Início > Guerras, História > Recife: 475 de História – Permita-me Apresentar Minha Cidade.

Recife: 475 de História – Permita-me Apresentar Minha Cidade.


Permita-me apresentar a minha cidade, Recife. Cidade que vive o presente, mas permanece com os pés no passado. Andar em suas ruas é contemplar o ar provinciano do final do século XIX e início do XX. Nesta cidade, onde o pioneirismo faz parte da cultura popular e do sangue nordestino que corre na veia dos bravos recifenses. Somos a cidade das revoluções, somos berço dos revoltosos de 1817, somos herdeiros do sangue derramado da República de 1824 e de todas as revoltas e revoluções do século passado. Somos bravos e guerreiros, que com olhos orgulhosos, lembram monumentos que permearam a paisagem de nossa cidade e que já não existem mais, a Igreja do Corpo Santo, Portal de Santo Antônio e tantos outros, derrubados por filhos ingratos que não entenderam que a beleza de nossa cidade é a preservação de sua história.

Assim como participamos com grandes efetivos reunidos na atual Praça do Arsenal, na década de 70 do século XIX, para lutamos bravamente na Guerra do Paraguai, também exercermos um papel importante durante a Segunda Guerra, pois éramos o centro das operações do Atlântico Norte. Aqui chegavam os náufragos dos afundamentos dos navios atacados pelos submarinos nazistas. Provemos quebra-quebra, indignados com os teutônicos e italianos, abrigamos aliados e eles construíram Hospitais, Centro de Comunicações, Aeroportos e influenciaram a nossa cultura profundamente. Como não poderia deixar de ser, mais uma vez, seus filhos não fugiram à luta. Fizemos parte da Força Expedicionária que lutou nos campos da Itália e choramos por 12 bravos pernambucanos que perderam sua vida no conflito.

Hoje Recife completa 475 anos e ainda somos referência em muitos aspectos, mesmo com problemas crônicos, típico dos grandes centros urbanos, despontamos na área de Tecnologia, área Médica e de serviços. Continuamos fortes e determinados.

Vamos caminhar de forma lenta e organizada para o futuro, mas sem deixar de honrar e preservar nosso passado que é rico e construído com suor e sangue de um povo guerreiro.

* Fotos Gentilmente cedidas por email pelo Dr. Mário Messias.

Atual Conde da Boa Vista

Local onde foi construída a atual Av. Dantas Barreto, ruas, casas e igreja foram destruídas

Teatro Santa Isabel. Com um trem se aproximando do lado direito

Avenida Guararapes na Década de 40.

Anúncios
  1. 12/03/2012 às 8:20 AM

    Belo artigo! Para mim, uma honra ter adotado esta cidade que acolhe todas as culturas!

  2. 12/03/2012 às 8:39 AM

    Recife, 475 anos de pura história!
    Linda cidade aos olhos daqueles que a amam!!!

  3. CHRISTO
    13/03/2012 às 2:07 AM

    Miranda, parabéns ficou muito bom, meu primo de belém ficou elogiando muito o seu trabalho. vc é o cara. kkkkkkk.

  4. Francisco Bendl
    18/03/2012 às 7:31 PM

    Recife, a Veneza Brasileira, capital do Estado de Pernambuco que tive a graça de Deus em conhecê-la!
    Sou gaúcho, mas não coloco o meu Estado à frente do Brasil, portanto, sou brasileiro antes de mais nada.
    Desta forma, sinto-me também um pernambucano, um nordestino, um cabra que ama esse país e daria a sua vida por ele.
    Igualmente admiro meus compatriotas, reverencio o trabalho que fazem em prol de um país melhor, de oportunizarem conhecimento e informação, exatamente como faz este notável blog, capitaneado pelo brilhante xará Francisco.
    Parabéns por tu teres trazido à baila a tua cidade, de mostrá-la ao Brasil, de contar-lhe a sua história, que é nossa, do povo brasileiro.
    Este é sem dúvida alguma o melhor espaço disponível ao estudo da História, sim, um estudo dela mesma, da História, dos fatos e acontecimentos que construíram um registro que deve ser analisado, debatido e esmiuçado ao extremo.
    Não importa que a bela Recife esteja localizada no Brasil, não é diferente das cidades de outros países, pois estamos todos no mesmo planeta, mas temos de mostrar para nós mesmos que damos importância ao que é nosso, que valorizamos aquilo que outros brasileiros fizeram, que construíram localidades onde atualmente vivemos, moramos, ganhamos o nosso sustento com trabalho, dedicação e afinco.
    Esta tem sido as tua função, Chico, e tu a tens desempenhado com singular capacidade, eficiência e dinamismo!
    Um forte abraço deste teu irmão do sul e companheiro de PE!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: