Início > História > Polícia do Exército – História de uma Tropa de Elite

Polícia do Exército – História de uma Tropa de Elite


Permita-me publicar algo em causa própria. O senhor Rigoberto Souza Júnior me presenteou com algumas revistas de valor e peso histórico da década de 40 até a década de 80 e, por isso, estou estudando de forma gradativa para extrair o máximo possível dessa maravilhosa fonte histórica. E de ante mão, agradeço a esse pesquisador pela cooperação, contribuição e amizade que, mesmo de pouco tempo, já tem produzido frutos na renovação do Espírito Febiano desse humilde blogueiro.

Em uma publicação há uma revista O Expedicionário (Número 141 setembro/outubro de 1987), tem uma matéria assinada pelo General de Divisão Domingos Ventura Pinto Júnior sobre a formação do 1º Batalhão de Polícia do Exército do Rio de Janeiro. Como a matéria é grande, coloquei alguns pontos abaixo que podem servir de inspiração e análise histórica para outros que, como eu um dia ostentaram o Braçal PE com orgulho e galhardia.

 _____________________________________________________________________________________________________

O General Zenóbio da Costa depois da experiência com o Pelotão de Polícia da FEB tinha como objetivo ratificar a atuação de uma tropa de elite que pudesse ser exemplo de disciplina e respeito dentro do Exército Brasileiro.

Em fins de 1946, o General Zenóbio da Costa deu instruções pessoais ao Capitão Evandro Guimarães Ferreira, para providenciar, junto à 5ª Região Militar a seleção de 400 homens que iriam constituir, em 1947, a 1ª Companhia de Polícia do Exército, sob seu comando.

Entusiasmou-se o velho chefe com a primeira incorporação dos conscritos vindos do Paraná e Santa Catarina, tendo, ele próprio, ido esperar na estação Central do Brasil o primeiro contingente, que iria se transformar em homens de elite, de uma Unidade de Elite. Da Central do Brasil, o Marechal Zenóbio da Costa, dirigiu-se ao quartel da PE, onde aguardou a chegada do contigente, e, no pátio, fez uma saudação confortadora, ao mesmo tempo que  lhes disse que iriam servir Unidade Ex-Combatente, pois era originária do Pelotão e Companhia de Polícia Militar da Força Expedicionária Brasileira, e com o pensamento voltado a Pátria. Disse-lhe, também, que a Polícia do Exército é uma Unidade disciplinadora e que eles deveriam dar o exemplo, mostrando-se sempre austeros, bem uniformizados, cabeça levantada, disciplinados, e que cumpre-se à risca uma mística em que o CUMPRIMENTO DA MISSÃO é ponto de Honra. A DISCIPLINA tem que ser exemplar, pois o PE coíbe a indisciplina e para coibi-la, ele tem que ser disciplinado no mais alto grau; a POSTURA, a ATITUDE e o DECORO MILITAR, são virtudes que impossibilitam ao transgressor revidar a uma repreensão. É essa razão porque o soldado PE é DIFERENTE dos demais. Não é melhor nem pior; apenas diferente. Disse-lhes o General Zenóbio da Costa que eles teriam todo o conforto necessário e uma alimentação substancial e que em poucas semanas notariam sensível diferença física.

Em 1947, a 1ª Companhia de Polícia do Exército se consagra campeã das Olimpíadas Militares, competindo com Unidades mais antigas, entre elas os Regimentos de Infantaria, Artilharia, Cavalaria e Engenharia. O entusiasmo a que chegou o Marechal Zenóbio da Costa levou a determinar ao Capitão Evandro, comandante da Companhia, que tomasse providencias para que a PE fizesse demonstrações de ginástica, ordem unida e instruções especializadas, a fim de que ele pudesse convidar Generais e autoridades brasileiras e estrangeiras para mostrar a eficiência da nova Polícia do Exército. Determinou também que a guarda dos Palácios Presidenciais, do Ministério da Guerra, das residências dos Generais Ministro da Guerra e Comandante da Zona Militar Leste e 1ª Região Militar, fosse feita pela PE, e o seu objetivo era mostrar aos transeuntes a atitude militar do soldado da PE, bem como angariar a simpatia e o respeito das autoridades civis e militares que trafegassem pelos Palácios e residências oficiais.

Os transeuntes que passavam em frente a essas guardas da PE, se admiravam com a postura do PE, quando tentavam puxar assunto e não obtinham resposta. Diziam: “Esses PE, mais parecem estátua do que gente”

Em 1947 foi formada a primeira turma de Motociclistas Militares que iram operar 10 motos Harley Davidson, necessárias às escoltas das autoridades e dos embaixadores, além da escolta de unidade militares em cumprimento da missão.

Em 1948, precisamente no dia 16 de abril às 15 horas, os paióis de munição do Depósito Central de Material Bélico explodiram, levando a devastação e o pânico, às áreas de Deodoro, Vila Militar e adjacências, com dezenas de mortos e feridos e a fuga, em massa, de famílias dos militares que tinham naquelas localidades as suas residências e que deixaram ao abandono de suas casas. O Marechal Zenóbio, comandante da Zona Militar Leste e 1ª Região Militar tomou conhecimento da catástrofe e imediatamente, ele mesmo, telefonou ao Capitão Evandro, Comandante da Companhia, para que fosse pronto, para a Vila Militar e tomasse as providências compatíveis com a situação.

Era chega a hora da PE mostrar que não era apenas uma tropa de demonstrações e de se apresentar impecável nos logradouros ou em missão de guarda e patrulhamento; às 15 horas e 10 minutos o Capitão Evandro, com seus motociclistas à frente, com as sirenes abertas com cerca de 300 soldados, deslocou-se para a Vila Militar, onde chegou as 15h45m, a tempo de o Marechal Zenóbio da Costa, que também para lá se dirigiu, assistir o desembaraço do pessoal da PE, no transporte de feridos, vigilância nas áreas residenciais, balizamento com indicação dos hospitais e dos locais de reunião dos que perderam suas casas.

Em 15 de maio de 1948, a PE é visitada pelo Almirante Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, Brigadeiro e Generais sediados no Distrito Federal, e foi feita uma demonstração de Ginástica Calistênica, Controle de Distúrbio e Ordem Unida, além de uma disputa de Cabo de Guerra entre os soldados do Corpo de Fuzileiros e a PE, em que se sagrou vencedora a Polícia do Exército.

A tropa foi muito elogiada pelos presentes, e o Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais perguntou ao Marechal Zenóbio sobre a possibilidade de ser mandado um núcleo de Fuzileiros para estagiar na PE, com a finalidade de preparar a organização da futura Polícia da Marinha, ao que o Marechal respondeu ser uma honra para o Exército atender aquela solicitação.

______________________________________________________________________________________________________

Segue abaixo as fotos do amigo Rafael que é membro do WebKits e que, getilmente, autorizou a publicação, aqui no BLOG, das fotos do acervo do seu pai que serviu no 2º BPE na década de 50 .

Aviso que as fotos são do acervo pessoal da família de Rafael e sua cópia só poderá ser realizada com a autorização do mesmo.

Uma dessas motos é esta aqui:

Foto - Felipe Fernandes - Reprodução com autorização

Foto Felipe Fernandes - Reprodução com autorização

Outras Fotos Históricas:

Frase de Impacto no Antigo Quartel da Polícia do Exército em Olinda

Brasão do 4º Batalhão de Polícia do Exército - Recife - Pernambuco

About these ads
  1. Francisco Bendl
    04/10/2011 às 6:32 PM

    Pois eu servi a Polícia do Exército!
    Fui soldado e cabo da 6ª Cia de Pol do Ex, em Porto Alegre, RS, na década de sessenta, no seu final.
    Em l970, a Cia transforma-se em batalhão, sendo denominado de 3º Batalhão de Polícia do Exército.
    Estive presente neste acontecimento como cabo, e integrante da 1ª Cia de Polícia.
    Ostento com muito orgulho ter sido soldado do exército brasileiro.
    Ainda era no meu tempo o castigo físico – admito que havia exageros -, mas um soldado suportava o que lhe viesse pela frente. Também foi da minha época o cassetete de borracha, que foi abolido com o surgimento do bordão, de madeira, mais tarde aperfeiçoado.
    As motos eram nossas maiores características, haja vista que fazíamos o acompanhamento de autoridades militares, dos comboios, e apresentações nos desfilies do dia 7 de setembro.
    Mas o primordial nesta tropa era a sua apresentação sempre impecável, a sua disciplina como tropa e a sua disposição para controle de tumulto.
    Sim, éramos soldados destemidos e nos orgulhávamos disso, de um exército diferente do atual que não mais carrega consigo as tradições de um passado onde era na caserna que se formavam homens corajosos, fortes, sem medo do futuro, e com extrema vaidade de vestir o verde-oliva.
    Respeitosamente, hoje eu vejo o exército apenas como uma extensão de um bom colégio, que também exercia esta função antigamente, mas com muito mais determinação, ordem e disciplina!

    • 04/10/2011 às 6:54 PM

      Então Saudações PE xará! Também servir em Unidade PE, 4º BPE – Olinda

    • ALFREDO PORTES
      03/12/2012 às 3:15 PM

      FUI CABO DA PE-RIO DE JANEIRO E SOU MUITO HONRADO POR ISSO.DESFILEI NA PRESIDENTE VARGAS, PASSEI EM FRENTESA CENTARL DO BRASIL RUMO A CALENDARIA. ATÉ HOJE ME EMOCIONO QUANDO LEMBRO E ISSO JÁ FAZEM 40 ANOS. SOU CATARINENSE DA LINDA CIDADE DE CANOINHAS (PLANALTO CATARINENSE), MAS ADOTEI AS CIDADE S DE PORTO UNIAO-SC E UNIÃO DA VITORIA/PR PARA VIVER.

  2. Francisco Bendl
    04/10/2011 às 7:27 PM

    O meu mais forte abraço para ti, meu irmão, tanto de caserna quanto de pátria!!!
    Brilhante artigo.
    Precisamos fazer com que a memória do povo esteja sempre sendo refrescada por fluidos positivos e, o nosso Exército, Chico (eu sou o Chicão, mas na PE o meu nome era Bendl), é um dos orgulhos que este país tem para mostrar e se envaidecer!
    Eu soube deste teu Blog hoje, e já postei nele vários comentários.
    Parabéns pelo teu trabalho, digno, preciso, democrático e informativo.
    Estou humildemente à tua disposição.
    Conheces, por acaso, o Nestor Antunes de Magalhães?
    Serviu comigo na extinta Cia e no batalhão. Ele seguiu carreira militar, e é autor do livro U Boats, mergulhando na História, um dos grandes estudiosos da Guerra e especialista em armas.
    Entra em contato com ele, se tu quiseres.
    Saudações, meu caro.

    • 04/10/2011 às 8:59 PM

      Com certeza nobre colega de Braçal. Agradeço desde já seus austeros comentários.

  3. wendel benachio da cruz
    07/10/2011 às 8:28 AM

    Servi no 1ºBPE no Rio de Janeiro no ano de 1993,servi como voluntário pois fiquei no excesso de contigente,mas era meu sonho servir nas fileiras do nosso EB,fato que meu deu bases para meu futuro,me orgulho de ter estado lá.Um abraço a todos.

    • ALFREDO PORTES
      30/11/2012 às 9:56 AM

      Sou ex.PE do Rio de Janeiro/RJ, na Barão de Mesquita, 425, no Andarai. Sou da época do Doi-Codi de triste memória. Meu Email é dodoportes14@gmail.com. Quem quizer pode escrever.

      • fabio melo
        27/08/2013 às 10:10 PM

        OLÁ MEU AMIGO PE ! SERVI NO ANO DE 1986 TAMBÉM NO PRIMEIRO BATALHÃO DE POLICIA DO EXERCITO NO BAIRRO DO ANDARAÍ – RJ . SAUDADES DAQUELE TEMPO DE MUITA APRENDIZAGEM ! UM GRANDE ABRAÇO DO SOLDADO FÁBIO. MEU E-MAIL É : fabiomelo1967@ymail.com

  4. julian de paula
    23/10/2011 às 7:54 PM

    olá amigo, sou ex PE de São Paulo, fui do 2ºBPE de 80 á 86,dotado na 1ºcia de PE, pelotão de oprações especiais,gostaria de contactar com vc,vai ser muito bom trocarmos informações de nossa época,gostei muito das suas pesquisa , obrigado ex PE morente,nome atual Julian GM de Araras, 019.94820912cel.fui.

    • 23/10/2011 às 11:11 PM

      Olá Julian, fui do 4BPE em Olinda (atualmente mudou para Recife). Estou à disposição.

      • John R. Gereaue
        05/07/2012 às 1:29 AM

        2BPE 1982/1983 ,1CIA 1 Pelotao de Operacoes Especiais. Ricardo 220, Grande Abraco.

  5. Claudiney
    29/10/2011 às 1:23 PM

    Olá Amigo muito bom esse artigo parabéns.
    Sirvo no 1º BPE sou da turma de 86, 25 anos de PE, hoje sou Sgt Azeredo o que precisar e eu puder ajudar estou a disposição ok.
    “Uma Vez PE Sempre PE”

    • 29/10/2011 às 1:43 PM

      Obrigado Azeredo pela disposição meu amigo!

    • kimura
      28/02/2013 às 4:30 PM

      Como o senhor esta sargento sou o soldado almeida da turma de 92 3ª cia, que saudade tenho muitas saudades deste tempo bem meu e-mail é kimurapraid@hotmail.com perdi todas as fotos que tinha do tempo de exército, numa enchente se souber se tem como recupera-las ou se alguém tem em negativos ou escanadas me avise por favor um abraço!
      3ª cia de polícia pantera!

    • 29/11/2013 às 12:59 PM

      Ola Sargento, sou veterano da classe de 70/71 de Curitiba/PR. se nao me engano o aniversario do BPE é em 06/12. este ano não posso mais assim que der gostaria de visitar
      o batahao é possivel. luiscarlosbeninca@ig.com.br Nome de guerra beninca 1ª cia. policia

  6. alceu de alvarenga neto
    02/11/2011 às 11:09 AM

    SERVI NA PE 90/91 SOLDADO NETO 1000, TENHO O MAIOR ORGULHO EM TER SERVIDO AO EXERCITO E A ESTE BATALHÃO, SOU DA EPOCA, DO VERDE OLIVA ENGOMADO, FIVELA NO CAOL, E COTURNO NA GRAXA, GRAÇAS A ESSES ENSINAMENTOS HOJE SOU UM HOMEM E UM PAI DE FAMILIA EXEMPLAR, GOSTARIA MUITO DE RECEBER ARTIGOS COMO ESTES. OBRIGADO PELO SEU ESFORÇO EM FAZER O MUNDO SABER O QUE É SER UM PE, UMA VEZ PE SEMPRE PE.
    OBRIGADO.

    • 02/11/2011 às 11:11 AM

      Obrigado nobre amigo PE. Estamos à disposição.

      • Edinaldo Barbosa
        08/04/2013 às 9:13 AM

        Servi na Policia do exercito 1990, soldado Barbosa 376 Companhia de Escolta e Guarda, primeiro pelotão.Comandante Capitão Suncere e Tenente Jonas.Tenho saudade dos amigos da Corporação 1990.Um abraço para todos que serviram o Exercito Brasileiro. PE sempre Pe.
        Obrigado.

  7. Luiz Alberto Simioni - 320 do 3º pelotão de 1969
    15/11/2011 às 10:01 PM

    Caro Francisco BendlF,
    Servi na poderosa “PE” a nossa Polícia do Exército, em 1969 / 1970. No 3º Pelotão,
    Soldado 320 – Simioni. O início do serviço militar neste ano começou no quartel da rua Duque de Caxias, se mudando para o Partenon, por um breve período. Mudando-se em definitivo para o morro Santa Tereza, ainda com 6 Cia de PoExc. Após passou a ser o
    3º Batalhão de Polícia do Exército de Porto Alegre.

  8. Manoel Rosilei de Barros LEIRAS
    11/01/2012 às 6:55 PM

    Quantas saudades e boas lembranças do Glorioso 1ºBPE; fui Cabo da 1ª Cia.
    Um grande e fraterno abraço aos ETERNOS PEs.
    Cb Leiras.
    Uma vez PE, SEMPRE PE!

    • 30/11/2013 às 4:08 PM

      Ola Leiras, qual o ano da tua incorporação??? sou veterano paranaense do ano de 1970/71. na 1ª cia 1º pelotao cap. Bastos

  9. JOAO BATISTA ARAUJO SOBRINHO
    14/02/2012 às 9:55 AM

    Prezado Amigo.
    Servi na 1a CIA de PE na Vila militar(RJ) em 1977. Fui soldado(SOBRINHO), sob o comando do MJ Haraldo de Oliveira e Sub.Cmdt Cabette.

    Por acaso alguem dessa época já teve contato com vc? Tem alguem VIVO?.
    Poderia mandar notícia dessa TURMA(1977)?

    Um abraço.

    • 14/02/2012 às 11:19 AM

      Irmão PE Sobrinho,

      Tenho que procurar nos email e lhe envio uma resposta! Saudações PE. UMA VEZ PE, SEMPRE PE!

    • Clovis Cardoso
      18/12/2013 às 8:56 AM

      Caro sobrinho lembra do soldado CLOVIS (fotografo) to vivo. cloviscardoson@gmail.com espero noticiais

    • pedrodias
      10/08/2014 às 11:03 PM

      fala sobrinho aqui e pedro dias soldado 173 gostaria de manter um contato estou atualmente em ny(usa) meu email diaspedro90@gmail.com um grande abraco

      • jorge pedro dos santos
        14/08/2014 às 7:08 PM

        ola sou sd pedro da turma de 1977 1cia pe vila militar sd121 lenbro de vc dias do sobrinho hideraldo ;manoel ,henrigue luiz e outros companheiro de caserna um abraço a tds Pedro

  10. Paulo Roberto dos Santos
    13/04/2012 às 11:51 AM

    Incorporei no 2 BPE (São Paulo) em maio de 1977. Fiz curso de cabo e depois de 3 sargento e acabei ficando 3 anos no EB. Dei baixa em fevereiro de 1980. Começei na 3 cia (hoje escolta e guarda) e terminei na 1 cia como sargento. Fui do pelotão de motos e fiz estágio no PIC. Fui muito bom servir na PE. Um abraço aos companheiros.3 sargento Santos

    • Efrem Cavalcante de Azevedo Filho
      24/09/2012 às 12:42 PM

      Tambem entrei no 2BPE em maio-77, era da 3 cia, sob o comando do Cap Tamotso Watanabe, era o seu ordem, e trabalhava na Sargenteação, aplico em minha vida até hoje ensinamentos que aprendi na Caserna, meu nome de Guerra é Cavalcante, uma vez PE, sempre PE.
      abs a todos

    • Efrem Cavalcante de Azevedo Filho
      24/09/2012 às 12:48 PM

      Efrem Cavalcante de Azevedo Filho :
      Tambem entrei no 2BPE em maio-77, era da 3 cia, sob o comando do Cap Tamotso Watanabe, era o seu ordem, e trabalhava na Sargenteação, aplico em minha vida até hoje ensinamentos que aprendi na Caserna, meu nome de Guerra é Cavalcante, uma vez PE, sempre PE.
      abs a todos

      • Fábio
        01/03/2013 às 4:17 PM

        SOU DA TURMA DE 1977 ESCOLTA E GUARDA – CAP WATANABE SGTOS MARCO/FRAZAO/RUGIERO-CABO TOSTA ETC…..MEU NOME DE GUERRA ERA FARIA…..POR.ONDE ANDAM A GALERA

      • Fabio Cosceli
        03/07/2014 às 3:57 PM

        Olá pessoal, tambem sou da turma de 1977, era da 3°CIA que depois passou a ser Escolta e Guarda. Ainda hoje encontro ocasionalmente amigos, sim…amigos da nossa época de caserna….parece que foi ontem!!!!!
        Meu nome de guerra é COSCELI – soldado 933 – puxava hora no PIC.
        Um grande abraço a todos!!!

    • Roberto placio
      25/09/2013 às 8:01 PM

      Somos da mesma incorporação 1977. Fizemos o curso de cabo e depois de sargento vc era o sargento Santos eu sargento Placio lembra. Nossa turma de sargentos; Vicente, Barbosa Tomaz,Rodrigues, Alberto, Salvador, Araujo, Deosdete, Rosa,Sabino. Forte abraço a todos companheiros.

      • Paulo
        26/09/2013 às 3:01 PM

        Grande Roberto Plácio Babo !!! Que coisa boa saber de você depois de 35 anos.
        Por onde anda ?
        meu e-mail é paulo.r.santos@uol.com.br
        Mande notícias

    • Ronaldo Lopes
      07/10/2013 às 4:26 PM

      Ola amigos, não sou da 3° CIA, mas fui da 1° Cap. Genial, soldado 760, Ronaldo. Fui motorista do Cel. Peixoto. Que bom saber que estão bem abraços.

  11. Hamilton Dos Santos Oliveira
    28/05/2012 às 6:36 PM

    Prezado Amigo.

    Sr Hamillton Serviu na 3a CIA de PE na Vila militar(RJ) em 1970 e 1971. Foi soldado

    Por acaso alguem dessa época já teve contato com vc? Tem alguem VIVO ou site de amigos ex-pe policia militar?

    Poderia mandar notícia dessa TURMA(1970 e 1971)?

    Gostaria passa uns Historias e fotos etc…..

    Nome e Hamilton dos santos Oliveira.

    Um abraço.

    de Alan pai Sr Hamilton.

    • 28/05/2012 às 6:42 PM

      Prezado PE Hamilton,

      Estamos cadastrando os PEs do Brasil inteiro e com certeza teremos contato com PEs de sua turma. Estamos lançando um Portal a partir do dia 05/06 de 2012 que terá todas as informações sobre a Polícia do Exército e você poderá participar colocando o nome de guerra, batalhão, companhia e ano e vamos cadastrar cada um. http://www.asspex.com.br

      • Paulo Roberto dos Santos
        29/05/2012 às 9:30 AM

        Prezado Francisco,

        Servi no glorioso 2 BPE (Rua Abílio Soares 1130 – Paraíso – SP) de 1977 a 1980 (fui soldado , cabo e 3 sargento).

        Estou interessado em participar na rede da PE

      • José Carlos Gomes
        04/08/2014 às 7:39 PM

        Servi em 1970 na 2ª CIa do 2º BPE São Paulo, soldado 833 Gomes
        Gostaria de participar da rede Pe

      • Marco Antonio dos Santos
        06/08/2014 às 12:32 PM

        Ola Gomes,você serviu sob o comando do meu primo o Cap. Tolezanno,eu sou o Santos da 3 CIA tbem em 1970,entre em contato,você é o primeiro que vejo de 70,que esta “vivo” kkk já tava achando que só tinha sobrado eu,meu e-mail é excalibur42@ig.com.br,abraços

  12. 08/06/2012 às 11:05 PM

    Caro Francisco

    Sou PE – 2 BPE/SP de 1986 a 1990, fui terceiro sargento temporário e até hoje mantenho um hábito de ensinar a tropa, elaborei alguns cursos para as tropas que se deslocaram ao Haiti em 2010 e 2011 sobre crises e desastres e espero repetir mais uma edição do curso este ano, consegui adquirir pelo Mercado Livre uma religuia, uma flamula em ótimo estado de Conservação, tipo standarte, metal e codões verde e amarelo da 2 Cia de Polícia do Exército, o material está no meu acervo de militaria junto com alguns outros artigos, a inscição de 1958 ilustra que o material é de grande valor historico para a PE, agradeço e parabenizo pelo bom artigo, abraço Prof Delcio Alves Castro Pereira, Professor de Geografia e História, Especializado em História Militar e Instrutor e Consultor Civil e Militar

    • 09/06/2012 às 7:53 AM

      Caro PE,

      É importante manter vivo a história do Braçal e a divulgação do mesmo. Abraços e parabéns

  13. JOSÉ IRINEU DE SOUZA
    25/06/2012 às 8:32 PM

    SERVI NA PE DO RIO DE JANEIRO BATALHAÕ MARECHAL ZENÓBIO DA COSTA
    GOSTARIA MUITO DE ENCONTRAR AMIGOS QUE TANTAS SAUDADES EU TENHO
    MINHA COMPANHIA ERA ESCOLTA E GUARDA…PORTANTO DESEJO PROMOVER UM ENCONTRO PARA MATAR SAUDADES..PE SEMPRE PE…

  14. Marco Antonio Magalhaes
    26/06/2012 às 10:05 AM

    De maio de 1972 a abril de 1973
    Servi minha Patria e Jurei minha Bandeira no 1º BPE !
    Sou um brasileiro do Bem !
    ” Uma vez PE, sempre PE ! “

  15. Paulo Cezar Tamiozo da Silva
    04/07/2012 às 8:11 PM

    Servi, no Batalhao de Policia do Exercito de Brasilia, 2ª cia de policia, 86/87 e como me orgulho de ter pertencido a uma tropa de elite tao digna como a nossa irmaos de braçal, uma vez pe, sempre pe, abraços a todos..

  16. SD 451 Serrão 1a. Cia Pol 1984/1985
    04/07/2012 às 8:13 PM

    Ex PE BPEB 84/85 Parabéns pelo texto apresentado, é muito bom saber que temos uma história tão rica a ser preservada e divulgada! BRASIL ACIMA DE TUDO!

    • mauricio
      25/01/2013 às 1:46 PM

      sd mauricio 1 cia -548 motorista caminhao choque 84-85 saldade bife no ferro passar roupa,

  17. Marcos Markunas 2ª Cia 1993
    04/07/2012 às 8:36 PM

    Servi em 1993 no 2ª BPE e até hoje me sinto orgulhoso de ter sido escolhido para envergar este glorioso BRAÇAL
    UMA VEZ PE SEMPRE PE

  18. vitor 2ª cia 1984
    23/07/2012 às 6:45 PM

    Servi no BPE 2ª cia em 1984/85 meu nome era sd 319 vitor(queixinho), COMANDANTE TENENTE PREIRA NETO DEPOIS TENENTE LIME, se algum amigo ler mandei um email, sinto orgulhoso de ter sido escolhido para envergar este glorioso BRAÇAL
    UMA VEZ PE SEMPRE PE

    • glaucio aulik.
      07/12/2012 às 2:31 PM

      Vitor eu sei o motivo do “queixinho”, foi eu que te socorri quando voce em plena formação caiu ao meu lado, vamos ver como está sua memória, sabe quem sou eu ??? AULIK – 258.

      Um abraço.

  19. 30/07/2012 às 1:06 PM

    Boa tarde , servi no Primeiro Batalhão de Polícia do Exército ( Sd. Serafim / 1992 – 1993 / Cia. de Escolta e Guarda ) e desejo sucesso a nível pessoal à todos. Uma vez P.E. , sempre P.E. !

  20. Angelo Tesser
    28/08/2012 às 7:11 PM

    Boa noite !!!
    Servi na 2ª Comp. de Policia do Exercito em 1969 – Rua Abilio Soares 1130 -Paraíso -SP. Na época do Sgt Novaes , Cabo Braz , Ten. Costa, Capitaõ Pivato, Major Lameira Foi justamento no ano em que a PE passou a Batalhão de policia. Gostaria muito de rever o pessoal que serviu na mesma época. Sinto muito orgulho de ter passado por lá

    • Frank Plazzio
      28/02/2013 às 2:44 PM

      Boa Tarde Angelo !!
      Sou da turma de 1947, portanto ingressei na 2ª Cia PE no ano de 1.966 – Abilio Soares 1130 – Dos que vc citou lembro do Sgt Novaes (bom de educação fisica) – Cb Braz – Cap Pivato e no ano de 1966 o comandante era o Cap. Aranha. Móro na Vila Mariana e sempre quando passo pela Abilio Soares a saudade e a honra me causam arrepios e lagrimas de emoção. Meu nome é Frank, e era o sd PLAZZIO – Nº 91. Abraços…

      • Marco Antonio dos Santos
        20/05/2013 às 1:26 AM

        Ola Plazzio tambem servi no 2º BPE na Abílio Soares em 1970 na 3ª CIA comandandante Cap. Ribeiro c;Ten. Ginefra,meu primo era o Cap. Tolezano Cmt da 2ª Cia, conheci o Cap.Pivato,Cabo Braz,Srg.Novais grande figura,os dois Cel, Orlando,meu nome de guerra era Santos 510,foi e sempre será uma honra ter sido um PE,se alguem da minha turma ler por favor entre em contato,e-mail excalibur42@ig.com.br,abraços.

      • Américo Poli
        20/05/2013 às 3:30 PM

        Caro Amigo, servi também na PE em 1066 – Sd.Poli 43. Lembro-me perfeitamente dos citados em seu comentário. Vc. promoveu o Aranha, Tenente;
        Lembro-me do Pudim, do Clovis Mola, do Bife, entre muitos outros. Nosso Comandante era o o Major Pirroni (Ney Pimentel Pirroni Vaz!)

        Lembro-me do Major Pirrone, gente boa, do Sgt. Novaesdo “trumpetista Cabo Bras, do Pudim, do Mola, do Guido entre muitos outros. SAUDADE!!! Mande notícias.

        ABRAÇOS

    • jose carlos riccetti
      09/01/2014 às 9:59 AM

      Sub Ten.Novello, Ten. Odair Calli, Sgt Novais,,servi na Cia de Comando e Serviços na mesma época tua,mesmo ano saudades………………………
      Meu nome de Guerra…………………SD RICCETTI,

      • 14/01/2014 às 9:54 PM

        opa tdo bem? eu servi um ano depois já Btlh em 1970 peguei o novaes,o capita pivato,mau humor da porra kkk o Odair,Ten, Cacilda para os íntimos kkk,o gnomo do batalhão ten, Carvlho queria sempre me sacanear porque meu primo o Cap. Tolezzano era meu primo e tinha ferrado ele,ai já viu né vivia na minha sombra apelidei ele de gnomo,pois baixo,pernas tortas orelhas pontudas feioo pra ca,,,,#$@@@&%$$.kkkkk enfim ten, Ginefra grande pessoas o Agostinho do PIC e ccs,tinha o Ten. Portugal gostava dele era vibrador e engraçado pois ele era mais baixo que nós e de sacanagem ao me apresentar encostava quase em cima dele ,o bicho endoidava recuava abria o coldre e perguntava vc esta me agredindo soldado hein? hein? kktempo bom pacas,Ten. Marcio gente boa tbem,Vendramine , conheci,ha e tinha o sargento fiorini pra anão faltava pouco,mas era o monstro da companhia servi na 3ª muito engraçado,meu Cap, Ribeiro,enfim muitas saudades.mas acho que a turma de 1970 morreu toda só sobrou eu kkkkkkkkkkk

    • 06/02/2014 às 9:29 AM

      morreram todos kkkkkkkkkkkk só sobrou eu kkkkkkkkkk

      • José Carlos Gomes
        18/08/2014 às 8:27 PM

        Tem mais um,eu sd Gomes, 2ª cia Pergunta qual o nome de um major baixnho feio pra cacete acho que era sub comandante do batalhão, mulherengo demais, e só pegava filé, kkkkkk

      • Marco Antonio dos Santos
        19/08/2014 às 5:41 AM

        NÃO O SUB ERA TEN. CORONEL NER PQD,O BAIXINHO QUE ERA DA SEGUNDA ERA O TEN.CARVALHO O DESGRAÇADO PARECIA UM GNOMO DE FEIO PUTZ,BAIUXO COM AS PERNAS TORTAS,ORELHA PONTUDA KKK

      • José Carlos Gomes
        19/08/2014 às 8:07 AM

        Ten. Carvalho era o comandante da 2ª cia, estou falando do major que depois foi promovido para ten cel

    • Flavio de Moraes
      20/02/2014 às 11:13 PM

      Caro amigo Angelo,

      Servimos juntos em 1969 na 2 cia de PE, sou o Flavio de Moraes (sd Moraes).
      Me lembro dos nomes que você citou e praticamente de todos da nossa Cia. Tenho algumas fotos dessa época, você teria algumas para compartilharmos?

      Recentemente me encontrei com o Perillo e também com o Bittencourt.

      Abraços e também tenho muito orgulho de ter servido na PE e conhecido esses amigos que não saem da minha lembrança.

      Flavio de Moraes

      • 22/02/2014 às 4:38 PM

        NINGUÉM DA TURMA DE 1970? é……………acho que todos estão no andar de cima kkkkkk

  21. 09/09/2012 às 6:13 PM

    Servi no 2 bpe em 77 e 78 sd serrano 1044 fui para r1 como suboficial gostaria de contatu daquela epoca

    • Julio Cesar Brasileiro
      06/03/2013 às 12:06 PM

      Também servi no 2º BPE(Abílio Soares-SP) em 78/79,Soldado Julio(Nº366),Capitão Genial era o Comandante da 1ª CIA-PE e Coronel Paca era Comandante do Batalhão.Tenho a informar que VETERANOS P.E. possuem site,facebook e marcam encontros,além de desfilar no dia 7 de Setembro.

  22. Marcos Eduardo Japiassú Guerra
    22/09/2012 às 7:55 AM

    Bom Dia Francisco!
    Também servi no 4o BPE, Olinda de 1980 a 1984, na 2a Cia PE, Cabo Japiassú às ordens.
    Parabéns pelo BLOG.

    • 22/09/2012 às 6:56 PM

      Então fico o convite para participar da Associação.

    • jose rodrigues do nascimento filho
      07/12/2012 às 11:28 PM

      Cabo Japiassu, eu sou Cabo Nascimento (o negão), servi de 1980 à 1986, 2ª Cia. Por favor entre em contato através do fone 8507-0664, ou e-mail:nascimentofil@bol.com.br.

      • 08/12/2012 às 5:49 PM

        Cabo Nascimento,

        Existem muitos PEs da sua turma que estão na associação, entre eles Belarmindo, D’Azevedo, Sargento Paiva e Sargento Rene. Estou direcionando um email e alguém entrará em contato com você para lhe informar os dias das reuniões.

      • jose rodrigues do nascimento filho
        08/12/2012 às 6:09 PM

        Gostaria de saber se o companheiro em questão, trata-se do glorioso Sargento RENE FIRMINO MARQUES, profissional responsável. Pessoa pela qual tive a honra e orgulho de trabalhar, como subordinado, nas missões de Patrulha. Solicito que, com certeza o Sgt, RENE, hoje, no mínimo Ten. RENE, lembrará da minha pessoa. Abraços. Cb Nascimento. Atualmente: Comissário Especial de Polícia Civil de Pernambuco; Peço que contacte através do fone: 8507-0664 ou e-mail: nascimentofil@bol.com.br . Mais uma vez, solicito contato com CB Japiassu, Cb Melo, Prudente ou outro graduado da época, ou seja: ano 1980 à 1986. Abraços.

      • 08/12/2012 às 6:37 PM

        Cabo Nascimento,

        O Capitão Rene é o Conselheiro da Associação SEMPRE PE, que funciona em Olinda. Também participa do Sargento Prudente, que era Prudente na sua época.
        Teremos reunião no próximo dia 15 de dezembro 2012 em Olinda. Já passei seu email para o pessoal da Associação que irá entrar em contato para informar os horário e endereço da Associação SEMPRE PE.

  23. Everton Matos
    28/09/2012 às 10:25 AM

    3º BPE – Porto Alegre-RS, 1987 – Caros irmãos da PE, com muito orgulho ostentei o Braçal PE – Elite do Exército Brasileiro, alicerçe para minha vida, atualmente sou Ofical da Brigada Militar-RS, mas “UMA VEZ PE SEMPRE PE”. ( Sd Matos-419 – 3ª Cia PE).

  24. FERNANDO DE MACEDO OLIVEIRA
    19/10/2012 às 2:18 AM

    OLÁ AMIGOS, FUI DO 2 BPE, HOJE ESTALADO EM OSASCO.
    SERVI NA 2 COMPANHIA ,1 PELOTÃO DE CHOQUE , TROPA DE MISSÕES ESPECIAIS…
    DO ANO 1999 A 2001.
    SOU O SD. DE MACEDO. N: 430
    MUITAS SAUDADES …
    HOJE SOU FORMADO EM BIOMEDICINA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS…
    QUEM SABE EU CONSIGA ANTES DE TER 36 ANOS VOLTAR PRO EXERCITO, OU CONSIGA ENTRAR NA DIPLOMACIA/BR.

    ABRAÇO MEUS QUERIDOS …
    UMA VEZ PE SEMPRE PE

  25. luis carlos beninca
    02/11/2012 às 1:47 PM

    Claudiney :Olá Amigo muito bom esse artigo parabéns.Sirvo no 1º BPE sou da turma de 86, 25 anos de PE, hoje sou Sgt Azeredo o que precisar e eu puder ajudar estou a disposição ok.“Uma Vez PE Sempre PE”

    ola amigo,sou veterano do 1º BPE tijuca barao de mesquita, classe 1970/71. em dezembro dia 06 tera solenidades de aniversario do batalhao
    pode adiantar informaçoes gostaria de visitar o mesmo.

  26. Wagner de Souza Monteiro
    07/11/2012 às 12:58 PM

    Boa tarde,é a primeira vez que vejo este blog e fiquei emocionado pois me lembrei dos meus tempos de 1ª cia PE em 1986, dias gloriosos que sinto muita saudade, gostaria de tentar encontrar companheiros daquela época,pois já se vão 26 anos de saudade e muito orgulho de ter envergado o glorioso braçal da PE, onde fibra,moral,sangue e garra faziam parte do nosso dia a dia. Hoje ainda sou um PE e morrerei sendo, apesar de todas as mazelas de hoje em dia.
    Afinal nosso lema é ” UMA VEZ PE SEMPRE PE”.
    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS IRMÃOS DA PE DO BRASIL.
    Soldado 225 MONTEIRO 1ª CIA PE 3º PELOTÃO. 1986.

    • Wagner de Souza Monteiro
      07/11/2012 às 1:03 PM

      Wagner de Souza Monteiro :
      Boa tarde,é a primeira vez que vejo este blog e fiquei emocionado pois me lembrei dos meus tempos de 1ª cia PE em 1986, dias gloriosos que sinto muita saudade, gostaria de tentar encontrar companheiros daquela época,pois já se vão 26 anos de saudade e muito orgulho de ter envergado o glorioso braçal da PE, onde fibra,moral,sangue e garra faziam parte do nosso dia a dia. Hoje ainda sou um PE e morrerei sendo, apesar de todas as mazelas de hoje em dia.
      Afinal nosso lema é ” UMA VEZ PE SEMPRE PE”.
      UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS IRMÃOS DA PE DO BRASIL.
      Soldado 225 MONTEIRO 1ª CIA PE 3º PELOTÃO.2º btl de Polícia di Exército de São Paulo. 1986.

      • 07/11/2012 às 2:20 PM

        Em São Paulo existe a Associação de Veteranos do 2º BPE e a Confraria PE. Vou lhe passar os dados do Presidente Veterano Ney que se não me falha e memória é da turma de 1986.

    • 07/11/2012 às 2:19 PM

      Você foi de que Batalhão Monteiro? Existem associações em Recife, São Paulo, Rio, Minas, Paraná e Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ou seja, existem associação de veteanos da Polícia do Exército no Brasil inteiro.

  27. Wagner de Souza Monteiro
    08/11/2012 às 10:09 AM

    Me desculpe francisco, é que fique meio emocionado e acabei esquecendo de citar o meu batalhão o 2º BPE em São Paulo na AV: Abílio Soares.
    Muito obrigado.

    • 08/11/2012 às 11:33 AM

      Não tem problema PE Monteiro. Já repassei seus dados para o Presidente da Associação de Veteranos da Polícia do Exército do 2º Batalhão de Polícia do Exército. Qualquer coisa à disposição.

  28. Paulo Roberto dos Santos
    08/11/2012 às 11:40 AM

    Prezado Francisco, por favor me envie também o contato com o Presidente da Associação dos Veteranos do 2 BPE.
    Servi lá de 1977 a 1980 (soldado, cabo e 3 sargento temp).
    Por que lavaram o 2 BPE para Osasco e alguns poucos anos criaram o 8 BPE na capital ?
    Paulo Roberto dos Santos (3sgt Santos)

    • 08/11/2012 às 11:50 AM

      Repassei o email para o Presidente do Associação de Veteranos, ele pode lhe informar melhor. Abraços!

  29. Roberto Guimaraes
    08/11/2012 às 11:41 PM

    Olá amigos PE’s. Sou GUIMARÃES 210, turma de 1983 – 2º cia 2º BPE. Honrado em servir na PE, fui do PIC, e uma vez PE sempre PE.

    • John Gereaue
      10/11/2012 às 1:05 AM

      Oi Roberto, vc deve ter trabalhado com Sd. Moroni, motorista do Pelotao de seguranca, PIC ? Ricardo 220 1CIA , 2BPE.

  30. Paulo Bortoletto Filho
    10/11/2012 às 2:57 AM

    Muito legal este blog. Servi na Gloriosa PE, no 2º BPE-SP na incorporação 1984-85, CCS, Pel COM, Soldado 570 Bortoletto. É muito bom poder ter essa oportunidade que a Internet nos dá de rever amigos. Uma vez PE, Sempre PE.

    • marcelo luiz stefaniak
      19/10/2013 às 9:03 PM

      Aqui eh e stefaniak 1248 do pel ciex. Abracos a todos. 84/85

      • Glaucio Aulik - "258" - 2a. Cia - 2o. BPE.
        20/10/2013 às 1:53 PM

        Bortoletto, lembro de você, somos da mesma incorporação, digo 1984/1985, sou o Aulik, “258” da 2a cia, da nossa época só tenho contato com o Costa, “275”, Hoje meu grande amigo, sempre que podemos estamos juntos. Vamos vêr se conseguimos contato com mais algum companheiro ” P E ” da turma de 84/85, lembrando: ” UMA VEZ PE SEMPRE PE. Um abraço.

  31. Manoel Pereira de Lima
    16/11/2012 às 10:16 PM

    Servi no Primeiro Batalhão de Policia do exércíto,primeira Cia terceiro Pelotão ,soldado 1067 Lima,Período de 1970 a 1972 e tenho orgulho de ter aprendido a fazer com os caras,tanto que até hoje ainda trabalho com informações e segurança.Valeu mesmo Chico por está oportunidade.

  32. Marcos Pereira
    20/11/2012 às 3:06 PM

    Sou Sargento da 1ª Cia PE (Vila Militar – RJ), que hoje mudou para 11º BPE, sinto falta da Policia do Exército de Antigamente, e os atuais Policiais do Exército não sabem honrar o Braçal PE.

  33. rodrigues
    24/11/2012 às 9:39 PM

    ola pessoal sou da turma de 81/82 1a CIA PE DA VILA MILITAR -RJ
    rodrigues, pel, escolta e guarda , SEÇAO GARAGEM- TEN, JUBERTO,SGT IZIDRO,SGT FARID, SAUDAÇOE A TODOS OS P E

    • cleuseir lemos pegorá
      09/07/2013 às 7:34 PM

      Boa noite pessoal também servi na PE turma 81/82 1a CIA PE VILA MILITAR RJ , sou o Sd- Lemos também do pelotão Escolta e Guarda comandado pelo tenente Medeiros , uma vez PE sempre PE um forte abraços á todos PEs .

  34. rodrigues
    25/11/2012 às 4:42 PM

    gostaria de receber qualquer
    material sobre a p.e brasil,
    principalmente a respeito da 1CIA PE VILA MILITAR-RJ
    E SE POSSIVEL DA MINHA TURMA 81/82

  35. jose rodrigues do nascimento filho
    07/12/2012 às 11:25 PM

    Servi no 4º BPE em Olinda, de 1980 à 1986, na 2ª Cia de Polícia, e gostaria muito de contactar com Cabo Japiassu. Meu nome é Nascimento. Atualmente sou Comissário de Polícia aposentado. Meu e-mail: nascimentofil@bol.com.br

  36. Edwal Ribeiro da Silva
    12/12/2012 às 7:51 PM

    Servi no 1ºBPE, Tijuca Rio de Janeiro de 75 a 81;fui Sd,Cb e Sgt Temp e fiquei feliz em descobrir esse blog. Faço parte da ABRAPE associação de veteranos do 1ºBPE.Gostaria de contactar companheiros dessa época que visitam esse blog. Sou o ex Sd,Cb e Sgt Edwal, servi na 1ªe 2ª Cia,CCSv e Escolta e Guarda.Um abraço a todos.UMA VEZ PE SEMPRE PE!!!!!

    • ROBERTO CORREA
      28/08/2013 às 10:55 AM

      BOM DIA FICO FELIZ EM ENCONTRAR ESSE BLOG COM NOTICIAS DE EX COMPANHEIROS DA PE. SERVI EM 1980 E 1981, NA 1º CIA .SOLDADO 1081 CORRÊA.
      CONTATO POR EMAIL
      rob.correa@ig.com.br
      UM ABRAÇO A TODOS

    • ROBERTO CORREA
      28/08/2013 às 11:10 AM

      SERVI NOS ANOS 1980 E 1981 NO 1º BPE NA 1º SOLDADO 1081 CORREA, CIA,TENHO MUITAS SAUDADES DESTA ÉPOCA.FIZ VARIAS AMIZADES E GOSTARIA MUITO DE TER CONTATOS.
      UM ABRAÇO A TODOS

    • 02/08/2014 às 9:31 PM

      Olá PE Edwal, fui da primeira Companhia no ano de 1977, soldado Leitão 519, o comandante era o primeiro tenente Napoleão José Guimarães de Miranda, lembro do Cabo Félix, cabo charles, sargento Felisberto, cabo Pio, soldado Medeiros, soldado Ferreira, a única coisa que não me lembro é do nosso comandante da época de 77. Lembro do pessoal do DOI -CODE jogando pelada na quadra, sempre à tarde ( voce se lembra disso?), Tenente Nunes fazendo barra, Tenente Damasceno, nossa corrida pela estrada da Usina cantarolando: “A maria bonitinha que trabalha na GE não namora PQD só namora o PE”! Qiantos pernoites no Batalhão por conta das manifestações contra a ditadura militar, peço que me envie o nome do comandante do batalhão em 1977 por favor, obrigado e desejo muita paz e sorte sempre. calmmenez@gmail.com

  37. Manoel Pereira de Lima
    24/12/2012 às 1:01 PM

    Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz e harmonia aos meus Mestres Cap.Bastos,Ten.Bastos , James e Barros.Sgts.lourival,Domingos,Nunes,Machado,luis,julio.Cbs.Abas,Gil,Eli,Gonçalves.Todos do Primeiro Batalhão de Policía do Exercito onde fui privilegiado aprendendo com esses caras como faz,grato Sd. Lima 1067,primeira Cia.segundo Pelotão,segunda Ala Atirador de skol. Dividindo os creditos com,Finelis,Da Silva,Marcos Japeri,Quintanilha,Ivo,Renato,Lirio,Pereira,Santana,Guilherme,Azevedo,Viana,Rogerio e tem muinto +,vou deixar para proxímo.Não me Esqueçam,Eu Jamais esquecerei vocês.

    • 29/11/2013 às 1:12 PM

      Ola manoel, qual o ano do seu tempo, eu era da 1ª cia do 1º pelotao, cap. bastos, ten felipe, sarg nunes, sarg. marcio. amigos da silva, foltran, balbinoti, oto, oliveira, maciel,e tantos outros. agaurdo resposta.

  38. Faraoo de souza
    26/12/2012 às 10:39 PM

    Homens, que não pensam duas vezes para defender sua Pátria! Braço Forte,Mão Amiga!

  39. Alex Flauzino
    08/01/2013 às 12:36 AM

    Servi na Pe na 1ª Cia em 1993 junto com Capitão Moraes , Tenete Eduardo e Sargento Cleraldo o melhor Sargento do Batalhão ano dificil cheio de problemas na minha Cia mais passamos ate o final honrando o Braçal Pe sempre no coração !!!!!

    • Roberto Santos
      01/09/2013 às 11:59 PM

      Saudações soldado, também fui da turma de 93 , era da CCS , um forte abraço….

  40. Sandoval Oliveira da Silva
    10/01/2013 às 4:17 PM

    Servi no 4 BPE em Olinda nos anos de 1982 a 1983 na companhia escolta e guarda, lembro bem de cabo 123 (José) Sarg. Wady, Sarg. Principe, Ten. Cruz, Denis e tantos outros colegas, sinto saudade daquele tempo. um grande abraço a todos. quem foi PE sempre será em PE.
    ex Soldado Sandoval

    • severino araujo
      16/04/2014 às 2:00 PM

      Servi no 4 BPE em Olinda nos anos 85 86 na companhia escolta e guarda com muito carinho sou o ex soldado Araújo 604 sinto falta daquele tempo, PE sempre PE. tudo de bom para todos

  41. H.B.Martins
    20/01/2013 às 10:04 PM

    E Aí veteranos. Incorporei na Cia QGR3 e quando nosso grande Cmt , então Cap Gobatto (hj Gen Reserva), foi deslocado para o Cmdo da valoroza 6ª Cia PE, como “peixe” do homem consegui minha vaga de Cb na unidade. Infelizmente, foi extinta(pior que demoliram o prédio o mais antigo então existente) e virou batalhão. Como era Cb Infante fui transferido para o antigo 1°/17° RI-Cruz Alta hj Escola de Sgts.. Mas quem foi PE sempre PE assim ficou no meu coração. Sentido!! Cb Hamilton Martins. Saude a todos os PÉs deste Brasilsão

  42. Francisco Maiellaro
    05/02/2013 às 4:15 PM

    Boa tarde, meu nome é Francisco, servi no 2º BPE em 1977/1978, na 1ª Cia/Pol, Capitão Genial, meu nome de guerra era Francisco mesmo SD 689, aguardo contato de colegas que serviram a mesma época na Rua Abilio Soares, Ibirapuera em São Paulo, meu e-mail fmaiellaro@yahoo.com.br. Abraço a todos.

    • Julio Cesar Brasileiro
      06/03/2013 às 12:14 PM

      Boa tarde Francisco…me lembro de voce…fui teu irmão de farda…sou o Soldado Julio…1ª CIA-PE…Capitão Genial,Tenente Canadas,soldados Dias,Hanspack,Toledo,Peracci,Almeida,entre outros…Forte abraço!Meu facebook é JulioPereira (Peruíbe)….email:jcbrasileiro59@yahoo.com.br

      • Ronaldo Lopes
        07/10/2013 às 4:36 PM

        1° CIA….Cap Genial…Ola amigos, como estão….quanto heim? Bom saber que estão fortes.
        Será que aquela turma 77/78 se encontram ainda….abraços Sd 760 – Ronaldo
        fiorelp@uol.com.br

  43. mauricio
    08/02/2013 às 10:04 PM

    sd mauricio 1cia -548 motorista caminhao choque PBEB ano 84-85, hoje em rondonia, trabalhando com auto socorro de veiculos. mauricioguincho24horas@hotmail.com. saudade da PE ,CORONEL MAGALHAES ESTA VIVO, lembro seu filho quando passava sobre a compania.

  44. 15/02/2013 às 7:06 PM

    turma pe 84/85 bpeb sou soldado 730 2cia, me lembro do cel magalhaes. soldado7302cia@gmail.com

  45. claudio jose cardoso
    18/02/2013 às 10:37 PM

    MUITA LEMBRANÇAS…SD 253 CARDOSO CCSV.TURMA 94/99..FORA DE FOMA GARRA,RAÇA ,VIBRAÇAO…………………….PANTERA…..BRASIL….

  46. claudio jose cardoso
    18/02/2013 às 10:39 PM

    claudio jose cardoso :
    MUITA LEMBRANÇAS…SD 253 CARDOSO CCSV 4;BPE OLINDA.TURMA 94/99..FORA DE FOMA GARRA,RAÇA ,VIBRAÇAO…………………….PANTERA…..BRASIL….

  47. vitor menezes vaz
    23/02/2013 às 1:53 AM

    servi em l977/l978 na primeira cia.soldado 308 vitor na época tinha o sagento vitorino que falava não quero ver uma puerinha de soldado, do cabo dourado que quando a gente estava detido mandava fazer aquela faxina no alojamento, tinha tambem o sargento pqd diniz, o ten.galafaci e saudades.

    • Julio Cesar Brasileiro
      06/03/2013 às 12:19 PM

      Boa tarde…Soldado Julio 366 se apresentando…Capitão Genial,Tenente Canadas,Sargento Vitorino(apelidei-o de Mickey Mouse…ele queria descobrir quem foi que apelidou-o…porém…jamais descobriu…para minha sorte)…soldados Dias,Hanspack,Peracci,Toledo,entre outros…Coronel Paca.
      Os VETERANOS P.E. tem facebook e sites…marcam encontros e desfilam no 7 de Setembro.
      Meu Facebook é JULIOPEREIRA(Peruíbe) e meu email é jcbrasileiro59@yahoo.com.br
      Abraços!

      • Ronaldo Lopes
        07/10/2013 às 4:46 PM

        Vitor, Julio…..onde se encontram a turma de 77/78…..em Caçapava, o Sgto. Vitorino fez eu comer grilo, foram 4 grilos, bem no dia do churrasco do oficiais, lembram disso? Mas também fiz ele comer um…..ele falou que daria um pedaço de carne, mas tinha que comer os grilos. Depois que comi os grilios fiz ele dividir a carne e distribuir aos outros colegas. O Cap. Genial, também em Caçapava fez eu me casar com o Sd. Liporoni (acho que era esse o nome). abçs
        Sd. 760 da 1° CIA

  48. 24/02/2013 às 2:50 PM

    SERVI NO 4 BTL OLINDA NA CCSV TIREI MUITOS SERVÇOS DE PATRULHA COM STO MARQUES SD AZEVEDO 82 A 84 TENHO SAUDADES SOU UM PE COM MUITO OGULHO PE PE PE POR DOIS IRMAOS QUE SERVIRAO COMIGO TICO AZEVEDO

  49. Frank Plazzio
    28/02/2013 às 2:32 PM

    “Uma vez PE sempre PE” – De todos q aqui postaram, sou o + antigo: pois
    servi a minha pátria na 2ª CIA P.E. no ano de 1.966 – Abilio Soares, 1113. – Soldado PLAZZIO Nº 91. 1º Pelotão – PIC – Lembro do Stg Novaes – Cabo Braz – Ten Jairo Guinghetti (motociclista das harleys) – Comandante Cap ARANHA -. A musica da PE na época era : ” Nós somos soldados da Policia do Exército, na caserna aprendemos a honrrar e defender o Brasil, convocados nós fomos para no exército servir, selecionados na PE para orgulho do país, mas se a guerra vier saberemos empunhar o fuzil para expulsar os invadores do Brasil………

  50. efrem cavalcante de azevedo filho
    13/03/2013 às 10:57 PM

    Boa noite Fabio Faria, meu nome de guerra é Cavalcante, tambem da turma de 1977, cia de escolta e guarda, trabalhava com o 2Sgto Mainardes na Sargenteação, lembra, te tirei varias vezes de serviço aos finais de semana, em compensação colocava dobrado durante a semana,rsrsrs, ainda bem que temos um blog do Francisco matar a saudades, vc por acaso surfava, meu e.mail é neno.azevedo10@gmail.com

    • Ronaldo Lopes
      07/10/2013 às 4:57 PM

      Cavalcante, me lembro de você. Servi na 1° CIA, fui motorista do Cel Peixoto, junto com o Lafron. Ele era motorista do Major Paca. Agente surfava. Até fui para a hora do pato. Porque chegou uma Kombi novinha, fui até a CCS e pedi para dar uma volta, os oficias estavam fazendo ed. física, o Mj. Paca viu e quis saber quem estava dirigindo. Pronto, tomei uma bronca, e fui para hora do pato com o Cap. Genial. abraços. Sd 760, Ronaldo

  51. RONOTI M ROCHA.
    27/03/2013 às 10:23 AM

    BOM DIA PRA TODOS, SOU DA TURMA DE 85 SD. 585 RONOTI DA 3ª CIA DO
    1º PELOTÃO DO 1º BPE – RJ.
    NA ÉPOCA CORONEL MENDES , SUB COM CORONEL VIEIRA, COM DA 3ª CIA CAP. JAIME ,TEN. CARDOSO , TEN . ARISTIDES, TEN. FREITAS, TEN. PINTO, SGTS. SERGIO LUIZ, SOUZA , PAULO, XAVIER, SOUZA, LOUSADA, LEANDRO, MAURO….CBS. CANDIDO, MELO, ROBSON, DERIQUE, JACOB, VIANA… SDS. ABREL, ADÃO, FONTES, WALTER, OTELO, MARCIO, COSTA, BRITO, DE LIMA, FRANCISCO, DIAS, GUIMARÃES, ARAUJO, TEODORO…DAS OUTRAS CIAS. TENS, MARIO, AMARO, DINIZ, BEZERRA, FONTES, ROBMILSON… SGTS. VINHATICO, CAETANO, BONOSO, MARJELA… CBS. MENEZES, LIRA, IVAN, PAMPIM, JULIO, FIOLE… SAUDOSOS CAP. GARCIA, SGTS. NUNES, ANDRÉ…GOSTARIA DE TE NOTICIAS DE TODOS.
    PARABÉNS PELO BLOG…

  52. RONOTI M ROCHA.
    27/03/2013 às 10:26 AM

    FACEBOOK – RONOTI ROCHA.

  53. Antonio Carlos Moraes
    29/03/2013 às 8:26 PM

    Servi na 6º Cia.de Polícia do Exército no período de 1966/1967, o Comandante na época era o Capitão Darcy Prange, posteriormente substituído pelo Major Gobbatto, do QG do 3º Exército. Meu nome de guerra era sd. Moraes, número 300, do 3º pelotão, o sargento era o Junes, o Sub comandante da Cia. era o 1º tenente paraquedista.Veríssimo. Realmente, como dizem os companheiros acima “Uma vez PE, sempre PE”.

    • Antonio Carlos Moraes
      29/03/2013 às 8:27 PM

      Antonio Carlos Moraes :
      Servi na 6º Cia.de Polícia do Exército no período de 1966/1967, o Comandante na época era o Capitão Darcy Prange, posteriormente substituído pelo Major Gobbatto, do QG do 3º Exército. Meu nome de guerra era sd. Moraes, número 300, do 3º pelotão, o sargento era o Junes, o Sub comandante da Cia. era o 1º tenente paraquedista.Veríssimo. Realmente, como dizem os companheiros acima “Uma vez PE, sempre PE”.

      Antonio Carlos Moraes :
      Servi na 6º Cia.de Polícia do Exército no período de 1966/1967, o Comandante na época era o Capitão Darcy Prange, posteriormente substituído pelo Major Gobbatto, do QG do 3º Exército. Meu nome de guerra era sd. Moraes, número 300, do 3º pelotão, o sargento era o Junes, o Sub comandante da Cia. era o 1º tenente paraquedista.Veríssimo. Realmente, como dizem os companheiros acima “Uma vez PE, sempre PE”.

  54. Oli Augusto Demutti
    01/04/2013 às 10:54 PM

    Oli Augusto Demutti
    Servi em 1971 na 2ª Companhia de PE na Abílio Soares.
    Lembro do capitão Pivato , sargento Novaes , sargento Rezador , sargento Maia , cabo Jansen , cabo Boletti e outros.
    Foi um época muito ruim , pois eu tirava serviço na rua Tutóia (Operação Bandeirantes),
    no Doi Codi e presenciei ao vivo e a cores muita tortura .

  55. 08/04/2013 às 1:32 AM

    SOLDADO BORBA – 369 DA 2A CIA DO 1BPE DA BARÃO DE MESQUITA NO RIO DE JANEIRO
    PROCURO AMIGOS QUE SERVIRAM EM 1969

    • Luiz Peixoto
      20/03/2014 às 3:35 PM

      Olá Borba! Servi no no 1BPE de 1968 a 1970 – Ten Peixoto – Bons tempos aqueles,,, Comandante era o Cel. Ney Fernandes Antunes. Abs

  56. Edinaldo Barbosa
    08/04/2013 às 9:18 AM

    Gostaria de contato dos amigos da Corporação 1990, Companhia Escolta e
    Guarda. Me add no mail essence@ig.com.br PE sempre Pe.
    Grato: Barbosa 376

  57. ildefonso nunes de carvalho filho
    11/04/2013 às 8:57 PM

    Olá guerreiros,servi em 81*82 na PE em brasilia.1 cia de policia AGUIA,,tenho um orgulho enorme por ter feito minha parte em defesa do BRASIL,,fui soldado do PIC..servi os ultimos 5 meses trajando roupas civil,,pois eu estava sempre por traz de uma investigaçao,,Estavamos atraz de descobrir a cupúla denominada MAO BRANCA,,foi muito gratificante,,porque nosso lema é SOLDADO PE SEMPRE PE..abraços a todos vixxi eu quase esqueci de deixar meu nome SOLDADO ildefonso n 615 mais conhecido como MAGNATA,,pura curtiçao,,sempre deixai esta marca nas guaritas por ode eu passei,,,,

    • Djalma Alexandre
      19/07/2014 às 3:19 PM

      Olá Ildefonso e Guerreiros da PE 81/82 1ª cia, sou o Ex-Soldado Djalma nº de Guerra 573
      Servi no 2º Pelotão; Ildefonso se não estou enganado você e o sd Adair moravam em
      Sobradinho, Um forte abraço todos os Guerreiros da 1ª cia 81/82 e todos os
      PEs do Brasil. email – djalmaalexandre@yahoo.com.br

  58. edyr rocha junior
    16/04/2013 às 2:29 PM

    servi no batalhão marechal zenóbio da costa no ano de 1981,na 1cia PE,na epóca comandada pelo tenente pinto e a seguir pel capitão veloso,sou o ex soldado rocha.tenho saudades da galéra.gostaria de ter notícias do meu melhor amigo no quartel o sd louzada
    já aprontamos poucas e boas no bom sentido

    • ROBERTO CORREA
      28/08/2013 às 11:19 AM

      ROCHA,BOM DIA, SOU 1081 CORREA,TAMBEM TENHO SAUDADES DESTA ÉPOCA.EU AINDA TENHO CONTAO DOM 1075 MARTIS E COM 1089 ALMEIDA.VAMOS TENTAR CONTACTAR O MAXIMO DE GUERREIROS PARA UM ENCONTRO.
      UM ABRAÇO
      CONTATO: rob.correa@ig.com.br

  59. Luiz Paulo Pessurno
    22/04/2013 às 10:12 PM

    Servi no 1º de 93 a 99 , último ano este em que estive a disposição na 1ª IcFex. Sou (fui) o Cabo Luiz, da 1ª Cia,.Em 96 ganhamos o cabo de guerra disputado contra os bombeiros do centro ( só pesadão) Nossa compania de marombados e lutadores, época que o Comandante e seus filhos treinavam conosco. Com muito orgulho bato no meu peito e digo que sou um eterno PE.. Operação Rio, Missão do Papa ( e eu entrei no papamóvel e tirei uma foto!), muitos serviços no MnMSGM e PV, isso sem contar o PDC e a Guarda do Quartel. 1º Pelotão do Tenente Braga, dos Capitães Onça ( Morais e Vinícius) e do Tenente Onça (Sangineto), da Bala-Laika do capitão Pospiez… Rancho do Agostinho, pastel do Bitencourt, Coronel Gargamel (soldado, não mexe !)… Já se passaram 14 anos que estou fora e as vezes acordo achando que “estou atrasado” ! Sou um homem de bem devido a tudo o que aprendi lá, das amizades que até hoje , da lealdade, disciplina e vigilância incessante que nunca perdi. Aos amigos sargentos Cleraldo, Hélio, De Araújo (que hoje está na PC), Rogério, Douglas, Esteves… Agradeço a todos que por minha vida passaram e me ajudaram na transição de menino a homem. Continuo o mesmo, brincalhão, amigo e forte como um touro apesar de estar gordinho!

  60. Ricardo Akerman
    05/05/2013 às 9:28 PM

    Você sabe de onde eu venho,venho do morro do engenho,dos pampas dos cafesais,da boa terra do coco…
    Soldado Akerman,servi na 1ª CIA PE de 92 até 96,junto com comandante Felix,sub comandante Helvetis no Rio de janeiro e guardo com muito carinho e saudades todos os meus braçais.Tenho historias de vida e experiências que carrego por toda a vida.

  61. Marco Antonio dos Santos
    07/05/2013 às 6:02 AM

    Olá,servi no 2º Batalhão de P.E. em 1970 meu nome de guerra Santos,Cel. Orlando comandante,meu capitão Ribeiro,e o ten, Ginefra,gostaria que se possivel fizessem contato comigo o pessoal da minha época,muita saudades,e tambem gostaria de saber como adquiro a camisa de veterano da P.É., meu e-mail excalibur42@ig.com.br abraços P´. ÉÉÉÉEE

  62. MARCOS ARANTES
    19/05/2013 às 3:00 PM

    Servi na PE em São Paulo (Abilio Soares) na turma 86/87 …. Soldado 294 Arantes, 2ª Cia, 3º Pelotão.Trabalhei na Sargenteação. O Comandante do Batalhão era o Cel, Botelho. O Comandante da 2ª CIA era era o Capitão Lima Rocha, Tenentes: Machado e Sunsery. Sargentos: Terui, Procópio, Jefferson, Valdemir, Cabo: Severo e Américo dentre muitos Outros. Subtenente Novais da Cantina, Sgto Savagutii (rancho). Alguns amigos soldados: Bruno, Marcelo (Alemão), Carvalho, Teixeira, Elias, Eisele, Aronson, Biagione, Mazzarotto, Rinaldo, Brito, Anderson, Santana e muitos outros. Saudades daqueles tempos …. Fora de forma: PE BRASIL !!!!

    • Flavio Aronson Pimentel
      24/07/2013 às 12:01 AM

      Arantes, valeu pelas lembranças, casualmente entrei neste saite e vi seu nome. Vê quando tiver um tempo entre em contacto, quem sabe consigamos entrar em contacto com alguns outros colegas .Email: aronson.pimentel@aasp.org.br.

      Att.Flávio Aronson Pimentel.

  63. HARRI JOSÉ FENDRICH (SOLDADO 793 DA ccs)
    19/05/2013 às 7:50 PM

    Também servi o Exercito, no ano de 1971, no Batalhão Marechal Zenóbio da Costa, na Rua Barão de Mesquita, 425, Rio de Janeiro. Éramos chamados de “Catarinas” do que nos orgulhávamos muito. Pertenci à última turma dos “Catarinas” que eram chamados para lá servir o Exercito. Tenho muitas lembranças da época de caserna. Sinto verdadeiras saudades daquela época. Atualmente estamos nos reunindo, aqui em Santa Catarina, duas vezes por ano, quando centenas de ex-PEs se reúnem num congraçamento legal, Participam desse encontro inúmeros ex-PEs, de diversas idades, num congraçamento ímpar. Nosso lema: UMA VEZ PE, SEMPRE PE. Deixo meu fraterno abraço a todos ex-PEs.

    • 19/05/2013 às 8:24 PM

      Aproveito para Convidar todos os Veteranos da Polícia do Exército do Brasil a participarem do Encontro Nacional dos Veteranos da Polícia do Exército que será realizado em Pernambuco, no 4º Batalhão de Polícia do Exército nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2013. Mais informações http://www.asspex.com.br

    • Manoel Pereira de Lima
      20/05/2013 às 10:19 AM

      Ao soldado Fendrich 793 da Ccs.Sou o soldado 1067 Lima da primeira Cia do Cap. Bastos,Fui privilegiado e honrado ao assumi o serviço dos catarinas em 1972 confesso que não foi facil pois sem dúvidas os catarinas sempre foram os melhores por isso fomos cobrados em dobro,eu estava naquela despedida inesquesivel você lembra? quanta emoção vou levar isto pro resto da minha vida.Olha que orgulho,07-Infante, 029-Policial do Exército.Saudações.

    • LUIZ PEIXOTO
      17/06/2013 às 5:29 PM

      Avise quando será o próximo encontro. 2º tenente Peixoto – 1º BPE (1968/1971)

    • fabio goncalves aguiar
      10/03/2014 às 10:19 PM

      um abraco a todos da turma 1971!

    • Luiz Peixoto
      20/03/2014 às 3:39 PM

      Avise quando será o próximo encontro. 2º tenente Peixoto – 1º BPE (1968/1971)

  64. Marco Antonio dos Santos
    20/05/2013 às 1:33 AM

    Ola novamente gostaria de saber se existe uma associação de veteranos da PE aqui em Belo Horizonte obrigado

  65. 21/05/2013 às 2:23 PM

    Américo Poli :Caro Amigo, servi também na PE em 1066 – Sd.Poli 43. Lembro-me perfeitamente dos citados em seu comentário. Vc. promoveu o Aranha, Tenente;Lembro-me do Pudim, do Clovis Mola, do Bife, entre muitos outros. Nosso Comandante era o o Major Pirroni (Ney Pimentel Pirroni Vaz!)
    Lembro-me do Major Pirrone, gente boa, do Sgt. Novaesdo “trumpetista Cabo Bras, do Pudim, do Mola, do Guido entre muitos outros. SAUDADE!!! Mande notícias.
    ABRAÇOS

  66. 21/05/2013 às 3:14 PM

    Boa Tarde Poli,
    Servimos na mesma 2a. Cia. PE – Ano de 1966 (não foi 1066, ta.rsrs). Dos q vc citou lembro do Bife. Realmente o Comandante Aranha era Tenente, mas me parece que em seguida foi promovido para Capitão, e por esta razão foi substituido pelo Major Perrone. Da nossa época nunca encontrei ninguem. Morando na Vila Mariana e trabalhando em Santana, passo quase q diariamente pela Abilio Soares, porem todos os quarteis foram transformados em edificios residências. Ta lembrado do Sgt Novaes, quando faziamos uma corrida pelo bairro do Paraiso. ??! Muito bom, hem… Atualmente, mesmo com meus 65 anos, faço minhas corridas de 10k e meia maratona… Mande noticias. Abraços…

  67. Silas
    24/05/2013 às 11:11 AM

    Olá companheiros que serviram à PE em todo o Brasil. Serví à PE no Setor Militar Urbano, em Salvador – BA, entre os anos de 1983 e 1985 e me impressiona perceber em vocês a chama viva do “Espírito de corpo” que tanto ouvimos falar no período da caserna.
    Que Deus acompanhe e ilumine o caminho de todos vocês.
    “UMA VEZ PE, SEMPRE PE.
    Sd Silas, Cia de PE da 6ª RM – Salvador – BA (1983 a 1985).

  68. alexandre fernandes
    24/05/2013 às 6:50 PM

    BOA NOITE , FUI DO 2°BPE DA ABILIO SOARES ,SERVI EM 1993 ,SOLDADO FERNANDES
    MUITAS SAUDADES DESTE TEMPO ,FOI UMA LIÇAO DE VIDA .MINHA COMPANIA ERA A DE ESCOLTA E GUARDA ERA DO 1°PELOTAO ,COMANDANTE DO PELOTAO ERA O TENENTE ALVES, E DA COMPANIA ERA O TENENTE RICHARD FILLIPOV,
    SAUDADES.
    OBRIGADO.

    • Roberto Santos
      01/09/2013 às 11:54 PM

      Boa Noite , que legal encontrar alguém daquela época servi lá também , era da CCS , Capitão Baus, realmente muita saudade , fi muitos amigos lá . Tenho a esperança de um dia organizar um encontro com todos que forem possíveis.

      Um abraço

      • alexandre fernandes
        17/09/2013 às 6:23 PM

        ok!!! abraço

  69. orlando
    31/05/2013 às 8:12 PM

    orlando cavalcante pereira,escolta e guarda 1989,sd,cavalcante,3 pelotao ten. Blumen uma vez pe sempre pe

  70. 04/06/2013 às 6:29 PM

    Sou ex pe turma 1977 1cia vila militar meu numero 121 sd Pedro

    • JOAO BATISTA ARAUJO SOBRINHO
      02/07/2013 às 6:13 PM

      Cara Também servi em 77, mas NÃO me lembro de vc. Eu sou o soldado SOBRINHO(110).
      manda uma foto sua para o meu e-mail(jbasobrinho@ibest.com.br) e notícias.
      Vamos ver se conseguimos reunir aquela turma…. Um abração…
      Pode ser a foto do certificado de reservista.

      • Carlos Alberto Leitão
        02/07/2013 às 9:16 PM

        Sobrinho eu lembro de algumas pessoas daquela época, lembro-me do cabo charles, soldado Pio, cabo nunes, Tenente nunes, soldado Medeiros, cabo félix, Tenente Napoleão José Guimarães de Miranda. Não tenho mais fotos daquela época, nem no certificado, por isso passo bastante informações na tentativa de reencontrar amigos da época, e que época! Forte abraço e deixo uma lembrança de época também: “A mocinha bonitinha que trabalha na GE não namora PQD só namora o PE” rsrsrsrs, Abração amigo.

      • jorge pedro dos santos
        04/07/2013 às 8:03 PM

        sou sd pedro andavamos,juntos eu vc, hideraldo moura,tirava quarda na DE

    • JOAO BATISTA ARAUJO SOBRINHO
      03/07/2013 às 9:15 PM

      Jorge Pedro Dos Santos Pedro Dos Santos :
      Sou ex pe turma 1977 1cia vila militar meu numero 121 sd Pedro

      Cara Também servi em 77, mas NÃO me lembro de vc. Eu sou o soldado SOBRINHO(110).
      manda uma foto sua para o meu e-mail(jbasobrinho@ibest.com.br) e notícias.
      Vamos ver se conseguimos reunir aquela turma…. Um abração…
      Pode ser a foto do certificado de reservista.

      • jorge pedro dos santos
        06/07/2013 às 2:57 PM

        sobrinho sou ruim desse,negocio so entro pra jogar,me lembro bem de vc,morava em rocha sobrinho,o primeiro que consigo encontrar e vc,um abraço pedro

      • Ronaldo Lopes
        07/10/2013 às 5:05 PM

        ola! amigos, sou sd 760, 1° CIA – Cap. Genial……puxa que saudades. Podíamos tentar reunir aquela turma toda, fui motorista do Cel. Peixoto.. Acho que vocês achavam que era fácil, peixinho do Cel. Gente não era não. O não tinha horário, sábado, domingo, madrugada. Direto. Nuca estava ao meu comando. Nunca ia direto para casa dele. Mas tudo bem, Foi divertido..

      • Clovis Cardoso
        18/12/2013 às 9:10 AM

        tambem nao lembro de Pedro

  71. Ricardo Mucedola
    13/06/2013 às 11:22 PM

    Sou da turma de 1980,na Abilio Soares, Sgto Novaes ainda estava la.
    Soldado Ricardo 294 CCS – PIC

  72. Ricardo Mucedola
    13/06/2013 às 11:27 PM

    Ricardo Mucedola :
    Sou da turma de 1980,na Abilio Soares, Sgto Novaes ainda estava la.
    Soldado Ricardo 294 CCS – PIC

    Alguem lembra da Veraneio Azul calcinha?

  73. SANDOVAL OLIVEIRA DA SILVA
    17/06/2013 às 11:05 AM

    SOU DA TURMA DE 1983 DO 4 BPE OLINDA, CIA ESCOLTA E GUARDA DO PELOTÃO DE ESCOLTA SALDADO SANDOVAL NUMERO 1016, COM. DO PELOTÃO TEN. CRUZ,
    COMANDO DA COMPANHIA 1 TEN ROMERO, SAUDADES DAQUELE TEMPO, FOI UMA LIÇÃO DE VIDA. ABRAÇOS A TODOS.

  74. LUIZ PEIXOTO
    17/06/2013 às 5:26 PM

    Parabéns pelo artigo sobre a história da Polícia do Exército! Não conhecia os detalhes.
    Fui tenente e servi na 1ª. Cia de PE da Vila MIlitar – Rio de Janeiro (1967/1968) com o Capitão José de Ribamar Zamith como comandante e no 1º BPE (1968/1971) com o Coronel O´Reilly/ Coronel Ney Fernandes Antunes. Tive a honra e o prazer de ser Comandante do Pelotão de Motocicletas – Escolta e Segurança de Autoridades.
    Até hoje sinto saudades daquela época. Sou e sempre serei um PE!

  75. Wilson amorin da silva
    25/06/2013 às 7:04 AM

    Servi na segunda compania em 1977 nome de querra amorin 252 se alquen seeviu entre em contato ipanemapainter@hotmail.com

    • Ronaldo Lopes
      07/10/2013 às 5:09 PM

      Amorim, sd 760 1° CIA, Cap. Genial. Servi 77/78…..bons tempos. Quem é daquela turma estou deixando recado. Temos que nos encontrar. fiorelp@uol.com.br

  76. Haroldo Pinto Teixeira
    26/06/2013 às 4:38 AM

    e ai miranda, eu servi com vc , no mesmo ano na 3º cia , em 1990 pantera , gostaria muito de encontrar videos ou fotos nossa , porem não acho nada na web. meu nome era sd haroldo 3º ciaa em 1990, me comunica caso encontre algo. dinosheft@yahoo.com.br , ou 43- 33259681 londrina pr

  77. Carlos Alberto Leitão
    30/06/2013 às 1:42 AM

    Olá, servi no 1º BPE, Rio de Janeiro, no ano de 1977. Meu nome de guerra era Leitão, Soldado 519, Leitão. Lembro de uma crise nervosa que sofri quando um sargento, não me lembro o nome, disse-me que eu havia sido escolhido para ficar no quartel, eu fiquei irado e dei um soco nesse sargento, fui levado ao PIC, Pelotão de Investigação Criminal (alguém lembra?), fiquei preso e fui torturado por alguns mais agressivos, mas quando sai de lá percebi que a vida é mais linda do que imaginava e consegui finalmente a liberdade. Gostaria de reencontrar amigos daquela época, pois temos muitas histórias para contar. Hoje estou com 55 anos de idade, tenho 4 filhos, 4 netos e uma saudade imensa daquela época, abração a todos e muitas vitórias. Deixo meu E-mail para quem quiser me escrever possa: calmmenez@gmail.com telefone TIM: 8395-2035 (21).

    • Joel Santos de Jesus
      15/12/2013 às 1:59 PM

      Leitão, servi no 1° BPE como terceiro sargento de 1976 a 1978, na 1ª Cia comandada pelo Tem Napoleão, pernambucano de Garanhuns, e me lembro perfeitamente de você, que era um sujeito de estatura média e aloirado. Lembro-me também da sua crise nervosa. Meu nome de guerra SANTOS. Hoje me encontro na reserva há quase 15 anos, como segundo tenente, e exerço a advocacia na cidade mineira de Três Corações.

      Forte abraço.

      Meu email: Joel@adv.oabmg.org.br

  78. Jaime Fraga Gadioli
    09/07/2013 às 1:30 PM

    Servi na primeira cia de PE na Tijuca, nome de guerra Jaime 1071,alguém serviu no ano 1968 entre em contato. Meu endereço, jaimegadioli@hotmail.com.

  79. Joao Sobrinho
    13/07/2013 às 11:06 PM

    jorge pedro dos santos :
    sou sd pedro andavamos,juntos eu vc, hideraldo moura,tirava quarda na DE

    cara me lembro até do Hideraldo, ele tinha um sinal no rosto, mas de vc…..!!!!!

    • Joao Batista araujo SOBRINHO
      15/07/2013 às 11:33 AM

      Pedro, tenta descubrir se tem alguém ainda VIVO…. de vez em qdo eu converso com FERREIRA MArtins(Motorista da época).

      Vê se manda uma Fota atual para meu e-mail….
      Um abraço.

  80. jose everaldo mendonça de araújo
    17/07/2013 às 5:12 PM

    EU SOU O SOLDADO 961 MENDONÇA DA CIA ESCOLTA E GUARDA DO 4º BATALHÃO DE POLICIA DO EXERCITO PE, EXERCEU A FUNÇÃO NO PERÍODO DE 1981 A 1983, GOSTARIA DE TER CONTATO COM EX PE, DESTA ÉPOCA……….

    • SANDOVAL OLIVEIRA DA SILVA
      18/07/2013 às 2:26 PM

      Oi Mendonça sou Sandoval soldado 1016 da cia escolta e guarda e fui do pelotão de escolta, comandada pelo ten. Cruz, nesta época, lembro vagamente de você me parece que voce foi do primeiro pelotão, comandado pelo ten Denis.
      Um grande abraço, caso queira comunicar meu cel é 81 9438-4972

      • jose everaldo mendonça de araújo
        19/07/2013 às 11:52 AM

        OI SANDOVAL, LEMBRO DE VOCÊ, SÓ QUE EU ERA DO SEGUNDO PELOTÃO, COMANDADO PELO TENENTE MARCIO, MAIS MUITO BOM FALAR COM VOCÊ POR AQUI, EU ME ENCONTRO HOJE NO RIO DE JANEIRO, JÁ ESTOU AQUI Á 30 ANOS…..CASO QUEIRA FALAR COMIGO, TEL(21) 7863 2967/ 7635 7326 CLARO/ 8063 0559 TIM….FORTE ABRAÇO….

      • SANDOVAL OLIVEIRA DA SILVA
        19/07/2013 às 5:02 PM

        OI AMIGO, AGORA LEMBREI MUITO DAQUELES DIAS, UM GRANDE ABRAÇO E FELICIDADES PARA VOCÊ E TODA SUA FAMÍLIA, OLHA EU TENHO UM FILHO QUE MORA AI EM CAMPOS E EM BREVE IRA MORA EM MACAÉ, ENTRAREI EM CONTATO COM VOCÊ EM BREVE.

      • jose everaldo mendonça de araújo
        20/07/2013 às 3:56 PM

        OK SANDOVAL……

  81. pedro avelino do couto grundler
    20/07/2013 às 8:04 PM

    servi no 3 BPE, ano de 1991, cia esct gda, sd 598 AVELINO, com muito orgulho ate hoje nunca deixei de ser um PE, “UMA VEZ PE, SEMPRE PE”, tenho orgulho de fazer parte da AVEAPE-RS, um abraço a todos

  82. Flavio Aronson Pimentel
    23/07/2013 às 10:02 PM

    Prezados , vi a mensagem do AAAArantes, Marcos Arantes, Ex-SD Arantes, de Ribeirão Preto, que serviu comigo entre maio de 86/87, no 2º BPE- 2º CIA, São Paulo, comandada pelo respeitável Capitão Lima Rocha, gente de melhor qualidade, sucedido pelo Tenente Palmeira; Tenente Sunsery , comandante do 1º Pelotão, sucedido pelo Tenente Pirola-R2; Tenente Machado, sucedido pelo Tenente Marum -R2, 2º Pelotão ; Sargentos Procópio, Jeferson, Teruy e Siqueira; Cabo Agnani e Lopez , eu era armeiro o AAAAronson do 1º Pelotão, cujo espírito de amizade motivou relembrar inúmeras passagem, que fique na memória ; outro dia no Fórum de Santana encontrei o Subtenente Batista, hoje na reserva, na qualidade de Tenente, que reside atualmente na Cidade de Piquet, continua o mesmo, eita saudade, espero que todos estejam bem , desde inúmeros colegas Ex-SD´s até ao General Linhares, se vivo, com saúde e força em suas realizações, na terra ou no céu. Incrível que agente leva esta marca para sempre porque somos aquilo que vivemos. Saudações a todos colegas , lembrando sempre… “Pelo ar, pelo céu que nos cobre, Batalhão da Gloriosa PE-PE” .

    • wagner de souza monterio
      25/07/2013 às 10:43 AM

      E ai FLÁVIO ARONSON PIMENTEL, também fui da PE, soldado 225 MONTEIRO de 86 a 87 servi na 1ª CIA, TENENTE CAIO,SUB.TENENTE ROSSI gente finíssima ,SGT BRAGA( 0 LOUCO),SGT TELES, SGT ALAN,SGT SOUZA ( O DARK), muita saudades daqueles bons tempos.Pena que hoje em dia tá bem fraquinho, estive na Abílio Soares tempos atrás e fique chateado pois aquele espírito de lealdade, irmandade,camaradagem hoje não tem mais, infelizmente.
      Mas fico feliz ao ter notícias dos irmãos PE da minha época um grande abraço a todos os verdadeiros PE que tiveram o prazer, a honra e a glória de servir num batalhão de tanta história e moral no Brasil.E como sempre UMA VEZ PE SEMPRE PE BRASIL.

      • Flavio Aronson Pimentel
        25/07/2013 às 11:50 PM

        Monteiro , saudações:

        -E a lenda do Saturnino, SD que morreu na 1 CIA, um dia no turno da noite, estava na hora na 2 CIA, quando vi um monte de soldado correndo para fora da sua CIA, para espanto, havia aparecido o Saturnino rsrsrs.

        A propósito, registro nesta oportunidade ainda o 1(primeiro) Sargento Marcos, parceiro de basquete da 2 CIA, o Sgt Ribeiro, tecnico da seleção de futebol da 2 CIA , Sgto. Lima, Balbino e o Rubles, e os cabos Severo e Américo , brava gente…, gente da melhor qualidade, que por um lapso esqueci de registar fica aqui a minha estima e consideração.

        Abraços.

        SD 264- Aronson.

      • wagner de souza monterio
        30/07/2013 às 10:37 AM

        Eu sei,pois eu estava no plantão de alojamento justamente na hora.Foi um pandemônio e para quem não acredita eu e mais dois ou três irmãos e o CB- Virgílio vimos, fico arrepiado só de lembrar, aquela figura branca e meio transparante andando entre os armários, nunca vou esquecer, conto este fato pros filhos eles se borram de rir.É mas não foi mentira não, eu vi.
        Um grande abraço irmão!

      • 30/07/2013 às 10:52 AM

        Que História! Valeu mesmo!

  83. Flavio Aronson Pimentel
    07/08/2013 às 10:31 PM

    Prezado Francisco Miranda.

    Homenagem ao soldado :

    Monjardim, era evangélico, um crente que não podia servir, pois aos sábados tinha que reverenciar seu Deus, foi quando cometeu um ledo engano, ou melhor ao contrário traçou seu destino, todos eram iguais, entre os soldados não havia regalia, na alça de mira do Sgto Procópio foi o 1º (primeiro) a estar dentro , excluído o pequeno grupo restante pelo excesso de contingência, juntou a nós a maioria, fieis soldados, sendo que numa das instruções iniciais era cantar o Hino Nacional, dentre nós uma expectativa quem seria o voluntário a nos dar o norte da melodia a arriscar a notoriedade do estudo do Hino Nacional, para nossa admiração e dó próprio Sargento despontou lá de trás , de forma tímida, quase na ultima fileira a mão suspensa do SD Monjardim , aí certo do recado, nós outros só inquietamos e ouvimos, a letra nos aguçava a moral e dizia tudo , a voz afinada, quiçá melhor à época do coral do estandarte da sua fé, elevada há muito tempo, fazia nos naquele instante silenciar e repensar qual a razão de não servir, pois o sentimento de amor a pátria era estanque no olhar de todos , num instante aquele Hino Brasileiro estava acima de tudo , tamanha capacidade de interpretar o que todos nós precisávamos ouvir e entender porque estávamos ali , a força moral mudava o ambiente e as dúvidas passaram, e o Hino Nacional naquele instante arregimentou a certeza da unida daquela 2ª CIA em nome do exército brasileiro, unidos pelo Hino Nacional, cantado com respeito, com amor e compreensão. Após , a cantoria solitária do SD Monjardim a 2ª CIA simplesmente ficou perplexa porque estava entre nós um Homem de valor, do silêncio instantâneo todos recolhidos por um sentimento único levantamos e aplaudimos ininterruptamente a humildade daquele Soldado que fez brilhar como ninguém o Hino Nacional. A partir daí todas as vezes que toca o Hino Nacional vem a mente o respeito que devemos ter a Pátria Nacional. O SD Monjardim hoje não mais esta entre nós , mas sei que Deus reserva um bom lugar aos Homens Bons e Justos e ele esta lá. Espero que as novas gerações tenham a mesma oportunidade dos inúmeros exemplos entre os irmãos Soldados da PE , na minha geração, a construir um Brasil , cuja Pátria, a mãe gentil, observa se o seu filho não fugirá a Luta. PE/Brasil.

    Fica aqui a homenagem aos outros soldados falecidos da PE 86/87- 2 CIA/ 2 BPE:

    Monjardim- policial.

    Elvis- Delegado de Polícia.

    Vallini-pai e ex-empresário.

    Saudações; Aronson.

  84. José Carlos Pontes
    24/08/2013 às 10:55 PM

    Meus caros companheiros PE…. é com grande fibração que faço esse comentário;
    guerreiros valentes que no ano de 1986 também ajudaram a escrever uma parte dessa história. Lembro-me de tudo como se fosse hoje. 1º Batalhão de Policia do Exército Batalhão Zenóbio da Costa,localizado na tijuca.
    3 ª Cia de Infantaria.Sou o soldado {Pontes} número 48 …saudade do meu amigo Arlei que nos deixou de forma trágica…Ten.Lélio,Ten.Mário,Capitão Aldálio,ten.Reis,soldado Mauri,
    soldado Olímpio. Sargento Louzada.. Fiz também parte do pelópis.Um grande abraço para todos os PES que ainda estão vivos… o corpo que não vibra é um esqueleto que se arrasta e para os que se foram ….uma vez PE sempre PE

  85. Claudio P.Lima
    27/08/2013 às 4:34 PM

    Boa Tarde

    Tive o prazer e a honra de servir no 2º Batalhão de Policia do Exercito, na 2ª Cia e no 3º PPT , no periodo de 05/76 a 06/77 – Soldado Pacheco – 334 . O Comandante da Cia era o Ten. Ribas e varios sargentos – Sgto Edson – Sgto Marques – Cabo Porto – Sgto.Carnevalle – Sub.ten.Novello – Cabo Felix (Fanfarra) Sold. Virgilio (antigo). Epoca boa, grandes amigos fiz: Soldado Milton (Saiu como Sgto)Soldado Lira (Saiu como Sgto)Soldado Palopoli (Saiu como Sgto) Soldado Aparecido – Sold. Fonseca – Sold. Willian – Sold.Bretas – Sold. Wilson – Sold. Jose – Sold. Melão – Sold. Caleffi e outros muitos.
    Por favor quem serviu neste periodo na 2ª Cia , favor entrar em contato . Email: cplima@gmail.com

    Abraços

  86. Roberto Santos
    01/09/2013 às 11:49 PM

    Pessoal servi no 2º BPE , em SP na Abilio Soares no ano de 1993 , me chamavam de Zero , era da subtencia , se vc serviu lá neste ano me de um salve quem sabe tentarmos um reecontro com a turma depois de 20 anos.

    Um abraço , que Deus abençõe todos os ex combatentes da gloriosa PE

    • alexandre fernandes
      17/09/2013 às 6:26 PM

      que Deus abençoe ,amen ,um abraço !

  87. Agerton Nóbrega
    16/09/2013 às 12:37 PM

    Amigos, só pra tentar desfazer um pequeno equivoco…a foto que está postada como histórica que aparecem dois blocos e outro no meio formando as letras “PE”, não é um pelotão e também não é uma foto tão antiga…foi tirada no desfile de 7 de setembro de 1988 em Brasilia/DF, inclusive eu estava lá no primeiro bloco. Saudações a todos os PEs.

  88. Adão Lyszy Lima
    22/09/2013 às 10:36 PM

    Boa noite turma 90 1ª cia P.E. saudades dessa equipe, 069.Adão. quem foi dessa época mande noticias. grande abraço a todos os combatentes. Força. P.E Brasil a cima de tudo.

  89. Roberto placio
    25/09/2013 às 8:03 PM

    Roberto placio :
    Somos da mesma incorporação 1977. Fizemos o curso de cabo e depois de sargento vc era o sargento Santos eu sargento Placio lembra. Nossa turma de sargentos; Vicente, Barbosa Tomaz,Rodrigues, Alberto, Salvador, Araujo, Deosdete, Rosa,Sabino. Forte abraço a todos companheiros.

  90. Renato Lacerda Fatureto
    26/09/2013 às 9:21 PM

    Renato fatureto , sd fatureto batalhao brasilia pic 83 84 saudades do brasil quando o brasil era brasil

    • 18/10/2013 às 8:57 PM

      PARABÉNS RENATO FATURETO POR TER SIDO UM PE

    • Cleidson
      18/06/2014 às 2:14 PM

      Meu grande amigo Fatureto me lembro bem de vc amigo, tenho saudades de todos, que nunca mais vi ninguém, somos da mesma incorporação 83/84.
      Sim já ia me esquecendo sou SD 2084 CLEIDSON CCS Pelotão de Comunicação, ABRAÇOS MEU AMIGO. cleidsondonizetideoliveira@hotmail.com

  91. Hiroshi Yamada
    27/09/2013 às 4:01 PM

    Servi em 70/71 no 2 BPE na CCSv, na Abilio Soares, foi uma experiencia única, Sd. Yamada trabalhei no Almoxarifado com Ten Pereira Nunes.

    • 18/01/2014 às 5:22 AM

      yamada tdo bem,nós devemos ter servido juntos,só não me lembro de voce talvez alguma foto poderia ajudar,eu era da 3ª Cap.Pivato pelotão do Ginefra.

      • 04/03/2014 às 12:46 PM

        Salve irmao PE fui da 3CIA sai das fileiras em 73 .lembro do ten Ginefra. do CPT TOLEZANO , Na epoca era o cmt da 3 cia.meu noome de guerra e trivellato, fui segurança pessoal do cmt chefe do estado maior do 2 ex .talvez o fato de ter sido segurença o sr podera nao lembrar..fui cb trivellato

      • 05/03/2014 às 2:11 AM

        Ola, seu nome não me é estranho,apesar de fazer um bom tempo rs,eu era do pelotão do Ten. Ginefra,me add no face,é excalibur montpenier,abraços,lá estão muitos Pe.

  92. Paulo Machado
    14/10/2013 às 3:26 PM

    Sou o Machado da CCSv de 80 à 81 do 2º BPE. Saudades dos tempos de PE. Muita gente boa. 1 ° Sargento Campos, Subtenente Fernandes, Major Aleixo, todos do S4. Fora o pessoal da Cia, Guedes, Nunes e um montão de soldados, cabos e sargentos. Abração à todos.

  93. Geraldo dias
    15/10/2013 às 3:58 PM

    Servi 84/85 no 1 BPE RIO CCS,saudades dos amigos CÉSAR.ALBINO,BOAVENTURA,ARAÚJO,LUIZ,SGT LUIZ,RENATO…entre outros…hoje moro em São paulo a 23 anos,mas sempre estou no Rio na casa dos meus pais…por favor entre contato quero rever meus amigos 11 99311-9560 Claro/Nextel 86*45144…Abraço

  94. Otacilio Pereira da Silva
    17/10/2013 às 12:50 PM

    Professor Francisco Miranda, este blog consegue deter-nos à leitura conduzindo o leitor ao conhecimento da história desta tropa de elite que muito formou homens de valores respeitadores dos símbolos da Pátria. Parabéns

  95. 18/10/2013 às 8:54 PM

    EU servi na policia do exercito de braslia em 1973 eu era da ccs depois fui pra segunda companhia sai de lá em 1976 eu trabalhei no rancho depois fui pra fileira o meu nome é sidenei amiltom branco nome de guerra era branco se tiver algum companheiro dessa época por favor entre em contacto comigo pois tenho muita saudades daquele tempo hoje sou aposentado e moro em tibagi no paraná perto de ponta grossa

  96. David Correa Cordeiro
    23/10/2013 às 3:14 PM

    Boa tarde amigos,sou o ex cabo DAVID do 22º pelotão de polícia do exército, na época situava-se em Niterói,hoje fica em São Gabriel da Cachoeira na Amazonia. Servi no ano de 1982/1986 sob o comando do grande tenente Salim, sargento Renê, sargento Brito(queixada).Saudades dos amigos daquela época. Um abraço a todos. P.E. BRASIL ACIMA DE TUDO.

  97. isaias rios da rocha
    28/10/2013 às 6:49 PM

    Carlos Alberto Leitão :
    Sobrinho eu lembro de algumas pessoas daquela época, lembro-me do cabo charles, soldado Pio, cabo nunes, Tenente nunes, soldado Medeiros, cabo félix, Tenente Napoleão José Guimarães de Miranda. Não tenho mais fotos daquela época, nem no certificado, por isso passo bastante informações na tentativa de reencontrar amigos da época, e que época! Forte abraço e deixo uma lembrança de época também: “A mocinha bonitinha que trabalha na GE não namora PQD só namora o PE” rsrsrsrs, Abração amigo.

  98. isaias rios da rocha
    28/10/2013 às 6:52 PM

    sou do ano de 78 meu nome e isaias servi na 3 companhia.sou da epoca do cabo clarindo,,cabo nunes,,capitao ventura etc…….

  99. saulo dias
    04/11/2013 às 1:26 AM

    Serví no período de maio/77 a abril /78, no PIC do 2º BPE Rua Abílio Soares……\gostaria que aparecesse mais gente da época e que lembrem de mim….apesar de ser do PIC. Agora já passou as broncas da época…Sd 1003 Saulo. Não lembro muitos nomes…Almeida, Vecchi, Sadao Mamyia, Scandura, Toledo…….Tinha Sgt Vendramini, Ten Ribas, Sgt Rezador, Jose Roberto Yassoshima…..

    • Paulo
      04/11/2013 às 12:18 PM

      Oi Saulo.

      Também sou da mesma incorporação (1977). acabei fazendo curso de Cabo e depois de Sargento Temporário e acabei ficando 3 anos na PE (fiz um estágio de 4 mêses como sargento no PIC). Foi muito bom servir na PE. Até hoje isto reflete na minha personalidade.
      Abraço.

      Paulo (ex 3 SGT Santos)

  100. jose silveira lima
    05/11/2013 às 3:13 PM

    Pelo jeito eu sou o mais antigo; servi na 2º Cia. na Rua Abílio Soares em 1958; meu nome de guerra era LIMA ; “trabalhei” como servente de pedreiro na construção do canal ao lado do paiol; meu companheiro era o Pigatti que o tenente Mendonça sempre alertava;”acerta o passo, pigatti”; lembro do Sargento Novelli; Capião Ricardo; Tenente Menescal que acabará de chegar do Canal de Suez, do Spina que era motorista. Foi um ano proveitoso que agora com a chegada da velhice, ainda recordo com saudades; aprendi muito inclusive a cozinhar; é uma pena que o serviço militar ficou restrito a poucos. São muitas as lembranças que o tempo não apaga. JOSE SILVEIRA LIMA

    • Claudio Pacheco
      05/11/2013 às 6:11 PM

      Pessoal,servi entre 76/77,PE 2° Cia Soldado Pacheco 334 Rua Abilio Soares.
      Comandante da Cia. Ten.Ribas.
      Sub-Ten.Novello /Sg Edson/Cb Porto/Sd Melão/Sd Wilson/Sd Milton/Sd Aparecido/Sd Bretas/Sd Willians/Sd José e outros tantos amigos.
      Fui armeiro no 3°PPT.Tenho saudades.

  101. 05/11/2013 às 4:59 PM

    SERVI NO 4º BPE EM OLINDA PERNAMBUCO, SOLDADO 961 MENDONÇA, PERIODO DE 1981 A 1983, GOSTARIA DE SABER, SE ALGUÉM SE RECORDA DO ENDEREÇO DA CASA DO COMANDANTE DO 4º BPE ,A ÉPOCA, ONDE A PE FAZIA A SUA SEGURANÇA ??
    GRATO…………

    • Sandoval Oliveira
      06/11/2013 às 8:51 AM

      Oi Mendonça servi com você meu nome é Sandoval Soldado 1013 meu pelotão era pelotão de escolta, comandanta da companhia era ten Romero depois ten roberto o famoso ET, so lembro que você tirava serviço em Casa Amarela lembra. um Grande Abraço . eu PE e sempre serei PE, lembra do grito de guerra (CAVEIRA)um grande abraço e que Deus o Abençoe.

      • 06/11/2013 às 11:25 AM

        OI SANDOVAL, LEMBRO DE VOCÊ SIM, COMO VAI VOCÊ ? ESPERO QUE ESTEJA BEM, EU MORO HOJE NO RIO DE JANEIRO À 30 ANOS, MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA, EU LEMBRO QUE ERA UMA RESIDENCIA IMENSA E A PRÓPRIA RUA SÓ TINHA CASAS DE OFICIAIS SUPERIORES, ENTÃO QUER DIZER QUE ERA EM CASA AMARELA. MUITO OBRIGADO ABRAÇOS E FIQUE COM DEUS, PRECISANDO É SÓ ME PASSAR UM E-mail OK.

      • Sandoval Oliveira
        07/11/2013 às 9:00 AM

        Oi Mendonça, meu email e sanyesoliveira@hotmail.com, um grande abraço e fica com Deus.

  102. 05/11/2013 às 5:02 PM

    ESQUECI DE PUBLICAR CORRETAMENTE, SOLDADO 961 MENDONÇA DO 2º PELOTÃO CIA ESCOLTA E GUARDA, 4º BPE OLINDA PE.

  103. Pedro Dorli Belotto
    05/11/2013 às 9:39 PM

    Servi no Primeiro BPEx,classe 70/71 Sd. Belotto 404 – Primeira Cia – Terceiro Pelotão, gostaria de contactar os antigos companheiros.

  104. josé goncalves da silva
    10/11/2013 às 5:35 PM

    eu servir no segundo Bpe de s.paulo bem ali no ibirapuera,na turma de maio de 83 tirei serviço na auditoria militar e tambem no doi codi(nw sei se é assim que se escreve)foi uma epoca dificil mas q dar muita saudades,meu nome de guerra éra sd gonçalves n 1025 estafeta trabalhava no pc do major rubens hoje reformado,lembro de alguns amigos da ccs,sd padilha,sd pelozi,sd fernando,sd henrique,sd souza,sd toscano,sd moraes,sd minoro,sd eduardo,sd rosemar,tenente prado,sargento farias,sgt savaguti,morro de

    http://wap.tim.com.br/wml/redirect/search.wml

  105. josé goncalves da silva
    10/11/2013 às 6:01 PM

    sd gonçalves turma de 83 ccs n 1025,quem lembra capitão rubens,tenente prado,sd padilha,sd rosemar,sd minoro,sd pelozi,sargento penteado,me liguem 45-9910-2754 2bpe 83 ccs

  106. josé goncalves da silva
    14/11/2013 às 5:00 PM

    eu sou da turma de 83 do 2 batalhão de policia do exercito na abilio soares em s.paulo eu era da ccs,sd gonçalves 1025,me chamavam de irmão.tenho saudades de todos,sd padilha,sd minoro,pelozi,cassio,sd rosemar,sd eduardo japones,padilha,sgt.sawaguti,sgt.penteado,sgt moura,ten prado,ten paladini,cap.rubens,sub novaes,sd toscano da 2 cia,sd cassio,sinto muita saudades dos meus amigos de farda,me liguem ou deixem um sinal,moro em cascavel paraná,e tenho um programa de tv local,meu cel.e tim 0xx45-99102754

    http://wap.tim.com.br/wml/redirect/search.wml

    • Fabio Mendes
      19/11/2013 às 10:51 AM

      Oi Gonçalves, acredito que voce se lembrará de mim – soldado 1000 Mendes que era do Pelotão de Segurança – Ten Jamil.

  107. josé goncalves da silva
    18/11/2013 às 8:49 AM

    ninguem visita esse site?falta mais divulgação.

    • Manoel Pereira de Lima
      18/11/2013 às 9:32 AM

      O Zé,quando escrever sobre o site escreva certo,Porque pode haver um PE por perto,,voce é comunicador politico ou não reconhece o brilhante trabalho do Chico Miranda? Porque você não divulga,já que tem um canal? Estou advogando pela atitude covarde de tentar enfraquecer um trabalho que nós os verdadeiros PE nos orgulhamos.Um conselho leia um pouco sobre o Marechal Zenóbio da Costa depois questione o que escreveu.(ninquem visita esse site) Por isso voce mora em cascavel(cobra) Cara to revoltado.

  108. Paulo
    18/11/2013 às 9:53 AM

    Calma amigos. Nós PEs ou Ex PEs temos que ser unidos. Um por todos e todos por um. Juramos defender o Brasil e desunião entre nós não vai ajudar em nada…

    • WAGNER DE SOUZA MONTEIRO
      18/11/2013 às 3:41 PM

      isso a Francisco, ns somos e morreremos PE, mesmo depois de longos anos, me sinto ainda trajando o glorioso braal PE e sempre estou disposto para ajudar um irmo de caserna em dificuldades. Pode haver diferena de opinio e conhecimento, mas no pode haver desunio entre os veteranos de caserna. Um grande abrao a todos os irmos PE do Brasil, sempre unidos em nome desta instituio que todos, veja bem todos ns servimos com orgulho,fibra moral e acima de tudo amor a este Pas to judiado, mas nosso Pas. Parabns Francisco se precisar estamos as ordens em So Paulo, Grande abrao.

  109. SOUZA
    18/11/2013 às 8:05 PM

    amigos eu servi em 1980 na 2 cia do 2 BPE Sd. Souza e por ter a minha residencia assaltada e tacaram fogo eu perdi as minhas fotos e contatos dos amigos do tempo de caserna do 2BPE cabo Martins, Correia, Ten Jamil Sgt Vicente o comandante era Col. Gilberto de Castro Castelo Branco gostaria de rever os amigos

    • FONSECA
      06/03/2014 às 2:20 AM

      OLÁ sOUZA ESTAMOS AQUI PRA TE AJUDAR, SOU O FONSECA, ME LIGA (11) 3637-7200/37845880/96470-1146 VIVO, NOSSO CMTE DE CIA TEN. WALTHER.

  110. Fabio Mendes
    19/11/2013 às 10:48 AM

    Amigos Soldados Segundo BPE – São Paulo – Corporação 1982/1983 – CCSv
    Sou o soldado 1000 Mendes que serviu na CCSv no PS (Pelotão de Segurança – Tenente Jamil). CCSv comandada pelo Capitão Mario e Capitão Rubens. Dos oficiais Tenente Prado, Tenente Paladini e Tenente Cotching. Dos Sargentos J.Alves, Tarciso, etc…
    No PS estavam Soldado Pancotti, Ian, Luciano e outros que agora não me recordo. Naquela epoca ainda mantinhamos um famoso preso chamado Marcial que havia cometido assassinato, fuga do quartel, etc. Meu contato é fmendesvendas@gmail.com

  111. josé goncalves da silva
    21/11/2013 às 8:12 PM

    mendes,lembro de vc e de todos q vc falou,eu era muito amigo do capitão rubens,e do sgt.savaguti do rancho,vi o capitão rubens aqui em cascavel,paraná em 93 depois daí nw o vi mais,mendes soldado mil,vc conversava muito com o sgt.moura que tinha uma brasilha lembra?cara tenho maior saudade daquela epoca,até hoje me vejo na ordem unida e nas brincadeiras no alojamento,o campo em caçapava,e vc faz o q hoje?casou tem filhos..se souber de alguem me passa o contato,o meu é,facebook josé gonçalves,cel.0

    http://wap.tim.com.br/wml/redirect/search.wml

  112. carlos Henrique
    22/11/2013 às 5:42 PM

    Uma vez PE sempre PE Servi com orgulho na primeira companhia de policia o exército na vila militar turma de 2003

  113. Manoel Soares Junior
    25/11/2013 às 7:25 PM

    Saudades do tempo de caserna, servi na 1ª Cia. PE da Vila Militar/RJ em 1977. Me lembro dos dizeres do diploma de Honra ao Mérito do qual fui agraciado, onde se lia a seguinte mensagem: “Para que sejais útil a pátria, deverás manter como cidadão, o mesmo comportamento que mantivestes como militar”. Com certeza serviu como parâmetro para o meu comportamento enquanto cidadão, filho e pai. Foi um inestimável aprendizado que me serve por toda a vida.

    • jorge pedro dos santos
      27/11/2013 às 3:19 PM

      junior onde vc estar cara servi com vc sd pedro saudades amigomande noticias um abraço

      • Manoel Soares Junior
        18/12/2013 às 6:23 PM

        Pedro, me lembro de você, apesar de todo esse tempo. Como vai amigão? Atualmente moro no interior de São Paulo, mas semanalmente estou no Rio. Vamos tentar juntar parte da galera de 1977 e nos reunirmos. Vai ser muito legal. Meu e-Mail: lurerubi@globo.com

    • Joao B. Araujo SOBRINHO
      27/11/2013 às 4:09 PM

      É MAnoel, Soares ou JR…..Sou eu o sobrinho….vc é o terceiro que vejo escrever neste site…Mande noticia… meu e-mail é jbasobrinho@ibest.com.br

      • Manoel Soares Junior
        18/12/2013 às 6:26 PM

        Caro Sobrinho, era Junior – Soldado 149 Junior. Depois que entrei nesse blog, a emoção tem sido muito intensa, pois alguns colegas daquela época tem se manifestado, e é como uma viagem no tempo. Naqueles bons e inesquecveis tempos. Vejo que é possível reunirmos aquela galera, ou parte dela, para uma confraternização e recordações de bons momentos. Meu e-Mail: lurerubi@globo.com. Contem comigo e vamos fazer contato. Abraços!

    • Clovis Cardoso
      18/12/2013 às 9:18 AM

      Junior era seu nome de guerra?

      • Manoel Soares Junior
        18/12/2013 às 6:19 PM

        Sim Clovis, Junior era o meu nome de guerra. Mais precisamente soldado 149 – Junior. Muitas saudades daquela época. Como seria bom promover um encontro com aquela galera e lembrar daqueles bons tempos. Meu e-Mail: lurerubi@globo.com

    • pedrodias
      10/08/2014 às 11:30 PM

      junior sou o soldado 173 dias grande abraco gostaria de um reencontro com todos ou parte daquela turma

  114. 27/11/2013 às 7:18 AM

    Amigos não encontro ninguém da turma de 80 da 2ª cia do 2º BPE, gostaria de encontrar o Ten. Jamil que naquela sexta feira estava de oficial de dia e eu de serviço nos banheiros da 2ª cia após passar o vassourarão embaixo das camas achei uma carteira do exercito de um soldado com dinheiro ao me apresentar ao Ten. ele abriu a carteira na minha frente e viu que tinha dinheiro depois se virou pra mim e disse: nem pra ladrão eu servia, depois disso foi um ano difícil porque ele me perseguia o tempo todo, é tenente você estava certo não servia mesmo, hoje sou um engenheiro formado tenho minha própria empresa, mas aquelas palavras nunca saiu da minha mente.

    • FONSECA
      06/03/2014 às 2:24 AM

      OLÁ PE, SOU O FONSECA E TENHO NOTICIAS DE QUEM VC QUISER..

  115. 27/11/2013 às 5:03 PM

    Senhores,

    Depois de 200 comentários neste Post acho que chegou a hora de agradecer. Quando escrevi o POST não acreditava que iria ser um ponto de encontro de veteranos da Polícia do Exército. Isso prova o quanto estamos dispersos e sem contato com nossas unidades de origem e com os velhos companhaieros de incorporação. Vamos nos unir mais senhores. Vamos buscar os velhos amigos e nos encontrarmos para que possamos celebrar a vida. Pois ela é breve e a amizade é um das coisas que fazem a vida valer a pena.

    Abraços a TODOS!

    Francisco MIranda
    4º BPE / Escolta e Guarda / 1993

  116. alexandre fernandes da silva
    28/11/2013 às 7:26 PM

    BOA NOITE , FUI DO 2°BPE DA ABILIO SOARES ,SERVI EM 1993 ,SOLDADO FERNANDES
    MUITAS SAUDADES DESTE TEMPO ,FOI UMA LIÇAO DE VIDA .MINHA COMPANIA ERA A DE ESCOLTA E GUARDA ERA DO 1°PELOTAO ,COMANDANTE DO PELOTAO ERA O TENENTE ALVES, E DA COMPANIA ERA O TENENTE RICHARD FILLIPOV,
    SAUDADES.
    OBRIGADO.

  117. Carlos Henrique Lima
    29/11/2013 às 9:43 PM

    Olá pessoal meu nome é Carlos Henrique LIMA eu servir em 80 no 2BPE Abílio Soares ano difícil foi aquele onde os Tens R2 queriam mostrar serviço Ferrando os soldados novos eu só tenho a lamentar daqueles bando de embecil mas sinto saudades dos amigos Martins, Correia, Wagner, Santos, Daniel, Paulão, e o mais engraçado de todos o Daktari Cara
    de fibra me ajudou muito em cacapava
    Abração a todos
    Uma Vz PE sempre PE

    • 02/12/2013 às 3:14 PM

      Grande Lima, saudação amigão quantas saudade e recordação daquele tempo de quartel, saiamos de patrulha pelo centro era só alegria, duas coisas que não sai da lembrança quando a mola da METRALHADORA BERETTA prendeu seu dedo rsrsrsrsrs e quando você falou,( Dak será que a gente chega nos 50 anos, pra contar isso para os nossos netos)
      tai a resposta… Amigão, me diga onde você ta morando e o que faz da vida? já passaram 32 anos que não tenho contato com você…!!!,

    • FONSECA
      06/03/2014 às 2:28 AM

      LIMA SOU O FONSECA, ME PROCURA.

      • Lima
        08/03/2014 às 12:21 AM

        Olá, amigo ainda lembras de mim,faça contato.

      • Hedio fonseca
        09/03/2014 às 9:42 PM

        Lima entra em contato via E-mail hediofonseca@ig.com.br ou (11) 3637-7200/96470-1146 VIVO. estou aguardando

  118. josé goncalves da silva
    30/11/2013 às 9:28 AM

    procuro pelos meus amigo da Pe de s.paulo 2bpe abilio soares turma 83 a 84 meu nome sd gonçalves 1025 fiquei um tempo no rancho era da ccs me chamavam de irmão,lembro do capitão rubens,ten. palladini,ten prado,cabo procopio,sgt.moura,sub ten.novaes,sgt penteado,sd minoro,sd padilha,sd hideo nakahara,sd eduardo,sd rosemar,sd moraes,sd pelozi,do rancho cabo moreira,sgt savaguti,sgt.farias,sd cassio,sd toscano,sd velozo,sd henrique,sd ferndo,sd coelho. me liguem,045-99102754 me chamam de Dudé gonçalves.

    http://wap.tim.com.br/wml/redirect/search.wml

  119. josé goncalves da silva
    02/12/2013 às 6:27 PM

    me deem noticias, 2bpe 83 84 sd gonçalves 1025 me chamavam de irmão,e fiquei no rancho depois voltei a ficar na ccs eu era muito amigo do cap. rubens,vcs até inventaram uma vez uma brincadeira que me deixava puto,vcs diziam assim, quem é q pode tudo aquí…e a galera respondiam, gonçalves!!¡na epoca as vezes me incomodava mais hoje sinto falta,me liguem,045-99102754 hoje me chamam de Dudé Gonçalves,alo sds,padilha,velozo,baptista,minoro,moraes,rosemar,hideo,pelozi,guershi,silva,sgt.moura,ten prado

    http://wap.tim.com.br/wml/redirect/search.wml

  120. alexandre fernandes
    03/12/2013 às 5:23 PM

    alexandre fernandes da silva :
    BOA NOITE , FUI DO 2°BPE DA ABILIO SOARES ,SERVI EM 1993 ,SOLDADO FERNANDESNós somos estes infantes
    Cujos peitos amantes
    Nunca temem lutar;
    Vivemos,
    Morremos,
    Para o Brasil nos consagrar!

    Nós, peitos nunca vencidos,
    De valor, desmedidos,
    No fragor da disputa,
    Mostremos,
    Que em nossa Pátria temos,
    Valor imenso,
    No intenso,
    Da luta.

    És a nobre Infantaria,
    Das armas a rainha,
    Por ti daria
    A vida minha,
    E a glória prometida,
    Nos campos de batalha,
    Está contigo,
    Ante o inimigo,
    Pelo fogo da metralha!
    És a eterna majestade,
    Nas linhas combatentes,
    És a entidade,
    Dos mais valentes.
    Quando o toque da vitória
    Marca nossa alegria,
    Eu cantarei,
    Eu gritarei:
    És a nobre Infantaria!
    MUITAS SAUDADES DESTE TEMPO ,FOI UMA LIÇAO DE VIDA .MINHA COMPANIA ERA A DE ESCOLTA E GUARDA ERA DO 1°PELOTAO ,COMANDANTE DO PELOTAO ERA O TENENTE ALVES, E DA COMPANIA ERA O TENENTE RICHARD FILLIPOV,
    SAUDADES.
    OBRIGADO.

  121. flavio aronson pimentel
    11/12/2013 às 9:08 PM

    Em que pese outrora ter-me referido aos irmãos da PE ,da minha geração, nada mais que retórica, pois impossível não imaginar que somos resultados da causa e efeito das incorporações passadas , no aprimoramento do ideal que o Exército almeja de cada soldado. Os préstimos a nação são inúmeras, em cada momento histórico, sem esquecer das baixas e o mérito pertence a todos nós que fazemos parte desta unidade em nosso Brasil, sendo que a PE representa a nossa história, acrescidos de valor moral e ético , que nos permite sobreviver. Novamente fica o respeito a todos e a certeza que não existe mais ou menos, melhor ou pior e sim o que somos pelas nossas consciências e realizações. Acredito que todos nós ainda esperamos um país, que nos ensinaram amá-lo, a esperá-lo e realizador de todos nossos sonhos de forma justa e igualitária , com as mesmas oportunidades independentemente da classe , cor, e religião. O Exército é isto, esta miscigenação de raça, que conserva a soberania. Aí esta força. O Brasil é muito grande para ser de uma minoria. O Brasil é dos brasileiros. No CDC veja quem estava sempre do seu lado. Este é seu próximo. Este que dá a vida por você. E nós como parte desta história temos a nossa parcela nesta força de aprimoramento do que necessita o país, como outrora nos exemplificaram a respeitá-lo cuja responsabilidade continua de todos nós e sobretudo da nação. Unidade acima de tudo. PE/Brasil.

    Saudações: 264- Aronson.

    • Sandoval Oliveira
      12/12/2013 às 8:09 AM

      PARABÉNS COMPANHEIRO. SD SANDOVAL 1015 DO 4º BPE DA TURMA DE 1983
      .

      • Paulo
        12/12/2013 às 10:19 AM

        Prezado Aronson,
        Lindas palavras.
        Paulo (ex 3 SGT Santos) incorporação de 1977 do 2 BPE.

      • flavio aronson pimentel
        13/12/2013 às 6:42 PM

        Valeu Sandoval

        Aronson, 2 CIA- 2 BPE.

      • flavio aronson pimentel
        13/12/2013 às 6:49 PM

        Prezado Paulo, mais uma vez saudação , meu amigo:

        A Pátria é a nossa referência. Lutamos na guerra do Paraguai, meu trisavô esteve lá como Médico –Capitão Mor do Imperador- Porfírio Luiz de Alcântara Pimentel, fundador da Cidade de Monte Alto, Monte Azul , Monte Aprazível e um dos fundadores de S. j. R. Preto, no Estado de São Paulo, sendo que pertenceu a 1ª(primeira) composição da Câmara de Vereador daquela Cidade ; Lutamos na Revolução de 32, meu avô Antônio Pimentel, lutou na Região da Usina hidrelétrica de Marimbondo, Destacamento Marimbondo, Ex-Prefeito de Valentin Gentil e Palestina, próximo de S. j.R.P ; Lutamos entre 39/45 na 2ª Guerra Mundial , meu pai Antônio Tibiriçá Pimentel serviu no Regimento Ipiranga- atualmente denominado 6º Batalhão de Infantaria Leve , cujo Batalhão integrou a 1ª (primeira) Divisão de Infantaria Expedicionária na Itália e por fim eu servi na respeitável e gloriosa Polícia do Exército- 2º BPE. Somos patriotas , por natureza , quando sempre honramos em
        servir a Pátria, em nome EB- Exército Brasileiro. Sempre acreditaremos num país com plena justiça social e digno a todos Brasileiros.

        Este sentimento vejo repetir na personalidade daqueles que reencontro, e guardam respeito as nossas cores, aos nossos valores. “E dos Heróis fazemos presente na gloriosa missão da PE”.Porque sabem o que significa servir a Pátria. E serem Patriotas.

        PE/Brasil.

        Abraços,

        Aronson- 2 CIA- 2BPE.

  122. José pereira morais Filho
    15/01/2014 às 11:20 AM

    Soldado Morais-2º BPE da Abílio Soares-Turma 70-71
    Capitão Ribeiro , tenente Odair , tenente Kasper,sargento Adolfo,cabo Danilo

    • 18/01/2014 às 5:33 AM

      Olá Morais,sou o Santos,servimos juntos você se lembra? o Adolfo era comédia parecia o sargento Tainha,até o dente torto ele tinha kkkkkkkkkkk

  123. tony miranda
    16/01/2014 às 7:15 AM

    Servi nos anos de 90/91 no 1° Batalhão de Polícia do Exército,Andaraí,Rio de Janeiro,comandante:Coronel Bastos,Sub:Major Renault….Servi na CCSv e depois Primeira Cia de PE,me orgulho dessa época,me orgulho de ter servido o exército na PE e me orgulho das amizades e do aprendizado que uso todos os dias de minha vida.

    Grande abraço. Soldado Miranda 1508 Facebook Tony Miranda

  124. 17/01/2014 às 3:54 PM

    Caros Amigos da PE.
    Servi ao Exército em 1968, não na PE, mas na 4a. CSM de São Paulo Capital (bairro da Liberdade).
    Tenho muitas saudades dos velhos tempos em que corríamos da PE no centro de SP, mas tinha inveja deles, com uma farda diferente, bonita e de presença entre as minas (as garotas de antigamente).
    Em 2008, após 40 anos, fizemos o encontro da nossa turma num restaurante bem perto do antigo Quartel e conseguimos localizar 98% dos amigos ex-soldados.
    Vocês não imaginam a emoção que foi. Muitos machões choraram de alegria ao reencontrar aqueles meninos dos anos 60 agora barrigudos e carecas.
    Reunimos também alguns ex-cabos, ex-sargentos e ex-tenentes da nossa época.
    Em 2014 voltaremos a nos encontrar para novamente relembrarmos nossos tempos de caserna.
    Eu e um amigo é que coordenamos estes encontros.
    Meu e-mail para contato é: waldevir@gmail.com
    Parabéns pelo blog.
    Waldevir Bernardo – Ex- SD-34 da 4a CSM – 2a. RM.

  125. 21/01/2014 às 1:09 AM

    Eu sou sd Luis ,CCSV,TRANSPORTE…92.ABRAÇO

  126. jose rodrigues da silva
    24/01/2014 às 8:24 AM

    fui do 4 bpe em olinda no ano de 1986 a 1988 servir na ccs abracos a sd ubiratan sd linhares cb santana cb rufino sgt roger sgt miguel sgt vlademir sgt pimenta sgt roswilson ten erice ten vaz sou sd jose de gaibu

    • 24/01/2014 às 8:49 PM

      Sou o Sd. 1067 Lima servi no Primeiro Batalhão de Policia do Exércíto,em 1972 na Primeira Cia. Cap. Bastos Ten. Bastos,James e Barreiros.Sgt Domingos,Dorival,Julio,Nunes,Ypojucam,Luis,Henrique,esqueci o nome daquele que morava em inhoaiba,hoje mora no rio da prata C.Grande em 2009 encontrei com ele na 22 DP. Bonsucesso e chorei confesso de emoção.Cabos. Pereira ,Gonzaga ,Gil,Abas,Eli. Sds.Japeri,Finelis ,Santana, Da Silva,Azevedo,Rogerio Quintanilha,Renato1066,Souza Pereira, Viana,Ivo,Gonçalves,Willians,Marcos,Moreira Gordo,Guilherme foi a Cabo,Rodrigo,Reinaldo Bomba,Mauricio,Oliveira.Não da para escrever todos mas uma coisa e certa a emoção continua sendo a mesma.Que tal nos organizarmos e promover um encontro de confraternizações com todos que ainda,Daquela classe manten a alma de PE.Gente me procurem faça me contato,Não vamos deixar essa oportunidade passar,somos infantes uma vez PE sempre PE.E a Primeira… É tudo.

      • 26/01/2014 às 11:10 PM

        sd Luis 1467 ano 92… Missão dada missão comprida …abraço

  127. Israel miranda
    27/01/2014 às 11:24 PM

    Olá sou da corporação de 90/91 2 cia PÉ SAO PAULO capitão Palmeira o terror.
    Lembro-me que no ralo nos deixamos a galinha morrer dentro da companhia, esse homem virou um bicho. Lembrou da galinha o ralo todo.
    Soldado Israel, 295 3 Pel.

  128. Carlos Eduardo Ferrato Machado
    28/01/2014 às 3:13 PM

    Olá eu sou o soldado 1013 – Machado da companhia de escolta e guarda – 84/85, nossa corporação foi a ultima no regime militar, se tiver alguem desta corporação entre em contato , eu era graxeiro rs

    • glaucio aulik
      30/01/2014 às 9:06 PM

      Carlos, sou o 258, Aulik, 2a cia, 84/85, mesma turma, seu comentário “ultima no regime militar”, fizemos segurança no “HC”, para o presidente Tancredo Neves, e acompanhamos o corpo até o aeroporto, onde a multidão veio ao nosso encontro. Em resumo, temos muito o que lembrar, um abraço, vamos tentar contato, inclusive com outros colegas, hoje mantenho contato e sou grande amigo do Costa, 275 – 2a cia. Comandante Cpt. Pereira Neto e o nosso Comandante geral, Cel. Castelo Branco, muitas lembranças, vamos manter contato e localizar outros colegas. Uma vez ” PE ” sempre ” PE ” Brasil. Para contato: glaucio.aulik@hotmail.com

    • Juarez Nascimento
      24/07/2014 às 9:17 PM

      olá machado, eu sou o SD nascimento, do canil, lembra.

      • Lima
        24/07/2014 às 11:43 PM

        Fui incorporado em 16 de maio de 1972 no Primeiro Batalhão de Policia do Exercito, Primeira Cia. sd. 1067 Lima e informo aos companheiros PE que, nossa qualificação militar é 029 Policial do Exercíto, talvez não justifique mais nos dar o maior orgulho de ter ostentado aquele braçal, pois creio que o coração de um PE não bate balança.Espero que os companheiros da minha classe faça contato, quem sabe estaremos juntos mais uma vez confesso é o meu sonho.

  129. 06/02/2014 às 7:48 AM

    P E – PUTA DE EQUINA – UMA VEZ FILHA DA PUTA PARA SEMPRE FILHA DA PUTA ESSES MOLEQUES DE MERDA LEVAM ATÉ O CAIXÃO A MERDA ENCRUSTADA EM SEUS CÉREBROS DEVIDO AOS TRAUMAS, RECALQUES E FRUSTRAÇÕES SOFRIDAS DURANTE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO MI LITAR OBRIGATÓRIO DIGAM OS HONESTOS O QUE TEM DE BOM NISSO TER PASSADO UM ANO OU MAIS SO SE FODENDO —- O PIOR QUE O FILHA DA PUTA PARECE MULHER DE MALANDRO QUANTO MAIS APANHA E SE FODE MAIS GOSTA !!!! NÃO E FODA AONDE ESTÁ A ESPERTEZA NISSO – SE LIGUEM OTÁRIOS OS OFICIAIS E OS GRADUADOS SEMPRE IRÃO FODER COM OS SODADOS E CABOS TEM QUE SER MUITO OTÁRIO PARA FICAR AQUARELADO SOFRENDO SEM GANHAR NADA ¹

    • 06/02/2014 às 8:54 AM

      Bem,

      Em outras oportunidades eu não aprovaria o comentário, mas cabe aqui uma reflexão.
      As pessoas às vezes prestam seu serviço militar (não apenas o obrigatório, pois muitos passam anos servindo, ou uma carreira inteira), acreditando nos valores consolidados na Polícia do Exército e no próprio Exército. Isso é muito maior do que um posto ou graduação. Existem pessoas que, mesmo servindo ao Exército, não entendem essa visão ou não compreenderam a motivação da carreira militar ou do serviço militar (obrigatório ou não). Mas isso não seria uma coisa colocada em nossa cabeça durante o tempo de serviço? Claro que não! Esses valores são inerentes ao Exército, mas o EB é um fiel depositário destes. Contudo esses valores no individuo, depende de formação e, principalmente, de caráter. Uma pessoa que não tem qualquer tipo de valor moral, nunca será um bom “soldado”, seja ele um Capitão ou um Tenente, um soldado raso ou um General de Exército.
      A instituição Exército Brasileiro e mais especificamente as Unidades de Polícia do Exército estão acima de qualquer tipo de desvio de caráter de seus integrantes ou de sua Reserva, pois seus firmamentos morais são explícitos, diferentemente de qualquer ou instituição do nosso país.

      Portanto senhor “silvanacarlosmoura” quem não preza por VALORES não merece nem mesmo ler os comentários deste BLOG. Não perca seu tempo! Vá ver as Novelas da GLOBO que faz bem a pessoas de sua estirpe!

    • Correia Santos
      14/02/2014 às 12:52 PM

      Em princípio nos compete reconhecer novamente o ensinamento do Prof Francisco Miranda ao Bicudo. Será que o Bicudo tem capacidade de entender?
      O Bicudo esta com crise existencial nobres PE’s até hoje. Será que isto implica na sua mudança de sexo?
      Não existe lógica, pois se a PE usurpou a sua riqueza, porque então procura a PE até hoje?Porque não identifica quem é?Será que é?Acho que não.
      A propósito, deveria entender o sentido deste site, acredita caso fosse mais educado o Bicudo aprenderia algo que poderia levar para sua família ou seja educação.
      Mas o Bicudo, é isto , uma incógnita, porque não é PE mas usurpador de quem viabiliza a grandeza de quem sabe o que significa o Exército.
      A propósito este Bicudo precisa de ser tratado, por isso recomendo que não entre mais neste site, porque acredito que tenha mais o que fazer, quem sabe para um dia ficar rico, pois até hoje o Exercito não o permitiu, sobretudo porque nos parece uma ameba, um assexuado e coitadinho sobretudo pela falta de caráter, seu débio mental. Ainda continua procurando a PE, que contra senso seu usurpador , vai trabalhar , se é que trabalha sua besta.
      Se for viado ou mesmo um eterno frustrado, porque então até hoje procura a PE, aconselho tomar no cumprimidinho para resolver seus problemas existenciais, pois aqui certamente bateu na porta errada.
      Identifica-se, cresça e apareça.
      Francisco, parabéns , não vamos perder mais tempo com este vírus ,o bicudo, e se insistir apaga seus comentários para afasta-lo e qualquer outro malsinado encosto.

      Abraços aos verdadeiros : PE/Brasil.

      SD Correia.

    • celso marciel de olanda
      17/02/2014 às 10:18 AM

      O que se me dá que a consorte de muá claudica. Em outras palavras :- O que me importa que a mula manque.- O que ela quer é somente Rosetar. Rsrsrsrsrsrs.

      Aqui é PE, sua mula.

      SD. Celso – 2o BPE

  130. Paulo
    06/02/2014 às 10:07 AM

    Grande Francisco, soube responder a altura. Que pobreza de espírito não !!!

  131. 08/02/2014 às 9:31 AM

    Isto mesmo, vai ver foi um tremendo frustrado, que nem pra isto prestou.

  132. Alex Flauzino
    08/02/2014 às 10:01 AM

    Servi no Batalhão , Marechal Zenobio da Costa em 1993 na primeira companhia . Choque.

    • Luiz Paulo Pessurno do amaral Junior
      17/02/2014 às 9:22 PM

      Ô Alex, eu sou o Luiz amigo !! SD 452, Cabo 171 Luiz (ô numerozinho safado !) Tenente Braga na veia !!! Dá um zoio no meu comentário lá em cima.

  133. Joao B. Araujo SOBRINHO
    11/02/2014 às 4:40 PM

    Quem é esse IDIOTA q cospe M…. pela BOCA? Hannnn … Deve ser um corno ( PARAQUEDISTA) . Coitado…
    Valeu Francisco pela resposta… um grande abraço.

    • Luiz Paulo Pessurno do amaral Junior
      17/02/2014 às 9:27 PM

      Ele deve ter trauma de conscrito !! Chega no banheiro, vê um monte de rola grande e a dele pequena , já viu né…. Sem contar as inúmeras mantas e mordidas na bunda que deve ter tomado no período de RECRUTA FEDORENTO ! huhuhuhuu!!!

    • Wagner de Souza Monteiro.
      18/02/2014 às 8:25 PM

      Gente isto esta com cara de zé mané que foi do bg, aquele batalhão gay ou batalhão galinha, com nós chamavamos eles.
      Tá na cara, este despeito todo só pode significar uma coisa, INVEJA, também pertencer a um batalhão que perdeu a faixa vermelha do capacete, por incompetência tem que ter inveja da PE mesmo, vai morra de inveja, seu frustrfado,incompetente,zé ruela, vai chorar na cama que é lugar quente.
      E só pra ficar bem claro seu mané, UMA VEZ PE SEMPRE PE!!!!!!!!!!!!

  134. josé goncalves da silva
    24/02/2014 às 8:00 PM

    sou patriota,e tenho orgulho de um dia ter defendido a minha patria o brasil é um país de gente muito boa,e abençoadas por Deus me sinto feliz de um dia ter servido no 2bpe a este povo maravilhoso,sd gonçalves 1025 turma 83 a 84 uma vez pe sempre pe,abraços a todos

  135. soldado 403 ccs
    02/03/2014 às 6:52 PM

    vitor 2ª cia 1984 :
    Servi no BPE 2ª cia em 1984/85 meu nome era sd 319 vitor(queixinho), COMANDANTE TENENTE PREIRA NETO DEPOIS TENENTE LIME, se algum amigo ler mandei um email, sinto orgulhoso de ter sido escolhido para envergar este glorioso BRAÇAL
    UMA VEZ PE SEMPRE PE

    • MARCELO LEAL (SOLDADO LEAL - 895)
      18/03/2014 às 9:42 PM

      oi camarada Vitor, aqui é soldado LEAL (895) da escolta e guarda. servi tambem em 84/85. entre em contato! ml19662012@gmail.com

  136. marcelo jung
    11/03/2014 às 6:22 PM

    SD 1560 MARCELO. 3BPE 1980. ORGULHO, SAUDADE E HONRA. ABRAÇOS AOS COMPANHEIROS

  137. 05/04/2014 às 2:25 PM

    POLICIA DO EXERCITO – IMPRENSA DO EXERCITO BRASILEIRO

  138. 11/04/2014 às 10:28 PM

    ola meus amigos da pe eu servi na pe de brasilia em 1973 até 1976 fui da ccs e depois da segunda companhia nome de guerra branco nome completo sidenei amiltom branco moro em tibagi no paraná meu email é sideneibranco@hotmail.com

    • luis adriano dias da silva
      16/04/2014 às 4:34 PM

      Olá, sou Sd Luis 1467 servi no 3BPE Porto Alegre 92, gostaria de entrar em contato com a turma de 92,uma vez PE,sempre PE…abraço

  139. Danilo Machado
    15/04/2014 às 9:12 PM

    Sou Ex-PE Machado do 4º BPE antigamente em Olinda-PE hoje se encontra em Recife-PE. Sou da turma de 91.
    Saudações aos amigos PE.

  140. Roni Eleuterio
    21/04/2014 às 10:37 PM

    Minha caserna que por vezes foi cãs, sinto saudades dos tempos de missões reias de combate ao mal, jamais esquecerei das conversas e apertos de mão do Gen. Ventura e de quanto sou grato a esta unidade de elite!!!!PE Brasil, Individual.
    PE de 94 a 2000 (CEG e PIC)

  141. Gustavo Kuss
    26/04/2014 às 4:30 PM

    Meu nome é Gustavo (SD) e sou da turma de 1970/1971, 2°BPE da 3° CIA , pelotão SMT, comandante Capitão Abreu. Bons tempos, guardo com orgulho as fotos que tenho. Para quem foi da época deve lembrar do treinamento na cidade de Caçapava-SP 6° RI. Quanta vibração, dos cabos, sargentos e tenentes. Quero deixar minha homenagem aos colegas de farda que faleceram aquele ano: SD. Nelson (acidente de carro, SD. …… da 1° CIA acidente em patrulhamento, SD. ….. metralhado em discussão dentro do quartel, e sargento Sakai vitima de acidente carro. O tempo passou e ficou as lembranças. Um grande abraço de um ex- PE.

    • José Carlos Gomes
      18/08/2014 às 8:57 PM

      Vc está se referindo ao sd nissei que teve a cabeça estourada em um acidente em patrulhamento no centro de SP?

      • Marco Antonio dos Santos
        19/08/2014 às 5:45 AM

        EU SERVI EM 70/ O CAPITÃO DA 3ª QUE ERA A MINHA CIA,ERA O CAPITÃO RIBEIRO,TEN.GINEFRA,KASPER,SARG ADOLFO,FIORINO,

      • Gustavo Kuss
        19/08/2014 às 2:32 PM

        Ola Jose Carlos,
        Sobre o acidente no patrulhamento na cidade foi um ônibus da viação Ultra que colidiu com a viatura em patrulhamento, se não me falha a memoria foi um soldado da 1° Cia do Capitão Pivato que faleceu. Houve outro acidente que foi na Avenida Ruben Berta, foi numa 5°feira apos a dispensa na hora do almoço o soldado Nelson da 3° Cia colidiu violentamente falecendo no local, eu estava de serviço e fomos atender a ocorrência no local, removemos o corpo para o Hospital Militar no Cambuci. Apos minha baixa teve no ano seguinte outro acidente envolvendo o 3°sargento Sakai na Via Dutra que também faleceu. No antigo Quartel da Abílio Soares havia uma sala com o nome dele. Uma bonita homenagem. É Jose Carlos, tivemos momentos tristes e alegres que guardamos em nossa memoria.

        Um grande abraço,
        Gustavo Kuss

      • José Carlos Gomes
        19/08/2014 às 6:54 PM

        Exatamente,fizemos segurança no IML, ate liberarem o corpo, lembro tb dos outros dois casos que relatou.
        Um grande abraço
        José Carlos Gomes

      • Marco Antonio dos Santos
        20/08/2014 às 4:31 AM

        O SGT SAKAI ERA DA MINHA CIA,,ERA LINHA DURA,MAS UM CARA JUSTO,QDO ELE MORREU,EU JÁ HAVIA SAÍDO,VOLTEI PARA VISITAR O BTLHÃO QDO SOUBE DO OCORRIDO FIQUEI TRISTE,POIS ELE APESAR DE EXIGIR DISCIPLINA,GOSTAVA DE ENSINAR E FAZER VOCÊ ENTENDER DO PORQUE DAS COISAS,.

  142. 18/05/2014 às 1:07 PM

    MEU NOME MARCELO 4 BPE 1972 CCSV OLINDA PE QUERIA FOTOS DA ÉPOCA PARA MEU FACE.

  143. 26/05/2014 às 7:40 PM

    ola sou ivo agustini 718 cervi no ano 65 a 66 tenho muitas saudades de meus companheiros e do sargento nei eu éra da conpania ccs . tambem tenho muitas saudades de todos um grande abraço

  144. 28/05/2014 às 8:55 PM

    OLHA eu servi na PE de BRASILIA em 1973 ate 1976 era da ccs depois fui pra segunda compania trabalhei no rancho 2 nos meu nome de guerra era soldado BRANCO QUEM LEMBRAR DE MIM DESSA EPOCA ME LIGUE 4299150778 MORO NO PARANA NO FACEBOOK ESTÁ COMO SIDENEI AMILTOM BRANCO

  145. Flavio Aronson Pimentel
    07/06/2014 às 4:21 PM

    Abraços ao Coronel Botelho, Sgto Niel, Lira, Valdemir e cabo Pacheco. Ano 1986.

    SD- Aronson-264 – 2a CIA – 2BPE.

    PE/Brasil.

  146. william oliveira
    21/06/2014 às 8:55 PM

    Uma vez PE, sempre PE!!!!!!! Levo essa frase como um lema em minha vida, de como ser sempre correto e ter a certeza de sempre poder cumprir a missão, servi na 1ª Cia PE em Deodoro, onde tive o orgulho de ter sido cabo e ate hoje vibro ao me lembrar dos 3 melhores anos que tive( 2007/2009), temtei ingressar como efetivo, mas infelizmente não obtive exito.

  147. Fábio Ribeiro Marinho dos Santos
    05/07/2014 às 1:11 PM

    O lá, companheiros da PE, meu nome é Fábio Ribeiro Marinho, sou praça de 1985 e servi no 1º BPE. Em um ano participei de 3 cursos: opetração braçal, CFC (formação de cabos) e CFST (formação de sarg. temp.). Tenho muitas saudades desta época e deixei muitos companheiros de todas as horas…. Tenente Aristides, 2º sgt. De Souza, Ten. Robmilson, Cap. Amaury, e os companheiros Sgt. Eleomar, Sgt. Souza, Sgt. Fidélis, Sgt. Carlos (bebezão), Sgt. Fernando…. desculpem os demais, pois lembro de todos com muito carinho…. Não tenho contato com quase ninguém e espero que um dia possamos nos reunir… Mas deixo meu respeito e admiração a toda família PE. Forte abraço a todos…

  148. 11/07/2014 às 2:51 PM

    Servi no 1º BPEx – Rio de Janeiro em 1971. Resido em Timbó – SC. Gostaria de saber se existe algum encontro de Ex-Soldados da PE, aqui em Santa Catarina. Gostaria muito de participar se houver. Solicito que entrem em contato comigo através do e-mail almirg@tpa.com.br.

  149. Juarez Nascimento
    24/07/2014 às 9:08 PM

    eu também um dia fui PE servi no primeiro batalhão de policia do exército,na compania escolta e guarda.no canil.na encorporação,1984/1985.eu era o soldado nascimento.no proxímo ano já se vão trinta anos,e nunca mais tive noticias de amigos como,sd obson, sd batista,sd aldamir,sd macedo, cb neto,sgt alipio.e outros que hoje não me recordo do nome mas que foram meus amigos.que tive a honra e orgulho de dizer eu fui PE junto com vcs OBRIGADO.

  150. Marcos Arantes
    01/08/2014 às 2:16 AM

  151. Marcos Arantes
    01/08/2014 às 2:19 AM

  152. Marcos Arantes
    01/08/2014 às 2:27 AM

    1º Batalhão de Polícia do Exército, CCS, soldado 1389 e cabo 204 Arantes, turma de 1980, até 1984. “Uma vez PE sempre PE”.
    Visitem nossa página no Facebook, com fotos vídeos dos nossos encontros realizados a 34 anos, com a batuta do nosso companheiro Silva Dias, que em todos esses anos, vem guardando minuciosamente, telefones, endereços, e hoje com a tecnologia digital e internet, o Facebook dos companheiros. Parabéns Silva Dias pela iniciativa e condução dos encontros, que está sendo seguida pelos seus amigos. Segue o endereço para visitação de todos os Policias do Exército veteranos. https://www.facebook.com/groups/460306620754367/

    Abraços fraternos a todos os Policiais do Exército de todo Brasil.

    Marcos Arantes.

  153. 02/08/2014 às 9:40 PM

    Primeiro Batalhão Zenóbio da Costa, 1977 sou o soldado 519 Leitão, lembro-me do tenente Napoleão guimarães de miranda, sargento felisberto, cabo charles, félix, pio, tenente nunes, tenente damasceno, soldado medeiros, ferreira, por favor quem se lembrar de mim peço que me escrevam: calmmenez@gmail.com muito obrigado! “Uma vez PE sempre PE”!

    • 18/08/2014 às 10:43 AM

      Saudações a todos, “UMA VEZ PE SEMPRE PE” me chamo Elton Moraes fui soldado 824 PE 2001 da 1° CIA 2° pelotão cães de guerra do 3°BPE Porto Alegre – RS perdi todos os contatos da quela turma e ao ler saudosos comentários de soldados que serviram e por meio destas mensagens puderam relembrar momentos com seus respectivos colegas de farda, espero que eu tenha a mesma sorte e possa encontrar algum PE do 2° pelotão da 1° CIA de 2001 abraço a todos…meu contato eltonnrj@hotmail.com

  154. pedrodias
    10/08/2014 às 11:39 PM

    pedro dias soldado da turma de 1977 1 cia pe vila military gostaria de contacto com todos da epoca grande abraco a todos diaspedro90@gmail.com

  155. orlando cavalcante pereira
    16/08/2014 às 10:36 PM

    sd Cavalcante.companhia de escolta e guarda servi,em 1989-1990.no 2 bpe no Ibirapuera.se tiver alguém da época meu email é orlandocavalcantep@bol.com.br.

  156. 27/08/2014 às 12:34 PM

    27 08 2014 – 12.31
    Prezado Francisco,
    Servi no glorioso 2 BPE (Rua Abílio Soares 1130 – Paraíso – SP) de 1977 a 1978 (fui soldado). 1 Cia nosso Cmte. Capitão Juarez Genial.
    Estou interessado em participar na rede da PE

    • Luiz Carlos Soares de Figueiredo
      08/09/2014 às 12:05 PM

      Bom dia

      Paulo Novoa, meu nome e Luiz Carlos Soares de FIGUEIREDO.
      Servi na PE na 1 cia no mesmo ano,gostaria de participar de encontros com amigos do ano de 1977 a1978 meu email e ideiaartemolduras@hotmail.com

  1. 28/05/2014 às 3:32 PM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.202 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: