Início > Curiosidades > Trens – A Máquina da Guerra

Trens – A Máquina da Guerra


Novamente queria abordar o tema TRENS. Impressiona a importância desse meio de transporte para o deslocamento de grandes contingentes militares e material bélico durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Não por acaso, a Alemanha, quando seus territórios ocupados eram continentais e suas fontes de combustíveis começavam a dar sinais de enfraquecimento, passou a transportar unidades blindadas inteiras para a linha de frente. Sabendo da importância desse sistema de transporte, as estações ferroviárias e as próprias locomotivas eram alvo de bombardeios e de pequenas unidades militares que destruíam trilhos ou vagões.

Os trens foram utilizados de transporte de prisioneiros para os campos de concentração até para trazer de volta para casa mortos e feridos nas longínquas linhas de frente do leste. Apesar de muito utilizado, ainda é pouco lembrando nos estudos da Segunda Guerra Mundial.

Segue abaixo exemplos da utilização dessas verdadeiras máquinas de guerra

Anúncios
  1. M moriarty
    26/06/2013 às 3:52 AM

    Os trens tiveram uma importância fundamental na primeira Guerra mundial, de fato essa importância dificilmente poderá ser estimada pelo leitor moderno, que vive a experiência de ter a sua disposição uma miscelânea de meios de transporte dos mais variados tipos, contudo naqueles anos conturbados de 1914 a 1918 a realidade era bem diferente, na Europa, nos EUA e nos países mais desenvolvidos do Oriente a exemplo do Japão o trem representava o serviço de transporte terrestre por excelência, sofrendo somente a concorrência dos navios de transporte de passageiros e de carga, nada podia se comparar a capacidade de um trem de vencer grandes distancias terrestre, o automóvel ainda era recente e carecia das qualidades que hoje desfrutamos dele, carros e caminhões eram por demais limitados e não podíamos pensar em comparar as qualidades de ambos, o trem era muito mais rápido e confiável, mesmo se comparados aos navios da época.

    Mesmo antes do inicio da primeira guerra mundial, o estado maior Alemão já contava com a excelência da sua malha ferroviária, como vantagem, caso não pudesse evitar o pesadelo de lutar uma guerra de duas frentes, a Alemanha teria uma grande vantagem em termos de mobilização, seus trens tinham acesso mais eficiente tanto nas suas fronteiras ocidentais quanto orientais, e a rapidez de mobilização proporcionada por linhas ferroviárias mais eficientes, revelou-se uma grande vantagem no tempo da guerra estática de trincheiras.
    Podemos creditar, sem dúvida, ha vantagem ferroviária Alemã, as operações militares que levaram a derrota da Rússia Tsarista na frente Oriental, os Russos tiveram grandes dificuldades de mobilização durante a guerra, em virtude da precariedade de suas estradas e ferrovias os Alemães encontraram nas fronteiras Russas as tropas Russas que já estavam lá antes da guerra, após a sua derrota nas fronteiras o avanço Alemão apesar de sua inferioridade numérica tornou-se mais fácil de realizar que a resistência Russa de aguentar as posições, a precariedade da movimentação militar Russa entre outros problemas de um país atrasado (E os distúrbios da Revolução), obrigaram finalmente os Russos a fazerem um armistício com os Alemães, com grande prejuízo de terras que foram anexadas pelos Alemães e seus aliados.

    Como um dos admiradores desse meio de transporte terrestre dos mais eficientes e eficazes, nunca entendi como o nosso país de grandes dimensões nunca se preocupou em desenvolver uma malha ferroviária que ligasse nosso país de ponta a ponta, desonerando o transporte de pessoas e cargas e tirando do caríssimo transporte aéreo a primazia dos excessivos e injustos lucros com que explora os necessitados dos seus serviços.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: