Início > Mais Assuntos > O Que Esperava o Soldado Alemão na Campanha da Rússia?

O Que Esperava o Soldado Alemão na Campanha da Rússia?


O que soldado alemão esperava com invasão da URSS? Uma operação rápida e um retorno ainda mais rápido. Sempre que analisamos a Segunda Guerra, em especial as grandes operações, deixamos de lado muitas vezes a visão do soldado, daquele que realmente fez a guerra. Mas essa talvez seja a mais importante e detalhada de todas as visões.

O perfil do soldado alemão que enfrentou as primeiras campanhas era diferente daquele que iniciou a Operação Barbarossa, e isso faz toda a diferença. Muitas unidades foram formadas para atingir o contingente necessário mínimo para eclodir a invasão. Soldados ainda sem experiência de combate se misturavam com os veteranos das campanhas da Polônia, Bélgica e Holanda e França. Outro fator importante era a visão que os soldados tinham do inimigo russo. Boatos surgiam que os russos eram brutais, já que havia relatos de assassinatos em massa praticados pelo regime comunista. E que a vastidão do território iria engolir qualquer tropa inimiga. Isso influenciava no moral da tropa. Foi necessário que os comandantes das pequenas frações e companhias se desdobrassem para explicar todo o material envolvido na campanha e realizar promessas de que eles retornariam ao solo pátrio em algumas semanas.

Quando é eclodida e invasão e as unidades avançam rapidamente dentro do território soviético, o moral aumenta com a velocidade do avanço. Mas as semanas passam e o ímpeto diminui, enquanto se encontra cada vez mais resistência soviética em todos os fronts. A logística começa a ser o grande pesadelo dos soldados que, com o cair do primeiro inverno de 1941, começa a entender os riscos da imensidão branca e assassina do território soviético. Mas ainda assim o avanço persiste durante todo o ano de 1942, até o isolamento no inverno gelado de Stalingrado, a partir dali o único pensamento dos militares envolvidos na campanha da Rússia era sobreviver! Mesmo com os esboços de reação alemã, depois da rendição do 6º Exército Alemão, o soldado da Wermatch nunca mais seria o mesmo.

Facebook: https://www.facebook.com/BlogChicoMiranda

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: