Início > Guerras, História > As Melhores Fotos da Segunda Guerra – Extra

As Melhores Fotos da Segunda Guerra – Extra


 

 Particularmente creio que a fotografia expressa um sentimento tão importante que é análise temporal de uma determinada cena. Isso fascina qualquer estudioso de um período. Imagine se pudéssemos ter fotografias dos principais fatos históricos da humanidade.

 A Segunda Guerra é o primeiro evento que conseguimos capturar imagens que, há 70 anos transformaram o mundo no que ele é hoje. Nas fotografias podemos perceber o sofrimento do ferido, o cansaço da marcha, o avanço do destemido…A morte do soldado! Analisamos aquela imagem que podem dizer muito mais do que apenas a própria imagem, podem contar a história da humanidade pela óptica de quem esteve lá, de quem foi fotografado! E isso será de suma importância para que os eventos desse sofrimento não se repitam, pelo menos com essa abrangência.

Paraquedista americano

Paraquedista americano

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios
  1. Mauro Moriarty
    01/08/2012 às 12:35 AM

    As fotos da guerra sempre me fascinaram, e ao mesmo tempo, tiveram o efeito de me fazer cair na realidade do tempo e espaço dos eventos ocorridos.

    Durante muito tempo a antiga literatura sobre o assunto, de que dispunha, e que herdara de meu pai, vinha com uma pobreza previsível de ilustrações, eu suponho que os autores eram orientados por parte da editora a não ofender a sensibilidade dos leitores com as imagens chocantes do grande conflito, mas quando a partir da década de 60 foram editadas publicações do nível e da repercussão da editora Renes, que quem a tem pode notar o comentário sobre a Diretora de arte: Sarah Kingham que como coordenadora de diagramação da série: História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial, “estabeleceu novo padrão de informação em livros , com intima integração de texto e material visual”.

    Não podemos deixar de citar também a Coleção Segunda Guerra Mundial da editora Codex, a rival da Rennes no seu tempo, em interação entre imagem e descrição dos eventos abordados, ambas as coleções consideradas hoje essenciais por qualquer bibliófilo sobre a 2ª Guerra Mundial.

    Depois das duas coleções o estilo foi de uma certa forma padronizado pela maioria das publicações das editoras, “pelo menos daquelas que tiveram a visão de optar pelo estilo que predominaria nas publicações futuras de maior susseço”, entre as atuais cito como exemplo: A coleção 70º Aniversário da II Guerra Mundial 1939-1845 da Abril Coleções e que sem duvida vai ocupar o mesmo lugar de importância junto as duas acima citadas, para a posteridade junto aos aficionados do assunto.

    Por fim fiquei impressionado com a foto do paraquedista americano, e com o continuo excesso de zelo do nosso estimado amigo Chico Miranda, que insiste em incitar o nosso apetite pelo assunto com essas perolas raras (E em cores) que ele insiste em conseguir e compartilhar com todos os amantes do assunto.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: