Início > Fernando Noronha, Mais Assuntos > Fernando de Noronha – Estratégico – Parte I

Fernando de Noronha – Estratégico – Parte I


Há muito tempo sabemos que a História do Brasil é muito mais do que os livros didáticos tendenciosos contam. No contexto geral, somos muitas vezes indignos de nossa própria História. Isso é uma observação muito séria. Uma boa prova disto é um fato presenciado durante o II Seminário sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial que nos deixa envergonhado não apenas como um entusiasta da História de nosso país, mas principalmente como brasileiro. Sempre pontuei como menosprezada a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, mesmo sendo uma participação pequena no contexto de uma guerra total, mas importante para nossa identidade nacional, pois os caminhos políticos e diplomáticos  escolhidos naquele período atingiram diretamente o cotidiano do cidadão comum e, muito além disso, as vidas de milhares de brasileiros que sucumbiram no mar e na Itália, sangue nacional derramado. É como se nada disso importasse para nossos “gestores educacionais”.

Contudo um caso tão gritante, novo e inusitado se apresentou para nós. A História de Fernando de Noronha. Isso mesmo, esse arquipélago que fica a 380Km da costa do Brasil é um pedaço da soberania estratégica do nosso país; parte da nossa História que não é estudada pelos brasileiros, que não chega as nossos filhos. Quem conhece Fernando de Noronha? É óbvio que todos conhecem o paraíso turístico que atrai 60 mil visitantes por ano! Mas quem conhece a História além do paraíso ecológico? Ou quem já viu algum livro didático brasileiro fornecendo informações sobre a história das ilhas? Sabe por quê? Por que Fernando de Noronha sempre foi militarizada ou reduto de indesejáveis políticos e criminosos comuns, sendo fortificada e utilizada quando o país passou a ser alvo de nações inimigas, sendo sistematicamente ocupado por portugueses, ingleses, franceses, holandeses e americanos. E qual o interesse de se estudar a formação de um arquipélago com essa característica em um sistema de ensino com forte tendência ideológica e de interesse político? A própria história do arquipélago explica os diversos momentos políticos e sociais que o Brasil passou. Durante o período da Segunda Guerra, por exemplo, Fernando de Noronha esteve no foco das negociações de cessão de bases para os americanos. O paraíso brasileiro recebeu Baterias Antiaéreas e Artilharia de Costa. O objetivo principal era a primeira defesa contra uma possível invasão ao território brasileiro. E uma base americana inteira se instalou na ilha principal. De certo um Batalhão de Caçadores também foi instalado e não foram poucos os pracinhas nordestinos que antes de compor a Força Expedicionária Brasileira atuaram no Arquipelágo incorporados ao 30º Batalhão de Caçadores.

Para que possamos lançar luz sobre a história desse território e não nos conformarmos com a omissão com que nossos “gestores educacionais” tratam nossas bens imateriais e materiais, vamos começar a divulgar amplamente uma série de estudos históricos realizados pelos pesquisadores do próprio arquipélago, entre eles a Historiadora do Distrito de Fernando de Noronha Grazielle Rodrigues do Nascimento. Esse é apenas um, entre os muitos legados deixados pelo II Seminário Nacional Sobre a Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Vamos em frente que a batalha está começando e a guerra é longa e difícil…

Fonte das fotos históricas: Historiadora Grazielle Rodrigues

Anúncios
  1. 24/10/2013 às 9:12 AM

    Sensacional esse post Francisco!!!

  2. 08/11/2013 às 1:46 PM

    Oi ,
    Parabéns pelo post
    Quem quiser curtir imagens lindas e recentes de Fernando de Noronha :
    http://100dimensoes.blogspot.com.br/2013/11/o-arquipelago-de-fernando-de-noronha.html

    Abs

    Josi brignol

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: