Início > Guerras, História > USS Indianapolis (CA-35) – Uma das História mais Tristes da Segunda Guerra – Parte II

USS Indianapolis (CA-35) – Uma das História mais Tristes da Segunda Guerra – Parte II


“Eu sabia que estava morrendo, mas isso não importava mais.”

Dr. Lewis Haynes era o médico-chefe a bordo do Indianapolis. Pouco depois de seu resgate, ele ditou suas lembranças para um paramédico, a fim de preservar um relato preciso de sua experiência. Estas notas tornaram-se a base de um artigo publicado em 1995. Juntamo-nos a sua história a partir do momento que o seu sono é interrompido logo depois da meia-noite em 30 de julho pela violenta explosão de um torpedo japonês.

Acordei. Eu estava no ar. Eu vi uma luz brilhante e senti o choque da explosão que me atirou para o ar. Um torpedo tinha detonado debaixo do meu quarto. Eu bati na borda da cama. Então, a segunda explosão me derrubou novamente. Quando eu estava no convés eu pensei: ‘Eu tenho que dar o fora daqui! ‘ Eu agarrei o meu colete salva-vidas e comecei a procurar a porta. Meu quarto já estava pegando fogo.

Saí para ver o meu vizinho Ken Stout. Ele disse, ‘Vamos sair daqui’, e deu um passo à frente de mim no corredor principal. Eu estava muito perto dele quando ele gritou: ‘Cuidado!’ e jogou as mãos para cima. Eu levantei o colete salva-vidas na frente do meu rosto, e recuei. Quando eu fiz isso, uma parede de fogo queimou meu cabelo, meu rosto, e as costas das minhas mãos. Era a última vez que via Ken.

Comecei a tentar ir para a escada, para subir na torre de proa do deck, havia muito fogo vindo através da plataforma em frente à sala do dentista. Foi quando eu percebi que não poderia ir em frente e voltei. Escorreguei e caí. Tinha queimaduras de terceiro grau em minhas mãos – palmas das minhas mãos e todos os meus dedos. Eu ainda tenho as cicatrizes. Eu estava com os pés descalços e as solas dos meus pés estavam queimadas.

Então eu me virei para voltar. Eu teria que passar por um corredor longo do tombadilho, mas havia uma fumaça terrível e nebulosa com um odor peculiar. Eu não conseguia respirar e me perdi. Eu continuei batendo em móveis e, finalmente, cai em uma grande poltrona. Eu me senti tão confortável. Eu sabia que estava morrendo, mas eu realmente não me importava.

Então, alguém passou por mim e disse: ‘Meu Deus, eu estou desmaiando!’ E caiu sobre mim. Evidentemente que me deu uma injeção de adrenalina e forcei meu caminho para sair. Alguém estava gritando, ‘Abram lugar!” Todo mundo estava tentando sair daquela névoa vermelha.”

O Navio está afundando!

 Com grande esforço, Dr. Haynes consegue subir a corda para o convés superior. Ele e um assistente começam a distribuir coletes salva-vidas para aqueles que os rodeiam.  O navio está prestes a afundar:

“… Eu caminhei lentamente para o lado do navio. Outro garoto veio e disse que não tinha colete. Eu tinha um extra e cedi. Nós dois pulamos na água que estava coberto com óleo combustível. Muitos outros estavam na água. O casco estava cheio de pessoas.

Eu não queria ser sugado com o navio, e tentei fugir. E então o navio subiu. Eu pensei que ia descer e esmagar-me. O navio continuou a inclinar-se para longe de mim, a extremidade traseira levantando-se e inclinando-se. O navio ainda estava indo lentamente para frente, provavelmente 3 ou 4 nós. Quando finalmente afundou, estava a mais de cem metros de mim. A maioria dos sobreviventes foram segurando em qualquer lugar a uma distância de meia milha a uma milha do navio.

De repente, o navio tinha afundado e tudo estava muito quieto. Tudo tinha ocorrido em apenas 12 minutos desde o golpe dos torpedos. Começamos a nos reunirmos. Estar na água não era uma experiência desagradável, exceto pelo óleo combustível que entrava no nariz e olhos. Olhamos o óleo, mesmo todo preto – olhos brancos e bocas vermelhas. Ninguém sabia que havia um médico no bote salva-vidas. Logo, todos tinham ingerido óleo combustível e ficamos doentes. Todo mundo começou a vomitar.

Naquele momento, eu poderia ter-me escondido, mas alguém gritou: ‘É o médico lá? E me fiz reconhecer. Daquele ponto em diante – e isso é provavelmente por isso que estou aqui hoje – eu fiquei tão ocupado que era obrigado a continuar. Mas, sem qualquer equipamento, a partir de certo momento me tornei um médico legista.

Muitos homens estavam sem coletes salva-vidas. O colete salva-vidas é projetado com um espaço na parte de trás. Aqueles que tinham coletes salva-vidas que estavam feridos, eu colocava o braço através deste espaço para mantê-los fora da água. E os homens foram muito bons em fazer isso. Ainda mais, aqueles com coletes apoiavam outro sem.

Quando amanheceu, começamos a ficar organizados em grupos e os líderes começaram a se destacar. Quando a luz chegou pela primeira vez, tivemos grupos de três a 400 homens. Eu diria que provavelmente sete ou oito centenas de homens conseguiram sair do navio. Comecei a encontrar os feridos e mortos. A única maneira que eu poderia checar que estavam mortos era colocando meu dedo em seu olho. Se suas pupilas estivessem dilatadas e não piscasse eu assumia que estavam mortos. Teríamos então laboriosamente que tirar seu colete salva-vidas e entrega-los a homens que não tivessem coletes. No começo eu tirava suas dogtags, fazia uma Oração ao Senhor, e deixava-os  ir. Eventualmente, eu tinha que nadar, por isso não poderia manter as dogtags por mais tempo. Ainda hoje, quando eu faço uma Oração ao Senhor consigo ouvi-los.

Noite … A segunda. Todos os homens colocam seus braços através do revestimento do colete do homem à frente, e fizemos uma grande massa para que pudéssemos ficar juntos. Manteve-nos aquecidos. Os Feridos e aqueles mais doentes ficaram no centro do grupo, e era a minha área. Alguns homens conseguiram cochilar e dormir por alguns minutos. No dia seguinte, encontramos um pequeno bote salva-vidas.

Não havia nada que eu pudesse fazer apenas dar conselhos, enterrar os mortos, tirar os coletes salva-vidas. Quando o sol quente saiu e ficamos nessa água cristalina, estávamos com tanta sede que você podia acreditar que a água não era boa o suficiente para beber. Eu passei uns momentos difíceis para convencer os homens que não deviam beber. Para tirar a esperança dos jovens, tire a sua água e comida. Lembro-me de homens notáveis que estavam bebendo água. Eles tiveram diarreia, então, desidrataram muito rapidamente, em seguida, ficaram loucos.”

  1. washington jadum de campos
    01/03/2012 às 8:46 PM

    Chico os herois nunca morrem.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

