Início > Guerras, História > A Difícil Vida de Um Tripulante de Submarino

A Difícil Vida de Um Tripulante de Submarino


Ser um tripulante de um submarino alemão era uma das missões mais perigosas da guerra. Não à toa, chegou até ao final da guerra com uma estimativa de baixa de quase 90% entre os marinheiros alemães de submarinos . Na segunda metade da década de 30 os alemães investiam maciçamente na formação desse tipo de combatente, consolidando a ideia de que apenas os mais capacitados alemães poderiam exercer tais funções.  Com a Alemanha descartando o investimento em belonaves de grande porte, toda a força produtiva passou para a construção de submarinos, isso aconteceu no auge da batalha do atlântico.

Quando os Aliados, em especial os ingleses conseguiram decifrar o código da Enigma, aliado o avanço das técnicas de identificação de submarinos com a utilização cada vez mais eficiente dos sonares, a superioridade alemã nos mares se desfez por completo. Cada vez mais submarinos eram afundados e as perdas humanas eram cada vez maiores. Como consequência a reposição humana ficou escassa e, no final da guerra, o contingente dos submarinos eram cada vez menos experiente.

A jornada dos submarinos foi relativamente curta, mas permaneceu no imaginário da humanidade pelo grande estrago material e humano e, principalmente, pelo abalo psicológico que causava nas marinhas inimigas.

Enterro de Tripulante de Submarino Alemão em Recife

Anúncios
  1. 15/03/2012 às 2:05 PM

    Esta é uma das classes que mais admiro na guerra (Infantes, tripulantes de submarinos, blindados, pilotos). A vida num submarino era difícil demais.

  2. washington jadum de campos
    15/03/2012 às 5:13 PM

    São os corajosos submersos, homens tem que ter fibra para ficar dentro podemos dizer lata.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: