Início > Guerras, História > O Fusca Nasceu no Reich Nazista

O Fusca Nasceu no Reich Nazista


Adolf Hitler, o futuro líder da Alemanha, esboçou um desenho do que viria a ser um dos carros mais populares da história. No verão de 1932, enquanto almoçava em um restaurante em Munique, inspirando pela admiração e amizade a Henry Ford, formulou um engenhoso plano: para reduzir o desemprego, iria implantar um programa massivo de obras públicas, incluindo super-rodovias, para tanto era necessário desenvolver um carro totalmente idealizado ao estilo alemão de luxo e baixo custo de produção. Hitler entregou o desenho para o chefe da Daimler-Benz, Jakob Werlin e disse para ele levar para pessoas que entendem mais disso do que ele, mas que ele gostaria de saber se era possível fazer um veículo com aquelas linhas.

Havia apenas um automóvel para cada 50 alemães, com comparação com um para cada cinco nos Estados Unidos, já que a maioria dos trabalhadores usavam a bicicleta ou transporte público como meio de transporte.

Hitler não foi o primeiro a conceituar super-rodovias e carros a preços acessíveis, mas quando ele assumiu a liderança da Alemanha em 1933, procurou Ferdinand Porsche, mas esse estava enfrentando sérios problemas. Erwin Komenda, o designer-chefe da Auto Union, estava trabalhando no desenvolvimento de um veículo com a ajuda de um túnel de vento. Ele se voltou para o projeto e construiu o protótipo do carro mais fabricado do século XX. Uma pequena equipe de engenheiros iria iniciar o desenvolvimento a partir de 1934.

 Existem outras considerações do texto acima e fontes de consultas que devem ser levadas em consideração quando na afirmativa de Hitler teria “criado o fusca”. Uma das fontes repassadas foi http://www.volkswest.co.uk/beetle_history.html

esboço creditado a Hitler, contudo há sérias controvérsias sobre a origem desse desenho, contudo nenhuma delas comprovada.

O carro popular do alemães

Apresentação do Protótipo

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: