado com todas as forças que tivermos, Chico!!!
    Eu tenho uma sobrinha que está na 6ª série do ensino fundamental, e nada estudou ainda sobre a nossa participação na guerra e sobre as Forças Armadas brasileiras.
    Mas isso é intencional, é objetivo de um Ministério da Educação que se preocupa com Kits gays, com cartilhas sobre homossexualismo, menos ensinar aos nossos jovens o que deveria ser difundido, ser dado a conhecer!!!
    Aliás, esses assuntos polêmicos, tipo homossexualismo, cotas para afro-descendentes nas Universidades, ampliação (!?) dos direitos para gays, fazem parte de uma estratégia para colocar a população a discutir entre ela mesma essas questões, que, sem o devido preparo dela, os litígios são naturais, isto é, jamais vamos obter consenso, mas a divisão está feita entre os cidadãos!!!
    Ora, uma reles maneira de nos dividir, de nos separar, de evitar que o povo seja unido!!!
    Assim, teremos os gays de um lado, afro-descendentes de outro, militares esquecidos e quartéis abandonados, sem comida, armas e munições, pobres morando em guetos, os ricos encastelados em suas mansões com medo de serem sequestrados ou assaltados, e nossos políticos incapazes, incompetentes, desonestos e corruptos, a mandarem neste país da forma como querem e que mais possibilita roubá-lo, explorá-lo, entregá-lo a movimentos internacionais que já demonstraram suas inutilidades!!!
    Haja vista que somos um povo sem formação, cultura e educação, é fácil nos convencerem que existem regimes políticos ideais, um deles, o comunismo, essa excrescência histórica que matou mais de CEM MILHÕES de pessoas para ser implantado em alguns países!!!
    Nações que já alteraram a essência deste regime para sobreviverem, como a Rússia e China.
    Enquanto isso, Cuba e Coréia do Norte, continuam na suas determinações de condenarem seus povos ao sofrimento!!!
    Mas isso não é ensinado também!!!
    Aliás, muitos de nossos políticos vão a Cuba beijar a mão do ditador Fidel, um sanguinário presidente que se eternizou no poder naquela bela ilha, e que assassinou milhares de cubanos fuzilados no “paredón”!!!
    Mas divulgar os nossos heróis que lutaram contra o nazismo na Segunda Guerra isso não pode!!!
    Crápulas!!!
    Vendidos!!!
    Traidores do povo e deste país!!!
    Cuspo nos comunistas, nesses mentirosos, enganadores, criminosos!!!
    Acuso-os de apagarem a nossa historia, de impedirem que a nossa população saiba de nossos feitos, do glorioso exército brasileiro!!!

  4. washington jadum de campos
    19/01/2012 às 9:25 AM

    Meu grande amigo Francisco, o Brasil surpreendeu os arrogantes americanos, só com governo fraco que tinha-mos um governo medroso para impor e ao mesmo tempo temeroso de uma ocupação dos yanques estúpidos e violadores dos direitos humanos, nosso país tinha condições de ter um efetivo muito maior, outro detalhe, ficaram a merçê desses dito esperança de acabar com os terroristas, Francisco sou seu Fâ e acompanho todos os documentários como sempre nota mil para voce, vamos falar sempre a verdade, parabens.

    • 19/01/2012 às 9:32 PM

      Washington.

      Andou sumido! Obrigado meu amigo! Lembre-se o espaço é seu!

  5. Francisco Bendl
    19/01/2012 às 10:36 AM

    Em postagens anteriores eu registrei, abaixo, um comentário que se encaixa perfeitamente a este de agora.
    Ele complementa o que escrevi acima, que fazem parte da minha luta neste blog e outros contra o comunismo, o esquecimento de nossos feitos, a alteração que querem nos fazer com relação à história brasileira.
    Jamais vou aceitar essa forma desprezível que querem impor às mentes desse país, ou seja, que divulguemos a história de outras nações em detrimento da nossa!

    Causa-me espécie e asco ver a propaganda comunista em nosso meio em detrimento da FEB, cuja lembrança temos quando espaços como este teu, Chico, extremamente importantes, se proponham a divulgar a verdade, as razões pelas quais se lutou na Europa, os movimentos ditos populares que não passavam de ditaduras inrustidas.
    Lamento profundamente este esquecimento de nossos feitos, dos nossos heróis, da falta de maior divulgação de nossa história recente.
    Em compensação, o PC do B, envia cartas de solidariedade ao povo norte-coreano pelo passamento de seu líder (!?), um escárnio ao povo brasileiro e à democracia, que esta corja de pseudos políticos se aproveita para se manifestar desta forma ofensiva à memória dos que tombaram em defesa da LIBERDADE, e não da perpetuação de regimes tirânicos e genocidas!
    Eu não conheço nenhum político pessoalmente, a ponto de pedir que façamos monumentos ou estabeleçamos dias para se recordar do passado onde lutamos no maior conflito de todos os tempos e, com honras!
    Mas deveríamos, a partir deste blog fenomenal, a nos unir em prol de se solicitar um avivamento do nosso exército na Segunda Guerra Mundial, além da participação de líderes civís em revoltas e movimentos no passado que enriquecem a nossa história.
    Fazer com que a população brasileira saiba mais a respeito dela mesma, e não de outras organizações internacionais que detém a responsabilidade de aniquilar milhões de pessoas, de impedi-las de ir e vir, de dificultar suas próprias existências!
    Há um contraste muito forte que precisa ser colocado em discussão permanente, entre a democracia e os sistemas de governo que se perpetuam no poder à força e, desgraçada e inexplicavelmente, temos representantes políticos desses facínoras e bandidos mundo afora.
    Temos os adoradores do Fidel, de Mao, Stálin, Nicolae (Romênia), os Kim Jongs da Coréia do Norte, Pol Pot (Camboja), e tantos outros déspotas sanguinários que mataram milhões de pessoas do seu próprio povo!!!
    Claro, talvez surja um comentarista me criticar o capitalismo, um sistema econômico e não político. No entanto, eu usufruo de uma liberdade de até vir a ganhar na loteria e vir a ser alguém rico; posso estudar; ler as revistas e livros que eu puder; me manter informado através de jornais, rádio e televisão; posso viajar, se tiver dinheiro ou crédito; sair do meu país e voltar; comer o que eu quiser; beber o que me dá vontade; comprar eletrodomésticos que me fazem falta e ter o carro que meu orçamento possibilitar.
    Mas não me venham com denúncias sobre a pobreza como vítima do capitalismo porque eu vou retrucar dizendo que isto é da RESPONSABILIDADE de quem os colocou no mundo!
    Dos pobres que não pensaram nos filhos, mas, apenas, em momentos rápidos de prazer.
    O filho foi consequência de um ato impensado, e não causa de amor entre um casal.
    Isto precisa ser dito!
    Temos uma especial predileção em transferir para os outros o que nos compete, o nosso dever, compromissos e comprometimento.
    Assim é fácil criticar e apontar o dedo. No entanto, a maioria se esconde atrás da alienação política e social, de uma omissão repugnante, de um desdém para com o país verdadeiramente ultrajante!
    Pois este espaço me possibilita registrar o que eu penso, o que eu devo dizer, o que eu quero alertar.
    A NOSSA HISTÓRIA ESTÁ SENDO SUBSTITUÍDA POR AQUELES QUE NÃO QUEREM QUE TENHAMOS UMA IDENTIDADE COMO POVO, PAÍS, PÁTRIA , NAÇÃO E ESTADO!!!
    A nossa obrigação é denunciar esta maneira velada e sórdida de que abandonemos a nossa trajetória em busca de democracia, paz, união, liberdade.
    Precisamos ficar atentos a isso e conclamar a quem conhecemos para que se manifestem a respeito, sobre esses movimentos de traidores do povo e do nosso país!
    Cuspo nesses ditadores citados acima e tantos outros, e menosprezo os políticos brasileiros que dizem ser admiradores desses movimentos políticos internacionais que querem para o nosso Brasil.
    Pois que vão embora daqui!
    Se é lá o regime tão bom, tão voltado às necessidades do povo, por que continuam em nosso território?
    Por que não moram na Coréia do Norte?
    Cuba?
    Na Rússia, um capitalismo capenga e governado por uma casta de políticos mantidos pela máfia russa e corrupção.
    China, onde o capitalismo foi adotado, mas democracia inexistente, um governo cuja característica é calar a boca do povo de todas as maneiras, seja massacrando-o em praça pública ou matando com tiro na nuca (os parentes devem comprar a munição gasta ainda!) os “rebeldes” ou subversivos.
    Chega de lenga-lenga, lendas, mitos, a respeito do comunismo, socialismo, marxismo, utopias tão somente.
    Conta comigo, Chico, para que o povo dê lugar na sua memória para os legítimos brasileiros, e não para uma cambada de esquerdistas ignorantes, que mentem, omitem a verdadeira história, que enganam, e que são tão ou mais corrptos que aqueles que criticam!

  6. Mauro Moriarty
    19/01/2012 às 9:19 PM

    – Meus caros Franciscos, meu camarada Bendl, como já lhes afirmei, meu calcanhar de Aquiles sobre a II Guerra mundial é mesmo nossa participação nela, em virtude da escasses de material disponível, tentei remedia-la tentando entrar em contato com a Bibliex e adquirir as suas obras mas em nenhuma ocasião tive algum contato de retorno.

    – Aqui na minha cidade já tenho alguma reputação como apreciador do assunto II Guerra e algumas pessoas com as quais tive contato tanto na minha vida escolar, quanto pessoal algumas vezes e gentilmente doam a mim algumas obras do assunto que não lhes desperta tanto interesse quanto a mim.

    – Quando estão comigo é inevitável que tentem mostrar seus conhecimentos na área, meus dois amigos F devem experimentar sempre essa sensação e também a necessidade de se conterem em corrigi-los para não se tornarem insuportáveis a eles como sabichões a serem evitados, isso seria desagradável para nós, embora tenhamos que suportar “Cada afirmação que puxa”, mas não sejamos anti-sociais.

    – Na ultima conversa que tive com um conhecido, ele quis saber sobre a FEB na Itália, como o advertir sobre minha escasses de conhecimentos no assunto ele começou a me repassar seus conhecimentos.

    – Ele me “Esclareceu” que a FEB foi para a Itália sem nada e nada lhes foi oferecido e quando chegaram na Itália eles tiveram que roubar tudo o que precisavam o que não foi difícil para eles porque o governo havia aproveitado a oportunidade para mandar apenas os ladrões e malfeitores de todas as espécies para a Itália, ele me disse não estar surpreso da minha falta de conhecimento no assunto pois a história oficial da FEB não deveria ser contada pois os pracinhas tinham na prática matar seus prisioneiros a facadas (Numa alusão indireta a jagunços nordestinos), eles eram segundo ele incontroláveis e fugiam sempre em busca de mulheres Italianas que aliciavam com o produto dos seus roubos, os americanos viviam interrogando e buscando provas dos roubos, mas segundo ele como tínhamos muita prática nunca eramos descobertos.

    – Felizmente essa pessoa não era minha amiga ou conhecida, apenas havia se aproximado e puxado conversa, houvi isso com a minha pressão arterial em ebulição, pois tinha certeza que se protestasse seria lembrado sobre a limitação dos meus próprios conhecimentos, me afastei me perguntando o que pensa um individuo para fazer isso a seu povo e a si mesmo,

    – Caros Francisco, não culpo tanto a esse individuo, quanto culparia qualquer um que lhe desse ouvidos, ter orgulho e respeito próprio é preciso, sobretudo quando é a prática mais justa a ser considerada.

    • 19/01/2012 às 9:31 PM

      Mauro,

      Me impressiona a estupidez de algumas pessoas. Não consigo de deixar de me surpreender com tamanha ignorância. Diferentemente do amigo, existem coisas que eu não consigo ouvir (mesmo que tente me controlar), e isso é uma característica minha, eu não consigo ficar em silêncio quando escuto estupros históricos, alguns amigos meus já me conhecem e, se em alguma conversa em roda de amigo, alguém desavisado e desconhecedor do assunto faz aberrações históricas, os que me conhecem já olham para mim e esperam o discurso…Nesse caso, sou anti-social convicto… 🙂

  7. Luc Rezende
    22/01/2012 às 1:12 AM

    Caro Chico,venho ao seu blog todo dia desde q vc começou a divulga-lo na comunidade do Band of Brothers.Sou apaixonado por história e quero aprender + a cada dia q passa,comecei a estudar história quando tinha 10 anos e sempre tive paixão pela gloriosa história dos nossos queridos pracinhas que lutaram na Itália.Já era um grande admirador seu e agora que vejo sua atitude em falar cada vez + sobre a FEB,vc agora é meu historiador favorito,espero que sempre continue com essa sua força de vontade e espalhando conhecimento para todos que assim como eu tem sede de conhecimento.

  8. 28/09/2012 às 9:35 AM

    Infelizmente a baixa qualidade de ensino no Brasil, eivado de doutrinação ideológica montou esse quadro absurdo.

  9. BECKENBAUER FONSECA
    02/03/2014 às 8:20 PM

    A Feb sofre injustiças por parte de quem deveria ser extremamente honrada : O povo brasileiro sem memoria!
    Um efetivo treinado as pressas,com armamento americano, supervisão americana ,parte do uniforme americano…Viajando como sardinhas em navio americano,sendo recebidos na Italia e hostilizados pelos locais,que os confundiram com prisioneiros Nazistas,devido ao verde oliva dos nossos uniformes lembrarem os dos alemães.
    Lutamos contra um inimigo extremamente treinado,uma artilhária bem localizada ,com excelente visão de tiro,estando sempre acima ,nas montanhas.Os alemães possuiam excelentes snipes,atiradores de elite ,que devido a sua melhor localização e visão ,abatiam nossos pracinhas com muita facilidade,mesmo assim continuamos avancando.Será que não fomos fortes?
    Um inimigo bem entricheirado,com grande esperiencia de combate e acostumado ao frio das montanhas.
    Nossas maiores perdas foram ocasionadas por fogo de artilharia ,que tendo a localização do acampamento dos pracinhas abriu fogo contra nossas linhas,fazendo tombar centenas de nossos bravos da FEB.Fato esse amplamente comentado na época ,fazendo tocar uma sirene nos ouvidos americanos que duvidaram de nossa força para combater,desejando ter soldados Russos ,esperientes,vindo da Batalha de stalingrado e outras…Até aquele momento os pracinhas haviam tido poucos enfrentamentos,os destacamentos de artilharia é que eram amplamente utilizados,mais devido a dificuldade de visibilidade do inimigo,tinhamos pouco resultado.A Fab foi destaque nesse momento acertando posições inimigas.Finalmente conseguimos avançar ,suprimimos o inimigo,impomos severas baixas ao inimigo.É bem verdade que tivemos apoio de Batalhão de montanha Norte americano,Mais fomos nos que chegamos primeiro ao topo,fomos nos que fizemos os primeiros prisioneiros e fomos nos que colocamos a nossa bandeira no topo de MONTE CASTELO ,MONTESE ,ENTRE OUTROS… Parabéns aos nossos combatentes.
    Sou filho de militar da reserva do nosso Exercito e tenho orgulho dos guerreiros da Feb.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: