Início > Mais Assuntos > A Revolução de 1964: Ponderações Historiográficas!

A Revolução de 1964: Ponderações Historiográficas!


Aproveitando os 50 anos dos eventos conhecidos por uns como Golpe Militar de 64 e por outros como Contra-Golpe de 64, republicamos o Artigo do Historiador Alessandro dos Santos Rosa.

Francisco Miranda - BLOG

 Artigo enviado pelo Professor Historiador Alessandro Santos.

No dia 31 de Marco transcorreu-se a comemoração da Revolução de 1964. Nos dias que antecederam e também alguns dias após, recebi uma variedade enorme de textos, onde havia protestos, um embate desenfreado, de um lado, à esquerda atacando e por outro os militares aposentados ou ativos e simpatizantes procurando defender-se de acusações.

A História, não procura certo ou errado, não acusa fatos, não trabalha em cima de relatos infundados, “achismos”. A história realiza analises de vários pontos, se vale de documentos oficiais, utiliza-se de documentários orais e através de uma visão crítica, lógica e o mais próximo possível da verdade, não sofrendo interferências de interesses externos, traz a tona os acontecimentos. Cabe ao historiador mostrar os momentos históricos analisados e deixar ao leitor dentro de seu entendimento e compreensão, tirar suas conclusões.

É fato sabido, para aqueles que não são leigos no…

Ver o post original 1.402 mais palavras

Anúncios
Categorias:Mais Assuntos
  1. ricardo de moraes
    03/04/2014 às 8:14 PM

    Nasci em agosto de 1964.alguem sabe o que é democracia para me explicar?porque eu numca vi.este debatew de acusar e se defender ,defender do que/ou irão usar a tática do neo nazismo de negar o que fizeram? até hoje deparo com perfis de idiotas déspotas que defendem a doutrina de Hitler.agora começo a ver idiotas aqui na internet negando as torturas.tanto trabalho pra nada, é como dizes os fatos estão aí em meio a uma guerra os aliados estavam muito ocupados em vencer uma guerra ,porque fariam perder tempo em armar tudo aquilo nos campos de extermínio se a liberdade é pelo que lutavam ,os mal feitores eram eles não precisava fazer nada eles mesmo ocuparam a europa,assasinaram extupraram dizimaram como fizeram em ourador sur glane duas pessoas sobreviveram para contar o massacre de uma vila de séculos de existência.porque? porque disseram que ali viviam pessoas que faziam parte dos maquis. tolerância zero pra ignorância e intolerância não dá pra sermos bonzinhos e imparciais achando que isto passou jamais voltará e o que acontece é passageiro só vem aumentando..se um destes cruzar minha frente não respondo por mim…..

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: