Início > Veiculos Militares > Veículos Operacionais Militares – Parte II

Veículos Operacionais Militares – Parte II


 Uma guerra total e completa não se faz apenas com blindados e carros de combate. Toda a logística de guerra depende de caminhões e veículos de transportes suficientes para transporte de tropas e suprimentos para a guerra. Ou seja, boa parte da guerra se ganhar mantendo a linha abastecida de homens e condições para que estes combatam, para tanto, o sucesso só é possível com um transporte eficaz, com veículos diferenciados.

 Abaixo uma galeria da prova cabal do desenvolvimento dos veículos militares na Segunda Guerra Mundial

Anúncios
  1. M moriarty
    11/07/2013 às 9:47 AM

    Sim, acho que a maioria das pessoas desconhece que numa guerra o pessoal de apoio da retaguarda é numericamente maior que o numero de soldados que combate na linha de frente, isso não quer dizer que esse pessoal de apoio na retaguarda seja menos soldado que os da linha de frente, a sua maneira eram tão soldados quanto os da linha de frente e não raro quando a situação era desfavorável, eram chamados a pegar em armas para defender junto com o soldado regular as posições na linha de frente, não importando mesmo se era um simples cozinheiro.

    A diversidade de atividades exercidas por esse pessoal de apoio exigia meios de transporte e é claro o transporte deveria corresponder à necessidade dos diferentes grupos de apoio, portanto deveriam ser abundantes e diversificados a fim de atender as requisições constantes.

    A engenharia estava sempre atenta a fim de atender a urgência de projetar novos protótipos a fim de atender prioridades presentes e futuras dentro das exigências cruéis da guerra moderna, era preciso transportar de tudo desde soldados até materiais de construção assim como peças de reposição, ordens militares, outros veículos avariados, suprimentos, remédios, cartas com noticias de casa.

    No pacifico os EUA deram um grande salto no sentido de se adaptarem as exigências do maior desembarque anfíbio da história, o da Normandia, que receberia o nome de Overlord, essa operação só foi possível através das experiências adquiridas no teatro do pacífico, toda a campanha exigia que os EUA invadissem ilha por ilha e todas muito bem defendidas com fanatismo pelas tropas Japonesas, eles logo notaram ser impossível que navios de porte médio se aproximassem das praias para desembarcar homens e equipamentos a artilharia do inimigo encontraria neles um alvo ideal, logo os projetistas Norte-Americanos entregaram-se ao projeto de desenvolver as primeiras barcaças de desembarque, que foram aperfeiçoadas a cada desembarque, em ilhas com enorme poder de fogo defensivo. A intenção de fato foi uma aprendizagem intensa com o intuito de procederem a um desembarque (Que seria o maior da historia), nas ilhas metropolitanas Japonesas na pretensão de por fim a guerra no pacifico. Felizmente para eles a bomba atômica afastou essa necessidade, mas as valiosas lições e os equipamentos adaptados como as barcaças de desembarque e até alguns tanques anfíbios permaneceram a disposição.
    Eles logo seriam usados primeiro nos desembarques na África depois Sicília e finalmente Normandia, o maior e mais bem sucedido da II guerra mundial, as barcaças de desembarque e tanques anfíbios adaptados foram cruciais para a tomada das praias inimigas.

    Não poderíamos concluir a nossa narrativa sobre a importância dos veículos militares sem citar “o” veiculo militar por excelência, a maravilha aliada, se os Soviéticos tinham o T34 os Norte-americanos tinham o irrepreensível “Jeep”o exemplo a ser seguido no planejamento de qualquer viatura militar, o Jeep suportava qualquer terreno e não dava pane facilmente, o segredo de seu sucesso estava nas peças construídas para serem fortes e resistente, o Jeep serviria adaptado em diversos tipos diferentes de acordo com as necessidades, longevo ainda hoje permanece na ativa, o tipo de viatura dos sonhos de qualquer exercito.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: