Início > Mais Assuntos > Conhecendo Pernambuco e Suas Histórias

Conhecendo Pernambuco e Suas Histórias


Na década de 30 o Recife passou a ser uma das primeiras cidades do mundo a utilizar os bondes “Zeppelin” resistentes e com peças em alumínio. Tudo isso veio à baixo quando na eclosão da Segunda Guerra Mundial, quando o havia recionamento de matéria prima

Praça Marciel Pinheiro na década de 40 do Século XX. Em um sobrado nesta praça, morava a escritora Clarisse Lispector. Ela passou parte de sua infância no bairro da Boa Vista e estudou no Colégio Ginário Pernambucano, antes de se mudar para o Rio de Janeiro

 

Na Avenida Boa Viagem nº. 400 no Recife, Pernambuco, existiu uma curiosa casa no formato de navio, construída em 1940, a casa pertencia ao empresário Aldemar da Costa Carvalho com arquitetura semelhante ao navio Queen Elizabeth, com sala de reunião, quartos, suítes, salão de jogos, cinema, restaurante e até uma cabine de comando com todos os equipamentos originais de navio. A casa virou cartão postal, e foi filmada pela Metro Golden Meyer, de Hollyooh, e hospedou diplomatas e até presidentes. Foi demolida em 1981, para a construção de um edifício. Fonte:http://eduardogeneroso.blogspot.com.br

Marco Zero no Recife Antigo. Na década de 40 possuía uma giratória com uma estátua do Barão do Rio Branco. Atualmente o local está reestruturado com a estátua localizada do lado esquerdo do Marco Zero.

Ponte da Boa Vista com bonde elétrico na década de 40. No local próximo a essa ponto, existia uma outra, construída pelo holandeses em localização exata desconhecida. Pelos mapas do período acredita-se que ela ficava próximo a atual Casa da Cultura (antiga Casa de Detenção)

Anúncios
  1. Francisco Bonato Pereira
    02/07/2012 às 10:23 AM

    Caro Francisco Miranda: uma demonstração de pernambucanidade a sua divulgação das fotos históricas de Pernambuco. Um registro, em particular, da Igreja Batista do CORDEIRO organizada em 1905) , na ocasião da Assembleia das igrejas batistas pernambucanas (1950)

    • 02/07/2012 às 10:33 AM

      Caro Francisco Bonato

      Como pesquisador, pernambucano e membro de uma igreja batista não nada além da minha obrigação. Divulgar a história do meu povo e do meu Estado.

  2. Vinícius Muline dos Santos
    04/07/2012 às 8:01 PM

    Prezado Francisco Miranda

    As fotos antigas são mais que convidativas. Um flagrante de História.
    Sou de Vitória/ES, mas já estive em Recife e Olinda há alguns anos. Comprei até uma camisa do Santa Cruz.
    Impactante é a História desse estado nordestino. Enfim, desejo-te, inevitavelmente, sucesso. Um fraterno, sincero e capixaba abraço.

    Atenciosamente,
    Vinícius Muline

    • 04/07/2012 às 8:06 PM

      Obrigado Vinícius pelo seu carinho capixaba, agradeço sua apreciação por meu Estado. Lembre-se da próxima vez levar uma camisa do Sport. 🙂 Abraços

  3. Bartolomeu Bezerra da silva
    02/02/2013 às 1:23 AM

    Ótimo arquivo parabéns, gosto de conhecer as historias da minha cidade.

  4. Ana Clara
    10/04/2013 às 1:42 PM

    Muito legais as imagens, só uma correção: a fotografia não corresponde ao palacete Augusto Frederico de Oliveira (atual Museu do Estado de Pernambuco); acredito que é Residência Elvira G. de Moraes, mas não sei o endereço…

  5. Ana Clara
    10/04/2013 às 1:44 PM

    estou pesquisando sobre este palacete, se fosse possível, vc poderia me passar a fonte dessas imagens por favor? eu agradeceria muito!

  6. Ana Clara
    10/04/2013 às 2:19 PM

    Descobri! É na verdade a Residência do Barão Rodrigues Mendes, atual Sede da Academia Pernambucana de Letras

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: