Início > Humor na Guerra > Sem Noção – Gostamos de RIR, mesmo na Guerra!

Sem Noção – Gostamos de RIR, mesmo na Guerra!


Não é verdade que os alemães não têm senso de humor. A maior prova disso foi a quantidade de registros fotográficos que ficou das situações mais inusitada e humorísticas que se pode imaginar:

Anúncios
  1. M moriarty
    31/05/2013 às 12:57 AM

    Gosto quando o Chico posta essas fotos, ao vê-las podemos romper com a ideia pré-concebida das propagandas antagônicas de guerra que se esforçavam ao máximo afim de desumanizar o outro lado, exacerbando ao máximo a hostilidade ao inimigo.

    A propaganda de desumanização foi tão poderosa que muitas das suas afirmações entraram para o rol da “História oficial da II Guerra mundial” como fatos reais, consolidados depois pela vitória sobre vencidos impedidos de falarem sobre a sua versão dos acontecimentos, permanecendo a nosso critério, a apreciação dos fatos sobre uma ótica critica baseada numa consciência lúcida e atenta de que “A historia é escrita pelos vencedores”.

    Somente conhecendo essa afirmação é que podemos nos entregar ao exercício útil de analisarmos de modo isento a atuação dos lados envolvidos no conflito, sem o risco de nos vermos expressando propaganda e não prováveis fatos históricos que possamos deduzir terem ocorrido de fato.

    Por exemplo temos por parte dos aliados uma afirmação sobre uma formação de soldados germânicos machando a passo de ganso, aonde ao invés de lhes elogiar a organização do conjunto e a disciplina individual dos soldados, ele diz “Eles parecem autômatos fantásticos machando para a morte”. A frase se esmiuçada apresenta uma serie de idéias pré-concebidas negativamente que estigmatiza os protagonistas, dado que não é essa a intenção que tentam transparecer no ato da marcha.

    Contudo essas fotos, acredito eu abundantes, tanto do lado dos países do Eixo quanto dos aliados, demonstram sem dúvidas que essa guerra foi travada por seres humanos, e algumas vezes eles eles foram o que diria nitzcher, “Humanos demasiados humanos” até demais, tentando conviver e se adaptar ao inferno de uma longa guerra mundial.

    Lembrem-se sempre:” Aqueles que controlam o presente, controlam o passado” (“George Owell 1984”. É salutar lutar contra qualquer tipo de controle sobre nossas mentes, elas pertencem exclusivamente a nós.

    • 31/05/2013 às 7:16 AM

      Pois é Mauro,

      Essa frase de Owell cai muito bem para o ensino da história há alguns anos e melhor ainda quando se analisa o ensino no pós-guerra.

  2. M moriarty
    01/06/2013 às 5:52 AM

    Pois é caro Chico a frase ao que me consta cunhada pelo próprio Orwell, foi utilizada no filme “1984”, esse filme assim como “a revolução dos bichos”, demonstra toda a desilusão de Orwell com o ideal comunista que ele cultivava.

    Orwell foi um dos poucos a se darem conta logo cedo que o sistema comunista de partido único no final das contas, apenas favorecia a ascensão e perpetuação no poder de tiranos retrógrados e sanguinários, cujos exemplos a história nos forneceu abundantes.

    A frase em questão ressalta a maneira como o partido comunista soviético manipulava sistematicamente a realidade, ora pervertendo-a, ora adaptando-a aos “Elevados ideais comunista”, que não passavam dos interesses de alguns poucos privilégiados do partido.

    Contudo podemos considerar a frase em sentido universal mesmo, reflete o uso de uma máquina ou artificio ideológico, com intuito de manipulação, afim de que interesses corruptos prevaleçam sobre o bom senso comum.

    Qualquer semelhança com a manipulação do perigo vermelho do passado e o perigo terrorista do presente nos EUA, orquestrado pelo duvidoso George W. Bush, afim de se apossarem de vantagens ilícitas, Não é mera coincidência.

  3. MARIA LUCIA DE ALMEIDA PONZO
    29/07/2013 às 4:04 PM

    deus se compadeça deses assassinos nazista .porque tanta maldade existem nas pessoas.todos nos somos filho de deus e estamos aqui por uma mera passagem logo iremos dar o nosso desbeiço na terra e o que eles levaram além de mortes de pessoas infelizes por serem judeus abençoa e dai paz a estas pessoas nastistas porque os judeus já estão com o mestre jesus..

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: