Início > Guerras, História > Berlim Ontem e Hoje!

Berlim Ontem e Hoje!


Uma visão completa da capital alemã durante a a Segunda Guerra e no que ela é hoje.

Os respectivos créditos estão impressos nas fotografias.

Anúncios
Categorias:Guerras, História
  1. 23/03/2012 às 8:27 AM

    Muito bom o post! Muito bom o blog, estou me perdendo aqui nos textos e nas fotos. Tenho um blog sobre Berlim e adorei o que encontrei sobre Berlim por aqui também. Parabéns! Pena que não encontrei informações sobre você, Francisco. Acredito que sejas pernambucano (como eu), mas não encontrei uma descrição sua. Adoraria saber mais sobre você, pura curiosidade. 🙂 Abraços.

  2. Mauro Moriarty
    10/04/2012 às 10:29 PM

    – Berlim uma cidade que já foi um dia um centro de encontro entre o ocidente e oriente, um grande centro de disseminação cultural, teatro, artes-plasticas e literatura encontravam-se nos cafés e cervejarias Berlinenses da época, aonde os entendidos e diletantes discutiam as obras de Johann Wolfgang von Goethe, assim como a literatura de Thomas Man e os Tratados polêmicos sobre a recém criada psicanálise do Austríaco Sigmund Freud, com a possibilidade de assistir ao teatro de revista da época em que brilhava a musa alemã Marlene Dietrich, ou assistir a uma película, dos mestres do cinema, como o Gabinete do Dr Caligari de Robert Wiener (1919) ou Nosferatu, uma sinfonia de horrores (1922), de Friedrich Wilhelm Murnau e a grande obra-prima Metrópoles de 1927 de Fritz Lang.

    – Tudo isso lado a lado com as grandes dificuldades produzidas pelo período pós I Guerra Mundial e Depressão de 1929. O comportamento Berlinense mas que qualquer outro demonstrava a ruptura entre um mundo antigo e a tentativa de entender e se adaptar a um novo mundo, o mundo da Republica de Weimar, tão diferente nos seus costumes da antiga Alemanha Imperial do Kaiser que ao mesmo tempo que criava insegurança dava impulso a novas forças sociais revolucionárias que inevitavelmente influenciariam a Europa e depois o mundo.

    – Posso falar a respeito de algumas dessas fotos que conheço por estudos, as fotos 5 e 6 referem-se a um herói nacional Alemão dos tempos da ocupação Romana era conhecido pelos Romanos por nome latinizado de Arminius ele serviu nas legiões Romanas e passava por amigo e aliado dos Romanos, a situação mudou quando Roma enviou novo governador Varus, ele foi governador da Síria e a deixou empobrecida, muito rico e com a fama de corrupto, na Germania quis fazer o mesmo, mas os germanos da época costumavam devolver abusos com guerra, Arminius conspirou, juntou um grande exercito e emboscou as Legiões Romanas de Varus exterminando-as todas. Os Alemães o elevaram a categoria de Herói nacional e reverenciam Arminius pelo seu nome Germano Hermam.

    – Acredito que a 7 e 8 fotos refiram-se a avenida Unter der Linder considerado o centro de Berlim e da Alemanha, Hitler tinha planos arquitetônicos grandiosos para ela, mas todos de difícil empreendimento, considerando que Berlim fora construída aterrada sobre um pântano ela não aceitava muito peso nas construções em algumas partes da cidade, como no caso da propria Unter der Linder aonde Hitler incumbiu Albert Speer seu arquiteto de construir um enorme arco do triunfo afim de sediar as comemorações futuras do país entretanto os testes de Speer mostraram que o solo não suportaria a construção de proporção e peso megalomaníacos e ela teve de ser abandonada.

    – Berlim mais que qualquer outra capital foi a cidade que mais enfrentou as dificuldades pós-guerra,foi fatiada em zonas de influencias, durante a guerra fria enfrentou com determinação o bloqueio Soviético, e permaneceu sempre o ponto de discórdia entre o ocidente e oriente até a queda do comunismo em 1989, aonde começou a enfrentar novo período de sua historia na Alemanha e Europa como a mais prospera cidade cosmopolita, muito ainda tem de ser feito pelos Alemães mas o pouco que fizeram já os deixaram a frente de todos como sociedade modelo de prosperidade social a ser seguido por todos.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: