Início > Guerras, História > Esse País Ficou Mais Pobre Hoje! LUTO

Esse País Ficou Mais Pobre Hoje! LUTO


 Caros Amigos,

 Com profunda tristeza em meu coração e com a dor de ter perdido um grande amigo, venho informar o falecimento do Mestre Historiador Alessandro Santos Rosa um dos homens mais cultos e inteligentes que tive a oportunidade de conhecer.  Sargento Santos era militar do Exército Brasileiro e servia atualmente no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva em Recife (CPOR/Recife) e estava prestes a incorporar a Missão de Paz do Haiti. A causa-mortis ainda não foi divulgada. O Sargento Santos estava internado no Hospital Militar de Área em Recife, quando seu quadro piorou em ele foi transferido para a UTI, vindo a falecer nesta madrugada.

Alessandro dos Santos Rosa é natural do Rio Grande do Sul, sendo formando em História pela Universidade Católica de Cuiabá, realizando sua tese de mestrado pela Universidade Federal  do Paraná. Serviu com dedicação, zelo e amor à pátria, abrindo mão do convívio de sua família pela vocação profissional, configurando um exemplo para um país recheado de canalhas e dilapidadores do bem público.  Felicidade de estar relacionado para servir no contingente da Missão de Paz no Haiti, e não escondia seu orgulho de participar de tão grandiosa missão. Em paralelo estava trabalhando arduamente para escrever um livro com a História dos Pracinhas da Associação de Veteranos da FEB – Seccional Pernambuco, insistindo em concluir esse projeto antes de partir para o exterior.

Santos escreveu e colaborou com esse BLOG desde os primeiros meses, e sentia-se orgulhoso em produzir e ver seu trabalho publicado. Seu último artigo publicado A Revolução de 1964: Ponderações Historiográficas! Mostra a visão de historiador e não a de um militar sobre os eventos de 1964, dando um exemplo de análise histórica. Além de outros tantos artigos também publicamos parte de sua tese de mestrado e um especial sobre os alemães e o Brasil que serve como parâmetro para um assunto tão pouco abordado, principalmente no meio acadêmico.

Quando você escreve e tem um espaço que é acompanhado por tantas pessoas, nunca imagina que irá ter que escrever sobre um acontecimento tão triste, mas em respeito a memória desse Herói, pela sua sapiência, pelo seu exemplo de dedicação e pela seu amor incondicional ao estudo da História, deixamos registrado aqui para a posteridade tudo que Meu Amigo Santos defendeu, o respeito e o amor aos Soldados Brasileiros que lutaram na Segunda Guerra e que, assim como ele, defenderam ideais e lutaram pelo seu país, abdicando de qualquer outra coisa em prol de suas convicções.

Pedimos que o Nosso Senhor Jesus Cristo possa confortar sua esposa Rosangela e seus filhos Matheus e Eduarda.

Para encerrar segue abaixo os Agradecimentos da Tese de Mestrado do Professor Alessandro dos Santos Rosa:

“Agradeço a Deus, meu amigo fiel de todas às horas que, através de minhas orações, fortaleceu meu espírito, possibilitando que eu tivesse a coragem e superasse as dificuldades que às vezes pareciam infinitas dentro desse período. Elevo os meus pensamentos aos céus e agradeço por tudo que recebo, por tudo que sou e faço, onde sempre encontro fé e esperança, permitindo renova sempre minhas forças.”

 

Alessandro dos Santos Rosa

Alessandro dos Santos Rosa

Sargento Santos e Francisco Miranda

Grupo da ANVFEB-PE em Reunião comemorativa a Tomada de Montese em 14 de abril de 2012

Palestra sobre a Tomada de Montese

Anúncios
  1. Francisco Bendl
    01/05/2012 às 12:37 PM

    Minhas condolências à família enlutada deste gaúcho que honrou o Exército Brasileiro na sua passagem por ele.
    Um abraço fraterno a ti, Chico, pela perda do amigo querido.
    Lamento o passamento de um legítimo cidadão, exemplo de conduta e profissionalismo.

  2. Rigoberto Júnior
    01/05/2012 às 1:10 PM

    Chico,
    realmente sentiremos muita falta deste grande amigo de todas as horas. Que Deus o coloque entre os justos e traga consolo à sua Família neste momento tão difícil para todos.

  3. Monteiro - TC
    01/05/2012 às 1:21 PM

    Realmente uma grande perda. Descanse em Paz, amigo Santos.

  4. Mauro Moriarty
    01/05/2012 às 3:46 PM

    Ainda profundamente abalado pela perda de um grande amigo pessoal,venho prestar solidariedade ao amigo Chico Miranda pela perda do seu amigo.

    Assim como meus respeito e consideração pela memoria do homem de bem que os protestos de solidariedade e estima por parte de todos que o conheciam bem, deixam enobrecer ainda mais.

  5. BENEDITO CHRISTO
    01/05/2012 às 4:39 PM

    Caro amigo Miranda, fiquei bastante triste pela perda do amigo Santos. Te agradeço por me dá a oportunidade de conhecê-lo. Infelizmente não tive muita chance de sentar e de bater um papo, mas as horas dadas pra ter contato com ele foi sensacional, uma pessoa calma, inteligente, companheira, sincera, brilhante e muito orgulhoso em servir ao EXÉRCITO BRASILEIRO. Espero que muitas pessoas tirem exemplo maravilhoso do nosso eterno amigo.

    Deus conforta a família do nosso amigo Santos e que os anjos guerreiros sempre iluminem a sua família e amigos.

    PE CHRISTO

  6. Asp- off Barbosa
    01/05/2012 às 6:16 PM

    Grande Santos , passamos um período bem ralado no ano de 2011 que foi o estágio de adaptação a caatinga , nesse ano ainda era uma aluno em formação , mesmo assim dentro do sertão nordestino , não distinguia se ele era sgt e se eu era um aluno. La o grande objetivo era completa o Estágio , que nós conseguimos. Um grande abraço e que Papai do Céu coloque ele sempre ao seu lado como fiel escudeiro.

  7. PE Pinheiro
    01/05/2012 às 6:58 PM

    Foi uma grande perca para todos nós, conheci o Sgt. Santos na última reunião e passamos boa parte do tempo conversando, sobre exército, história e principalmente “família”, foi suficiente para perceber a grande pessoa humana que era.

    Vamos elevar nossas preces a Deus, para que ele der conforto e conformação a sua Esposa, Filhos, parentes e amigos.

  8. Josué Custódio de Araújo Sobrinho
    01/05/2012 às 7:23 PM

    Caros amigos Mestres Chico, Rigoberto e demais integrantes e colaboradores da família FEBiana.

    O Sargento Santos era o exemplo de serenidade, dedicação e profissionalismo junto as suas paixôes, além da sua família, que eram o Exército Brasileiro e a FEB, em especial a nossa regional. Não tive muito contato com ele, mas este pouco contato que tivemos, mas proveitoso, serviu para mostrar o quanto existem pessoas determinadas e desprendidas de e/ou por qualquer recompensa. Apenas realização pessoal e profissional.

    Sinceramente fico muito perplexo com a perda precoce do Santos, pois conversamos no último dia 14 de abril e ele estava em plena saúde e muito satisfeito por participar da MINUSTAH.

    Mas, infelizmente, existem as trincheiras da vida pelas quais todos nós temos que passar.

    Perdemos mais um amigo, mas ele foi atender a uma designação junto a Caxias, Andrade Neves e Osório, para que sirva junto ao nosso bom Deus de todos os exércitos.

    Vai, cumpre tua missão e não deixe de vigiar pela gente, irmão!

    Prof. Josué Araújo.

    Olinda-PE, 01mai12.

    BRASIL ACIMA DE TUDO!

  9. washington jadum de campos
    01/05/2012 às 8:41 PM

    Mais pobres somos sentindo a ausência de vamos dizer heróis da História, meu profundo pesar.

  10. Adriane
    01/05/2012 às 11:19 PM

    Grande perda!
    Que Deus conforte o coração da Zan e das crianças.
    Descanse em Paz, querido amigo!!!

  11. 2º Sgt Art R2 Bruno Ribeiro
    02/05/2012 às 12:21 AM

    Será eterno em mim as lembranças, das brincadeiras e piadas, dos projetos que um dia pensamos juntos com Rigoberto Jr e Chico Miranda, das reuniões, das palestras, dos encontros para jogar conversa fora, das formaturas militares, do incentivo para não parar o curso de história, da 37ª Corrida Duque de Caxias a qual corremos juntos com o Brasão dos nossos pracinhas da FEB-PE estampado no peito.
    Estás vivo em nós!
    Coragem, Justiça, Lealdade, Honra, Generosidade, são lemas antigos dos cavaleiros o qual guardo comigo.
    Vai em Paz! Segue em frente Nobre Cavaleiro!

    “As palavras convencem, o exemplo arrasta!”

  12. Tayná
    02/05/2012 às 6:33 PM

    Força!
    infelizmente é uma das regras da vida….

  13. PRIMEIRO SARGENTO DE CAVALARIA ROMEIRO ( FOCA)
    04/05/2012 às 3:50 PM

    1 Sgt Cavalaria ROMEIRO, SOU AMIGO DO SANTOS NÓS ERAMOS COMO IRMÃO UM DO OUTRO, SERVIMOS E TRABALHAMOS JUNTOS NA NOBRE ORGANIZAÇÃO MILITAR “14 REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADO EM SÃO MIGUEL DO OESTE – SANTA CATARINA SEMPRE VOU ME LEMBRAR DE NOSSAS CORRIDAS DURANTE O TREINAMENTO FÍSICO DE 10 KM, DE NOSSAS PALHAÇADAS JUNTOS, NÓS BRINCANDO E ZOANDO E CONTANDO PIADA, ME LEMBRO QUANDO A ESPOSA DELE IA VISITAR NOSSO PELOTÃO E NÓS PEGAVA A VASSOURA E PANOS PARA LIMPAR PARA MOSTRAR A ELA QUE ESTÁVAMOS TRABALHANDO MUITO, E ELA DIZIA PODEM VOLTAR AO NORMAL E NÓS PEGÁVAMOS UMA CUIA DE CHIMARRÃO (CADA UM), COMO EU ERA O MILITAR RESPONSÁVEL ALI, DIZIA PARA ELE PODE FICAR ESTUDANDO HISTÓRIA TRANQUILO, ALÉM DA DISTÂNCIA ELE EM RECIFE E EU PONTA GROSSA -PR, NÓS CONTINUAMOS CONVERSANDO E RINDO PELA INTERNET, PRA MIM ELE ESTA VIVO, AGORA QUANDO SAIO PRA CORRER OLHO PARA O LADO E ENXERGO ELE CORRENDO COMIGO E QUANDO FAÇO PALHAÇADAS E BRINCADEIRAS , SEI QUE É ISSO QUE DEVO FAZER PORQUE ELE APROVAVA MUITO MINHAS BRINCADEIRAS. ELE ME CHAMAVA DE MEUUUUUUUU COMANDANTE, E MEU APELIDO É FOCA E ELE ERA MEU ADJUNTO………UM PELOTÃO DE CAVALARIA MECANIZADO COMANDADO POR SARGENTOS E ELE REALMENTE ERA MUITO ESPECIAL, ERA NÃO SEMPRE SERÁ………………MEU ADJUNTO E MEU ETERNO AMIGO SANTOS. FOCA COMO TODOS ME CONHECEM NO EXÉRCITO……EU E SANTOS TINHA ALGO EM COMUM, FAZER O BEM E ADQUIRIR AMIGOS………..

  14. Paulo Ramos
    04/05/2012 às 10:32 PM

    Sr Francisco Miranda, parabéns e obrigado pela homenagem ao amigo Santos. Tive a oportunidade de conviver em São Miguel do Oeste-SC. Compartilhamos momentos de profissionalismo, de cultura recíproca, de alegria, humor e amizade. Sempre o admirei por sua serenidade e prontidão. É uma das melhores pessoas que conheci em minha vida. Que Deus conforte sua família nesse momento de dor.
    “Amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito, dentro do coração, mesmo q o tempo e a distância digam não… pois seja o que vier, venha o que vier, qualquer dia amigo eu volto a te encontrar, qualquer dia amigo a gente vai se encontrar” (Milton Nascimento). Subtenente Paulo Ramos, Valença-RJ.

  15. 05/05/2012 às 4:49 PM

    Nessa hora nos damos conta do quanto é importante não perdermos contato com os amigos que fazemos durante a vida, ter a oportunidade de ler tão profundas mensagens relatando um pouco de cada passagem que tivemos com esse nobre amigo, só demonstra o ser humano que era, realmente estamos tristes com a perda desse amigo, tb tive a oportunidade de servir com o Sgt Santos, um cara sereno, que tratava a todos com igualdade, brincalhão como citou o amigo “foca”. Acho triste quando ouço pessoas dizerem no nosso convívio do Exército, ” Que não estão aqui para fazer amigos”, pensamento medíucre, pois a melhor coisa que acontece é saber que em qualquer canto desse nosso País tão esplêndido é saber que temos amigos, amigos verdadeiros, que estão sempre nos estendendo a mão, e um exemplo a ser seguido foi o amigo Santos.
    Amigo que ” NOSSOS ESTRIBOS SE CHOQUEM EM CAVALGADAS FUTURAS”, fica o meu pesar a família.
    2º Sgt Cav Belles, Santa Maria – RS

  16. Santa Maria - RS
    07/05/2012 às 11:20 AM

    Descanse em paz mu amigo! Confesso que estou muito triste. Que Deus possa confortar a Esposa e filhos. Lembrança de seu sempre amigo PIMENTEL

  17. 07/05/2012 às 11:21 AM

    Santa Maria – RS :
    Descanse em paz mu amigo! Confesso que estou muito triste. Que Deus possa confortar a Esposa e filhos. Lembrança de seu sempre amigo PIMENTEL

  18. CÉSAR FANFA
    18/05/2012 às 11:13 AM

    Cada um que passa em nossa vida,
    passa sozinho, pois cada pessoa é única
    e nenhuma substitui outra. Cada um que passa em nossa vida,
    passa sozinho, mas não vai só
    nem nos deixa sós.
    Leva um pouco de nós mesmos,
    deixa um pouco de si mesmo.
    Há os que levam muito,
    mas há os que não levam nada.
    Essa é a maior responsabilidade de nossa vida,
    e a prova de que duas almas
    não se encontram ao acaso.
    (Antoine de Saint-Exupéry)

    A morte não é o fim de tudo. Ela não é senão o fim de uma coisa e o começo de outra.
    Na morte o homem acaba, e a alma começa.
    A morte é uma mudança de vestimenta. A alma, que estava vestida de sombra, vai ser vestida de luz.
    (Victor Hugo)

    Com certeza o amigo SGT SANTOS deixou muito de si àqueles que o conheceram.
    Sempre será lembrado.
    Fique com Deus meu amigo.
    Fanfa

  19. PRIMEIRO SARGENTO DE CAVALARIA ROMEIRO ( FOCA)
    29/09/2012 às 12:06 AM

    ETERNO ANJO PRESENTE!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: