Início > Guerras, História > As Motos e SideCars – O princípio da Mobilidade da Guerra

As Motos e SideCars – O princípio da Mobilidade da Guerra


O início da Segunda Guerra apresentou um novo conceito de combate: A mobilidade da tropa. E nada expressa tão bem essa mobilidade quanto à utilização de motos e os sidecars alemães.  Enquanto a França importava milhares e milhares de cavalos de todas as partes do mundo durante o período conhecido como “Guerra de Mentira”, a Alemanha fabricava motos. A nova concepção configurou um avanço inestimável na guerra durante todo seu percurso e possibilitou a popularização de motos, principalmente nas décadas subsequentes a guerra.

Artigo: http://www.plastimodelismobrasil.com.br/?p=317

BMW R75 WHIT SIDECAR – o novo exército alemão fez uso das experiências coletadas na I Guerra Mundial para realizar sua reconstrução moderna baseada na motorização. Apesar das limitações do Tratado de Versailles comandantes introduziram veículos civis para o exército, criando assim uma “mentalidade motorizada”. Em 1940, um batalhão composto de 3 a 4 companhias cada um equipado com 52 motocicletas com sidecar e 4 motos (simples), foi integrado na infantaria motorizadas e na divisão blindada. Além disso, as motos estavam presentes em quase todas as unidades da Wehrmacht, especialmente com as unidades de reconhecimento e de comando, bem como as unidades pioneiras e de abastecimento. Produzida aproximadamente 16.500 unidades, a BMW R 75 juntamente com o Zündapp 750 formaram o núcleo das unidades motorizadas em todos os teatros de operações, especialmente na África e na Rússia. A motocicleta foi equipada comum uma metralhadora MG 34 montadas no carro do lado. Na estrada atingia uma velocidade máxima de 92 km / h.

Anúncios
  1. 05/05/2012 às 9:51 PM

    Olá,encontrei seu Blog hoje e gostei muito, você teria alguma informação interessante sobre a revolução de 32 no Tunel da Mantiqueira? Tenho feito umas buscas lá e pela quantidade de projétei e capsulas de munições o combate lá deve ter sido violento
    desde já obrigado!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: