Início > Canal BLOG CHICO MIRANDA > Antes e Depois – Discurso no Ginásio de Esporte em Berlim

Antes e Depois – Discurso no Ginásio de Esporte em Berlim


 Quando Hitler tornou-se o grande líder alemão em 1934, seus partidários do movimento nacional socialista organizaram um grande discurso público no novíssimo Ginásio de Esporte de Berlim. Cerca de 15 mil pessoas se espremem para ouvir um dos mais famosos discursos do Führer. A abertura foi realizada pelo chefe da propaganda nazista, Dr. Goebbels, e ele já inicia ameaçando os judeus: “Eles que se cuidem…Um dia nossa paciência irá terminar.” Declara o nazista para delírio do público presente.

 A estrela da noite chega, Adolf Hitler vem vestido com seu uniforme característico da SA e com sua cara de poucos amigos de sempre. Em silêncio, sem esboçar qualquer reação, espera, de forma impaciente, que todos façam silêncio no ginásio para ouvi-lo. E começa o discurso. A ênfase é no sentimento de derrota após 1919, e sem citar nomes, deixa subentendido que o desfecho da capitulação alemã ocorreu por conveniência interna dos líderes alemães. Continua dizendo que está preparado para liderar a Nova Alemanha que se apresenta. Várias vezes é interrompido pela multidão. Era o início da construção da Segunda Guerra Mundial dentro da Alemanha Nazista.

 Só que não…

  No final do vídeo temos uma continuação do mesmo Ginásio de Esportes de Berlim, dessa vez filmado pelos americanos em junho de 1945. Destruição e isolamento fecham a cena com o cenário caótico de Berlim totalmente destruída.

 Moral da História: os discursos populistas acrescentados de ações radicais, quase nunca fazem bem a uma nação. A História ensina, cabe a cada geração o aprendizado.

Assine nosso Canal:

Canal Youtube: Francisco Miranda

 

 

Anúncios
  1. Gustavo Monteiro
    27/10/2015 às 1:36 PM

    Esse foi o primeiro discurso após se tornar chanceler em 1933.

  2. 03/11/2015 às 5:27 PM

    Boa noite. Gosto de suas postagens. Parabéns. Tens algo sobre a Missão da FIP – FAIBRÁS em São Domingos – Republica Dominicana em 1965? Foram enviados: o 1º Batalhão de Infantaria do Regimento Escola de Infantaria e um contingente de Fuzileiros Navais para atuar junto ao Mariners dos U.S.A. Meu Pai , juntamente com o Cap. Távora eram os Snipers desta missão. Tenho mais de 100 fotos coloridas, inclusive meu Pai em uma torre de Igreja que era um Ninho de águia com visão de 360 graus. O Exército nem gosta de tocar neste assunto, pois os dois primeiros comandantes, Gen. Hugo Panasco Alvim e o Cel. Meira Mattos (escritor), cometeram sérios erros de tática de guerra matando civis inocentes, destruindo edificações e foram substituídos depois de denúncia à O.E.A. Se este “desastre” te interessa, pode me escrever. A missão dos snipers era abater os rebeldes.
    Abraço.
    Geraldo Nunes Filho

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: