Início > Guerras, História > AMAN e ANVFEB-PE entregam Medalha Aspirante Mega – Reconhecimento Histórico

AMAN e ANVFEB-PE entregam Medalha Aspirante Mega – Reconhecimento Histórico


            A Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Seção Regional Pernambuco fez a entrega da Medalha Aspirante Mega no dia 10 de maio, na Academia Militar das Agulhas Negras, ao cadete primeiro colocado do terceiro ano do Curso de Infantaria, sendo agraciado com a honraria após participar do exercício da liderança, cuja execução visa desenvolver atributos das áreas afetiva, cognitiva e psicomotora, inerentes ao futuro comandante dos pelotões da Arma de Infantaria.

            Esta prova é realizada em uma única oportunidade durante o ano de instrução, sendo desencadeada ao longo de três jornadas ininterruptas. Ao longo deste período, os cadetes são submetidos a intensos esforços físicos, sendo avaliados quanto à sua capacidade de comando sob condições adversas, as quais buscam a imitação das extenuantes situações de combate.

            O nome dado à prova foi inspirado na heroica ação de combate desencadeada pelo Aspirante Francisco Mega, único Aspirante a oficial a tombar em combate no Teatro de Operações da Itália. No dia 15 de Abril de 1945, ele lançou-se à frente do seu pelotão contra as tropas inimigas instaladas na Cota 778 à leste da cidade de Montese e, mesmo sendo ferido mortalmente  no momento do assalto, buscou  a motivação dos seus homens na manutenção do ataque, proferindo as seguintes palavras: “Porque estão parados em torno de mim? A guerra é lá na frente. Quem está no fogo é para se queimar! Estou aqui por que quis! Se vocês estão sentidos com o que aconteceu, vinguem-se acertando o comandante deles! De nada valerá o meu sacrifício se não conquistarem o objetivo. A minha vida nada vale, a minha morte nada significa diante do que vocês ainda tem para fazer . Prossigam na luta…”

            Através deste legado deixado pelo Aspirante Mega, o Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras, por meio da referida prova, procura forjar o caráter militar de cada um dos seus Cadetes.

            Na solenidade, o General Arruda – Comandante da AMAN, fez a entrega da Medalha Aspirante Mega ao Cadete João Paulo Milanello TESSARI (1º colocado de 2011) e ao Cadete STYVERSON Mendes Fernandes (1º colocado de 2012).

            A Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira sente-se honrada em poder agraciar estes Cadetes que souberam enfrentar com bravura e dignidade as dificuldades impostas, honrando a memória dos nossos verdadeiros Heróis.

“Conspira contra sua própria grandeza,  o povo que não cultiva os seus feitos heroicos”

Aspirante Francisco Mega

 

Os agraciados em continência a Bandeira

 

Cadete Styverson Mendes Fernandes

 

Cadete João Paulo Milanello Tessari (destaque 2011)

 

Foto da Turma do Aspirante Francisco Mega da Escola Militar de Realengo – 1942

Anúncios
  1. Valdeir S. Macêdo Santos
    20/05/2012 às 7:23 PM

    Parabéns, João Paulo MilanelloTessari (Destaque de 2011) que Deus e Nossa Senhora continue a Abençõar sua carreira!!!!! E Parabéns também pãra sua Familia…. Mãe Silvia Milanello Tessari, Pai Dácio e irmã Fernanda que com certeza sempre estiveram ao seu lado apoiando e rezando muito…!!!!!!

  2. Laise Tessari
    21/05/2012 às 9:17 AM

    Parabéns João Paulo M. Tessari, estamos orgulhosos de você! Você merecee!
    Beeijos da Família Tessari

  3. André Gomes dos Santos
    21/05/2012 às 1:28 PM

    Parabéns João Paulo!!!

  4. Silvia Maria Milanello Tessari
    21/05/2012 às 8:13 PM

    Parabéns filho….. Isso é motivo de muito orgulho pra todos nós !! Ano passado conseguiu destaque Mega, esse ano como instrutor chefe , comandou direitinho !! Continue asssim, humilde, solidario, corajoso e firme na fé (sempre) Obrigada Val… rezando sempre né amiga!! é o que mais tenho feito nesses ultimos anos rs Enchendo os ouvidos de N.Sra !! , Laise, André … Obrigada pelo carinho !! É isso…. Mega beijo dourado Joaoooooooooooo
    Pai, Mãe , Fer !!

    Francisco Miranda Parabéns Pela Reportagem !! Parabéns p/o Mega 2012 Styverson !!

    • 21/05/2012 às 8:23 PM

      Senhora Silvia,

      Seu filho orgulha a tradição da infantaria do Exército Brasileiro e a História desse país que, apesar de alguns péssimos exemplos, ainda produz homens de fibra, coragem e dedicação e orgulham pela manutenção da tradição de heróis como Francisco Mega.

      Abraços,
      Francisco Miranda

  5. dalcio antonio tessari
    25/05/2012 às 7:56 AM

    “FILHO”,

    Quando tomamos conciência de que alguem venceu , logo pensamos no seu estado de sorte. Mas no entanto, se olharmos com atenção , veremos que ali houve: métodos , determinação , perseverança e vontade firme de vencer . Portanto , continue sempre com este espirito guerreiro e com bastante humildade em busca do seu ideal. Parabéns..

    BRASIL.!!!! COMPLETA AI….

    ABRAÇOS
    DALCIO TESSARI

  6. RENATA PETRUCCI
    28/05/2012 às 12:50 PM

    PARABENS JOAÕ PAULO VC(S) MERECEM, PARANBENS SILVIA,SUA DEDICAÇÃO FOI VENCEDORA, PARABENS DALCIO, QUEM ME DEIXAVA POR DENTRO DAS NOTICIAS, SABER QUE UM JOVEM TÃO PROXIMO A GENTE, ATINGE UM SUCESSO DESTE TAMANHO, SÓ NOS BASTA TORCER PARA QUE OUTRAS MEDALHAR SEJAM BORDADAS EM SEU PEITO E EM SUA VIDA. PARABENS!!!!!!

  7. Renata Mega e Chagas Borelli
    20/03/2014 às 9:21 PM

    Parabéns aos primeiros colocados!
    Como sobrinha neta do Aspirante Francisco Mega – mesmo o tendo conhecido apenas pelas histórias da minha avó, sua irmã – fico muito orgulhosa de ver o seu nome lembrado e ligado à honra, determinação e perseverança!
    Que Deus abençoe a todos que protegem o nosso país e tentam conquistar um mundo melhor!

  8. Angela Maria Mega e Chagas
    21/03/2014 às 12:23 PM

    Sr. Francisco Miranda
    Foi com muita emoção que visitei esta página, que homenageia a FEB e, especialmente, meu tio, Francisco Méga. Também não o conheci, pois nasci em 1949. Mas, minha mãe ensinou-nos (tenho um irmão, também Francisco Mega, e Chagas) a respeitar sua memória, levou-nos à sala Francisco Méga, na Aman, onde já participamos, como representantes da família, da entrega das medalhas às equipes vitoriosas da prova Aspirante Méga. E aprendemos a cantar “Fibra de herói”, sempre de pé e com a mão no peito.
    Sinto muita pena que nossos heróis nem sejam lembrados e que poucos brasileiros conheçam suas histórias.

  9. Francisco Mega e Chagas
    30/01/2015 às 4:42 PM

    O meu orgulho é imenso , por tudo que sei, relatado pelo meu pai cel Hermes e pela minha mãe Ivette ,irmã do meu tio Francisco Mega e por tudo que já li e ouvi sobre ELE.ajudou muito a moldar o meu carater e a minha postura como homem

    Francisco Mega e Chagas

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: