Início > Guerras, História > Uma das Fotos Mais Famosas da Segunda Guerra!

Uma das Fotos Mais Famosas da Segunda Guerra!


Um das fotos mais famosas feita por fotógrafos russos durante a 2ª Guerra Mundial. Foi feito nas ruínas da cidade de Stalingrado – o local onde as mais pesadas batalhas ocorreram. Alguns historiadores dizem que, após as batalhas no centro de Stalingrado a invasão nazista da Rússia perdeu força.  O próprio monumento retrata crianças russas que dançam em torno de um crocodilo, uma visão irreal dos vestígios de balas sobre as esculturas e as ruínas em chamas no fundo.
Mais tarde, depois da guerra o monumento foi reconstruído, antes mesmo dos próprios edifícios circundantes.

A Dança das Crianças

 

Uma Cidade Destruida

 

Festa de Recuperação do Monumento

 

O Monumento foi Reinaugurado em 1945

 

Antes das Edificações

 

Anúncios
  1. Mauro Moriarty
    24/04/2012 às 10:19 PM

    A visão de Stalingrado.

    A visão que logo me vem na cabeça de Stalingrado é a foto e a imagem em vídeo que tenho da conquista da colina mamaiev pelos Alemães, do momento exato em os Landser hasteavam uma bandeira com a suástica comemorando o feito, ocorre que a colina mamaiev ficava bem no centro de Stalingrado e de lá era possível ver as margens do rio Volga.

    A captura da colina mamaiev foi um momento de jubilo e comemorações dos soldados Alemães, eles acreditaram que conquistando o centro de Stalingrado o pior já teria passado e restariam apenas restos de forças Russas que seriam eliminadas em operações de limpeza, que consolidariam a conquista da cidade por parte dos Alemães.

    O pior para os Alemães e que eles se adiantaram e comunicaram essas impressões a Hitler que ficou eufórico e fez uma grande reunião para comunicar em discurso aos membros mais graduados do partido e imprensa, que a cidade de Stalingrado já poderia ser considerada tomada pelo 6º Exercito Alemão, Hitler estava radiante e contaminou a todos com seu otimismo, no discurso ele disse “Eu queria tomar aquela cidade, não porque se chamasse Stalingrado, mas porque é estrategicamente importante, a navegação Soviética no Volga foi interrompida.”

    Mas o 6º Exercito se precipitou, viu-se cada vez mais confrontado com grandes forças que o impediram de consolidar a conquista da cidade chegando até as margens do Volga, os Alemães não entendiam como isso poderia parecer possível? A Luftwafen dominava os céus sobre as aguas do rio Volga, toda a embarcação soviética que tentava cruzar de uma margem a outra trazendo reforços, era violentamente atacada por artilharia Alemã de longo alcance e pelos precisos Stukas, pouquíssimos conseguiam passar, então como a resistência recrudescia cada vez mais contra o avanço Alemão?

    A resposta foi um dos ardis mais simples, e ao mesmo tempo mais brilhantes, da segunda guerra mundial uma ponte sobre o rio Volga, não uma ponte comum acima do nível da agua, aonde os Stukas poderiam vela de dia e com sua precisão de mergulho destruí-la facilmente, mas uma ponte que ficou abaixo do nível da agua, alguns centímetros a cobriam e como o rio Volga tem aguas escuras (Como o rio negro daqui do Amazonas) vê-la do ponto de vista de um piloto de Stuka ou através de um binóculo de observador Alemão era tarefa praticamente impossível, e era por essa ponte que protegidos pela escuridão da noite a cidade conseguia receber reforços evacuar seus feridos e receber suprimentos vitais para se manter.

    Os soldados do 6º Exercito estavam entre os melhores da Wermacht e tinham consciência de que estavam até então lutando muito bem apesar das próprias baixas, e não conseguiam entender porque a resistência ao invés de esmorecer só se intensificava. O exercito vermelho era considerado pelos Alemães mestres na camuflagem com talento maior ate que suas próprias tropas e esse foi apenas mais um ardil que enganou a Wermacht e ajudou a virar a maré da guerra a seu favor.

    M. Moriarty

  2. 09/08/2012 às 8:46 PM

    Russia, Julho 1941 – Soldado da Infantaria Alemã exausto pela investida no território russo.

  3. Paulo Roberto de Oliveira
    15/11/2012 às 11:09 AM

    Olá Francisco voce qual é realmente o espaço territorial( km2) ocupados pela exercito alemão durante o segunda guerra mundial em sua máxima expansão e qual a população européia que ficou sob domino alemão??

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: