Início > Guerras, História > Suástica – Um Símbolo que Representa Um Regime!

Suástica – Um Símbolo que Representa Um Regime!


Não há outro símbolo que cause tanto medo e perplexidade ao longo do século XX. A suástica, simbologia máxima do nazismo alemão não é um invenção do nacional socialismo, pelo contrário, é um símbolo que foi usado por século em vários povos e nações, tais como celtas, chineses, malteses e povos islâmicos. Contudo foi na Alemanha que a suástica entrou para história como símbolo da crueldade do regime, portanto temido e odiado por gerações.

Nos anos anteriores a guerra a suástica era usada largamente mundo a fora, inclusive usado em aviões aliados durante a I Guerra Mundial e em muitos produtos consumidos no ocidente e no oriente  – fotos de exemplos de utilização da suástica,

Atualmente muitos grupos radicais e racistas adotam a suástica, mas não sabem a origem ou a mensagem que o símbolo representa

Anúncios
  1. Francisco Bendl
    02/11/2012 às 10:07 AM

    Admito que nenhum outro símbolo existente possa representar um período de terror como a cruz gamada ou suástica, que envolveu o mundo no maior conflito existente na História da Humanidade!
    Claro, do lado oposto estaria a cruz dos cristãos, do perdão, de modo a confrontar a crueldade do ser humano contra ele mesmo, comprovando que os símbolos são muito importantes e que traduzem momentos ou movimentos do homem em busca de suas realizações ou até mesmo destruições.
    A indústria automobilística também se utiliza de símbolos, previamente estudados, de modo a trazerem bons auspícios, sucesso e excelentes negócios.
    A estrela de Davi, que a bandeira de Israel ostenta, também simboliza os Judeus; a foice e o martelo representam o comunismo; os times de futebol possuem seus distintivos nas camisetas dos jogadores; as Forças Armadas têm seus símbolos específicos para o Exército, Marinha e Aeronáutica; as bandeiras de cada Estado e do Brasil representam as populações e o povo brasileiro, igualmente de outros países; a caveira em flâmulas era dos piratas antigamente, hoje, significa veneno.
    Enfim, a própria humanidade tem seus símbolos, demonstrando que eles são importantes em nossas vidas porque também cada pessoa representa para outras símbolos de sucesso, fracasso, bom pai, um pai ausente, ótimo marido, um esposo que abandonou a família, excelente filho, um filho negligente com os pais, uma boa mulher ou uma de conduta duvidosa, um aproveitável funcionário ou um servidor medíocre, um político honesto ou um parlamentar corrupto, a verdade é que nos tornamos símbolos de nós mesmos, razão pela qual a necessidade de estampar imagens que representem nossas disposições ou objetivos e que nos projetem para além de nossas limitações, para uma realidade que se não alcançável no momento, pelo menos que exija um esforço coletivo à sua realização.
    Foi assim o Nazismo, que reuniu em torno da sua cruz milhões de pessoas que tinham sido iludidas por um falso líder e que as conduziu à morte, ao sofrimento, às perdas materias, ao desaparecimento de sentimentos como esperança, solidariedade, paz e amor.
    Eu ia esquecendo um dos símbolos mais conhecidos que é o da Paz, representado por uma pomba branca.
    Espero que a suástica ou outro símbolo de terror não volte a nos atormentar, apesar de que não podemos afirmar que estamos livres de novas influências negativas como se pressentem vivas no Brasil, principalmente na política onde ela se tornou sinônimo da falta de ética e moral, honra e dignidade, probidade e honestidade, um símbolo que nos ofende e humilha como cidadãos de um País que mereceria parlamentares decentes, e não somente preocupados com seus interesses e conveniências pessoais!

  2. 10/11/2012 às 1:00 AM

    Tenho procurado o porque do Nazismo ter usado a Suástica,já que era um simbolo asiático antigo e o que se encontra é uma aula sobrê a Suástica.Mas patéticas são as respostas que tentam explicar o fato.Como essa: ” Hilter usou a Suástica porque isso atraia o operariado alemão”….Pra mim é a Campeã !!Na Europa nem a elite intectual nem o povo tinham visto a tal Suástica,então porque se sentiriam atraídos por um símbolo que nunca viram. Estou lendo ali nos comentários que Hitler sabia como agradar o povo….Essa é páreo duro tambem. Mas em que a suástica agradaria um povo que tava na pior inflação da história e morrendo de fome. Olha lá aquele símbolo !!!,mucho loco manu…vamu segui esse cara,daí nóis pode usar essa porra de símbolo no braço e pronto resolveu tudo…Cacete só rindo pra não chorar do nível dos terrestres.Tem a Sociedade Thule que provavelmente indicou seu uso….mas a pergunta continua POR QUE ??? Por que usaram ?? e não históricos da suástica. Eh povinho burro deste planeta que lê a pergunta e responde outra coisa.

  3. 18/04/2013 às 3:26 PM

    Muito interessante esta postagem. Quanto à dúvida de Idebenone, acho que a explicação, ainda que resumida, pode ser a seguinte: as pesquisas arqueológicas de fins do século XIX e começo do XX mostraram inscrições com suásticas em sítios arqueológicos da antiga Troia e outras regiões de antiga cultura indo-europeia (gregos, hititas, por exemplo).
    Ao se relacionarem esses achados com simbologia indo-ariana (isto é, da Índia, Irã etc.), alguns o tomaram como símbolo comum dos “povos arianos”. O resto da história nos conhecemos.

  4. 18/04/2013 às 3:28 PM

    Corrija-se, por favor: “O resto da história nós conhecemos”. Grato.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: