Início > Guerras, História > 7ª Companhia de Comunicações – Unidade Tradicional do Exército Brasileiro

7ª Companhia de Comunicações – Unidade Tradicional do Exército Brasileiro


Com a chegada em definitivo da guerra para o Atlântico Sul, em especial no momento em que o Brasil corta as relações diplomáticas com a Alemanha,  e o consequente afundamento de navios mercantes brasileiros que passam a ser alvo de submarinos do Eixo. O então Comandante da 7ª Região Militar, o General de Divisão Mascarenhas de Morais inicia uma série de mudanças nas tropas do Nordeste brasileiro, tais como patrulhamento do litoral e transferências de Unidades Militares para a região com o objetivo de melhorar as defesas do litoral.

Por isso Pernambuco possui algumas Unidades Militares que foram criadas ou transferidas nesse período. Uma dessas Unidades Militares é a atual 7ª Companhia de Comunicações que é comandada pelo Major Marcelo Santos Gonçalves.

A Unidade comemorou no dia de hoje 71 anos de existência; mais de sete décadas de história e envolvimento com os principais acontecimentos do Estado de Pernambuco desde o final da primeira metade do século passado. A 7ª CiaCom participou dos grandes eventos, tais como o envio de efetivos para a Segunda Guerra Mundial, participação nos eventos de 31 de março de 1964, calamidades públicas, como as grandes enchentes da década de 70 e participou das Missões de Paz UNAVEM III (Angola) e MINUSTAH (Haiti).

Por toda essa força operacional e peso histórico a 7ª Companhia de Comunicações possui uma intima ligação com a História recente do Pernambuco. E isso é o mais importante elemento que hoje figura na briosa companhia, o orgulho e zelo pela preservação dessa história. Não por acaso, observa-se entre os integrantes da Unidade, e no próprio aquartelamento, o cuidado na preservação de sua história.

Orgulha-nos como cidadão brasileiro e como historiador observar em outros brasileiros o apego com o passado de seu povo, representado aqui por uma Unidade Militar participativa da História do Brasil.

Major Marcelo entrega Diploma de Amigo para o Vice-Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileiro – Regional Pernambuco Sr. Rigoberto Souza Júnior

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: