Início > Guerras, História > Dia D – A Operação que Mais Consumiu Recursos Materias e Humanos!

Dia D – A Operação que Mais Consumiu Recursos Materias e Humanos!


 Sem menosprezar, claro, qualquer outra Operação durante a Segunda Guerra Mundial, obviamente nossa análise para o Dia D não se resume apenas ao evento em si, mas as consequências posteriores dessa operação no contexto não só militar, mas logístico. Não há precedentes no fluxo de material que essa operação forneceu para os avanço Aliados sobre a Europa. Portanto segue uma explicação textual de Stephen E. Ambrose em seu clássico – O Dia D, com uma coleção de imagens que retrata essa logística do Dia D.

[…]

Ao todo havia 2.727 navios, variando de belonaves e navios-transporte e embarcações de desembarque que fariam o cruzamento por si mesmos. Eram oriundos de doze nações – Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, França, Bélgica, Noruega, Polônia, Grécia e Holanda. Dividiam-se na Força-Tarefa Naval do Ocidente(931 navios, com destino a Omaha e Utah) e a Força Tarefa Naval do Oriente (1796 navios, com destino a Gold, Juno e Sword). Nos conveses dos LST estavam os barcos Higgins e outras embarcações de todos os tipos, mas naves – como salientou o almirante Morrison – “do que havia em todo o mundo quando Elizabeth I era Rainha da Inglaterra” .

 

Nos dias 03 de junho, os navios de apoio de artilharia e de bombardeio da Força-Tarefa naval do Ocidente zarparam de Belfast com destino ao sul através do mar da Irlanda. Entre eles achavam-se os encouraçados Nevada, veterano de Pearl Harbor, Texas, o mais velho da frota americana, e o Arkansas, juntamente com sete cruzadores e vinte e uma destroieres. Eles seguiram na frente. Depois circundado Lands End e passado pela ilha de Wight, seguiram os LST, os LCT, os LCM e os navios-transporte, os quais deveriam iniciar a jornada horas antes do amanhecer do dia 04, reunindo-se e alinhando-se em comboios.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: