Início > Melhores Fotos > As Melhores Fotografias para uma Análise Histórica

As Melhores Fotografias para uma Análise Histórica


Cada fotografia tem uma expressão histórica que fala. Basta entende-la para compreender o seu contexto e com isso refazer o cenário do passado.

Para entender esse conceito de se estudar história, publicamos uma série de fotografias de cenários, exércitos e situações diversas para que cada uma possa refletir e entender o que cada fotografia quer dizer. Se você analisou uma foto e não conseguiu contextualizar ela na guerra, pode estudar um pouco mais…

Anúncios
  1. M moriarty
    09/09/2013 às 5:05 AM

    A meu ver nenhum recurso tecnológico consegue emprestar tanto valor e sensibilidade social quanto o ato de se poder contemplar uma fotografia.

    No passado tínhamos o registro da realidade feito através de pinturas, em que sua apreciação devia-se menos a fidelidade ao objeto que desejava retratar, do que ao domínio de técnicas interpretativas daqueles que os apreciavam, era preciso conhecer a realidade da interpretação para conhecer a realidade representada na pintura, isto em face das limitações da mão do pintor em retratar qualidades como incidência de luz sobre o objeto retratado,as emoções humanas retratadas num rosto carregado de dramaticidade, a superação do impulso de interpretar a realidade ao invés de retrata-la fielmente como pede uma pintura ilustrativa de um fato ocorrido.

    Por tudo isso observou-se a eterna necessidade de nos depararmos com um recurso muito mais pratico de manejo, utilização e confiável na fidelidade que oferece ao original retratado, recurso que finalmente veio personificado na modernas máquina fotográfica portátil.

    E pode-se dizer dai que verdadeiramente aquilo que entendemos por historia começou, todos os relatos antes da fotografia parecem mutilados de algo ou suspeitos de uma credibilidade improvável, foi a realidade ou a interpretação do autor? era a pregunta que nunca queria calar.

    Lembro-me das primeiras vezes que li a descrição de tanques de guerra em antigas obras desprovidas de ilustrações, e lembro muito bem quando contemplei as primeiras ilustrações do que foram esse tanques na realidade, tive um choque ao constatar o quanto o relato da descrição de um fizera minha imaginação distorcer a minha ideia de como deveria ser deles, para o historiador a precisão não é uma opção, mas necessidade constante na apreciação dos fatos interpretados.

    Portanto todos nos podemos da graças aos recursos das modernas fotografias que nos coloca a realidade ao alcance de nossa apreciação, com toda a sua dramaticidade e inequívoca precisão realística, assim sem duvidas entendemos melhor, vencendo com a confiabilidade da apreciação racional, qualquer devaneio de nossa equivoca imaginação.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: