Início > Guerras, História > A Luftwaffe e o Fanfarrão do Göring

A Luftwaffe e o Fanfarrão do Göring


 A Luftwaffe foi a mais impressionante Força que se desenvolveu com a ascensão do regime nazista. Durante o período entre guerras, a Alemanha foi totalmente destituída de uma Força Aérea, não podia produzir aviões de combate ou formar pilotos. Mesmo sob essas severas proibições, o sistema nazista conseguiu driblar as restrições e formar pilotos a partir de aeroplanos e cursos no exterior. Mas foi na Luftwaffe que ocorreu, talvez, um dos piores erros de Hitler, e ele atendia pelo nome Herman Göring.

 Göring foi um dos maiores ases da aviação alemã da Primeira Guerra, um piloto talentoso, mas um oportunista sagaz. Fez parte do Regime desde o seu início, se elegendo nas eleições que antecederam a tomada de poder pelo regime de Hitler e quando ele se torna ditador, Göring recebe o comando da Força Aérea em plena formação. Mas não demora muito para que o fanfarrão comece a aparecer de fato. Promete a Hitler que Berlim nunca seria bombardeada, e essa era uma característica do Comandante da Luftwaffe, promessas sem noção.

 Quando no avanço sobre o Canal da Mancha, em plena marcha para destruição total da Força Expedicionária Britânica, Hitler dar ordens para pararem o avanço sobre Duquerque. Atônitos os comandantes de Exércitos e de Divisões protestam, querem avançar! Entre eles Guderian e Rundstedt. A desculpa do Fürher é uma parada visando à conquista do sul, em preparação a um possível contra-ataque dos franceses remanescentes, outro argumento é que Göring prometera a Hitler que os britânicos da praia, não escapariam da Luftwaffe. 500 mil soldados britânicos e franceses são evacuados pelo Canal pelas semanas seguintes.

A guerra continua! Depois da conquista da França, todos os campos de aviação franceses caem nas mãos dos alemães. Começa os preparativos para a Operação Leão-Marinho, invasão da Ilha principal da Grã-Bretanha! Göring promete uma derrota esmagadora e a superioridade aérea total. Além de não conseguir, mais uma vez, a Alemanha não consegue repor os aviões e treinar os pilotos na proporção que são abatidos! Primeira grande derrota Alemã!

 Para finalizar, quando ele percebe que tudo está perdido, diferentemente dos Goebbels que escolhe morrer com seu líder. Ele se entrega para os americanos, na esperança de se manter no poder em um futuro governo aliado. Fica surpreso ao saber que vai a julgamento. Os soviéticos exigem uma pena pesada sobre a maior autoridade nazista presa em Nuremberg. Mesmo se defendendo inteligentemente das acusações, se mata quando não havia mais esperança de liberdade. Esse era Göring!

 

 

 

Anúncios
  1. Mauro Moriarty
    03/08/2012 às 12:30 AM

    Algumas características são marcantes em Herman göring: seu sucesso como piloto na 1ª Guerra mundial por exemplo, ele se tornaria um ás e conseguiria o comando da mais famosa esquadrilha da 1ª guerra denominada Circo voador, a mesma esquadrilha que pertencera antes ao famoso Von Richthofen (Mais conhecido por Barão Vermelho), ninguém que fosse destituído de mérito poderia alcançar tal honraria, e foi por mérito próprio que Göring a mereceu, isso junto com a mais cobiçada das condecorações Prussianas a Pour Le Mérite só concedida a pilotos que houvessem derrubados 20 aviões, o que o tornava inequivocamente um ás da aviação de caça da Grande guerra.

    Também o amor sincero que devotou a sua mulher Carin até sua morte prematura, Göring jamais deixou de lhe cultivar a lembrança, e até associou seu nome a suntuosa residência que construiu no apogeu de seu poder pessoal, o Carinhall.

    Infelizmente para Göering a medida que as ambições de Hitler foram se realizando e ele foi se beneficiando acumulando cada vez mais atribuições e consequentemente poder , foi se corrompendo moralmente, engordou exageradamente, viciou-se numa droga analgésica e desenvolveu gosto exagerado pelo luxo desmedido, alguns atribuíram esse comportamento a falta da influência benéfica de Carin na sua vida.

    Esse comportamento o alienou consideravelmente da direção da Luftwafen, ele chegou mesmo a colocar a arma aérea Alemã nas mãos do antigo amigo e como ele ex-piloto de caça Milch a quem nomeou ministro da Luftwafen, erro terrível de Göring, Milch era homem de vida desregrada, irresponsável para o cargo que lhe foi conferido, ele prejudicou a produção de aviões , quando Göring finalmente foi chamado a atenção para o problema e convocou Milch para explicações, Milch suicidou-se, Göring teve de assumir toda a culpa e arcar com as consequências.

    O importante é entendermos que as diretrizes básicas do papel da Luftwafen foram de Hitler e não de Göring foi ele quem determinou uma força aérea tática que trabalhasse exclusivamente no apoio do exercito em terra, a fim de integrar-se totalmente a Blitzkrieg, o resultado disso foram aviões de curta autonomia de voo, e fracasso completo no desenvolvimento de um bombardeiro pesado, as consequências à derrota na batalha da Inglaterra e incapacidade de atingir a produção industrial Soviética situada atrás da retaguarda Soviética, além do atraso na produção do ME-262, por conta da conversão para bombardeiro que Hitler exigiu.

    Em seu julgamento em Nuremberg, recuperou-se física e mentalmente por conta da disciplina imposta pela prisão, representou um adversário difícil para a promotoria dos Aliados que esperavam um Göring acuado e não agressivo e desdenhoso, além de intelectualmente muito ativo, mas o final já era previsível a sua condenação e enforcamento, mas antes disso preferiu se matar por veneno.
    Curiosidade: A Lei de caça Alemã atual é de autoria de Göring.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: